sexta-feira, dezembro 08, 2006

Referências estrangeiras do futebol de luso: Stan Valckx




A referência estrangeira desta semana foi um dos mais talentosos centrais que passaram pelo nosso futebol: Stanislaus ("Stan") Henricus Christina Valckx, simplesmente conhecido por Stan Valckx, defesa holandês que representou o Sporting por três épocas.
Começou a carreira no VVV Venlo. Na época 83/84, estreou-se na equipa principal e já na época seguinte era o patrão da linha defensiva da sua equipa. Continuou a evoluir e foi sem grande admiração que em 1988 se transferiu para o então campeão europeu PSV Eidoven. Em Eidoven começou a cada vez mais maturidade e respeito. Como prémio para as boas exibições que vinha efectuando, estreou-se pela Selecção Holandesa a 26 de Setembro de 1990, num amigável contra a Itália.
No final da época 91/92, uma época em que não foi tão regular como nos habituou, recebeu uma proposta para ingressar no Sporting. Acabou por aceitar a proposta, nomeadamente porque voltaria a ser orientado por Bobby Robson. Valckx foi o escolhido para liderar uma linha defensiva em remodelação, após as dispensas de Luizinho e Pedro Venâncio.

Apesar da grande euforia provocada pela sua contratação, os seus primeiros tempos em Alvalade não foram fáceis, devido a uma série de exibições menos conseguidas. Porém, Bobby Robson reiterou sempre a sua confiança no defesa Holandês, embora tivesse cedido num aspecto, uma vez que o passou a colocar como trinco.
Na época seguinte, com a aquisição de Paulo Sousa, Stan voltou à sua posição de origem, algo que fez com que o seu rendimento fosse muito superior à da época passada. As suas boas exibições justificaram que o seu nome fizesse parte da brilhante lista que representou a Selecção Holandesa, e que só viria a ser eliminada pela Selecção Brasileira, no Mundial de 1994.
Contudo, com a chegada Carlos Queirós ao comando dos leões, o mar de rosas de Valckx em Portugal tornou-se numa grande coroa de espinhos.
Ao chegar dos Estados Unidos, onde havia disputado o mundial, Valckx percebeu que não seria primeira opção. Carlos Queirós pretendia formar dupla com Naybet e Marco Aurélio, deixando o central holandês como opção de recurso. Mesmo assim, ainda disputou 6 jogos e Dezembro de 1995 regressa ao clube que o catapultou para os grandes palcos: PSV Eidoven.
Ao sair deixou duras críticas ao então técnico leonino, queixando-se de uma perseguição que havia sido alvo por parte do treinador devido à sua ligação com Robson, e das longas e sonolentas palestras de Queirós.
Regressou a Eidoven, onde continou a actuar ao seu melhor nível até à época de 96/97. A partir daí, a sorte não quis muito com ele e começou a ser afectado por constantes lesões. Uma lesão no joelho acabou por fazê-lo acabar a carreira aos 36 anos.

Foi durante alguns anos empresário de alguns jogadores e o responsável pela transferência de Mitchell Van Der Gagg para o Marítimo. Neste momento, Valckx é director desportivo do PSV Eidoven e muito se ouvi falar dele na altura da novela Hesselink.
Stan Valckx foi um dos grandes centrais que passou pelo futebol português. Um jogador muito duro, que não virava a cara à luta, em prol da sua equipa. Um grande atleta, com um excelente espírito de liderança, que chegou a liderar a equipa leonina, como capitão, em alguns jogos.


"O importante é que abandono o futebol com 35 anos, ou seja, depois de uma longa carreira. Seria muito pior se tivesse acontecido com 24 anos. Portanto, nada de dramas e podem escrever em letras grandes que termino a carreira a rir"
Stan Valckx

Nome: Stanislaus ("Stan") Henricus Christina Valckx
Data de Nascimento: 20/10/1963
Naturalidade:Arcen, Limburgo
Nacionalidade: Holandesa
Posição: Defesa-Central
Clubes que representou: VVV Venlo, PSV Eidoven e Sporting
Internacionalizações: 20

Palmarés:
5 vezes campeão holandês
3 Taças da Holanda
5 supertaças de Holanda

Sem comentários: