segunda-feira, dezembro 11, 2006

Diabos Rubro Negros Vs. Bebés mal educados


Estádio: 25 de Abril, em Penafiel
Árbitro: Olegário Benquerença
Assistência: 5.000 pessoas

Grande espectáculo de futebol em Penafiel, numa tarde bastante fria mas com muito Sol. Seria assim um resumo de apenas uma frase ao que aconteceu ontem no 25 de Abril, em Penafiel.

Um estádio ao rubro, com cerca de 5000 pessoas nas bancadas, emprestaram um tom de festa a um jogo de futebol da Liga de Honra. Interessante verificar que no Naval-Benfica de ontem estava menos gente do que neste jogo. Infelizmente os adeptos do Leixões, sem dúvida muito entusiastas no apoio, acabaram por borrar a escrita ao arranjar desacatos depois da sua equipa se encontrar a perder. Foi necessária a entrada da polícia de choque para acalmar rapidamente os "bebés", e prosseguir sem sobressaltos o jogo.

Voltando ao que interessa, o jogo foi verdadeiramente electrizante. As duas equipas jogaram sempre ao ataque, na procura da vitória, que sorriu ao Penafiel, embora por uma diferença a meu ver larga demais. A partida iniciou-se com o Leixões a tentar pegar no jogo, mas o Penafiel por volta dos 10 minutos começa a ameaçar, no seu estilo de futebol preferido, ou seja, o contra ataque.
Até que Moreno perde inacreditavelmente uma oportunidade de inaugurar o marcador, isolado perante o guarda redes Beto, tenta fintar o guarda redes, pára, depois tenta fintar o jogador que entretanto regressara, novamente o guarda redes, e não remata, logo, oportunidade gorada!...

A partir desse momento o Penafiel começa a tomar conta do jogo, mas o Leixões alterna esse domínio, criando também a formação matosinhense algumas oportunidades de golo. O Penafiel por Diego falha uma oportunidade clara de golo, logo de seguida Pedro Cervantes isolado não marca porque Avelino faz uma mancha fabulosa e depois quase no final da primeira parte Roberto cabeceia para a defesa da tarde de Avelino!
Um grande jogo de futebol!...

Ao intervalo o empate só não era justo porque acontecia sem golos. Sem dúvida que o resultado justo seria um 2-2, tal o fantástico futebol produzido pelas duas formações.

A segunda parte inicia-se ainda mais frenética, com um ligeiro predomínio dos leixonenses, com duas belas oportunidades para inaugurar o marcador.

Como quem não marca acaba por sofrer, o Penafiel num contra ataque fantástico iniciado por Diego, lança João Pedro, que acaba por ser carregado na área pelo capitão do Leixões, Nuno Silva. Ao contrário das afirmações do treinador "bebé", para mim a falta é indiscutível, sendo que o único erro é não expulsar com vermelho directo o jogador do Leixões, mas sim com segundo amarelo, o que teve o mesmo efeito prático. Diego, encarregue da marcação, não perdoou e deu avanço aos penafidelenses.

Apesar de jogar com menos um a formação do Leixões fez tudo o que era possível para dar a volta aos acontecimentos, tenntando encostar o Penafiel às cordas, mas então despontou o jovem emprestado pelo Braga (B) João Pedro, que marcou o segundo e o terceiro golos que derrotaram a formação leixonense. O terceiro golo é um hino ao futebol colectivo em qualquer parte do mundo, com trocas de bolas constantes entre os vários jogadores do meio campo e ataque penafidelense, culminando num belo golo.

Conclusão: Jogo fantástico, vitória justa do Penafiel, confirmação de que ambas as equipas são candidatas à subida de divisão.

Arbitragem: Bem na grande penalidade, o único defeito que aponto a Olegário Benquerença é ao nível disciplinar pois ficaram por mostrar alguns amarelos de parte a parte, bem como um vermelho a Nuno Amaro do Leixões que nos últimos 5 minutos se tentou esforçar para ir para a rua, saltando sempre com o cotovelo perto da cara dos adversários mas que não conseguiu o seu objectivo.

Melhor em campo: João Pedro. O extremo direito, sempre irrequieto, foi a par de Diego o melhor. A diferença é que João Pedro foi mais influente no resultado final, apontando dois golos e sendo sobre ele assinalado o penalty que deu origem ao primeiro golo. É uma pena ser um jogador emprestado pelo Braga e não dos quadros do clube...

Notas positivas:
- O espectáculo. Fantástico o jogo, o ambiente, a incerteza, o facto de ambas as equipas jogarem para ganhar.
- Penafiel e Leixões. Duas equipas a mostrarem que são candidatas a subir. O Leixões foi a formação mais forte que eu vi em Penafiel. Se jogarem assim em qualquer campo têm tudo para lutar pela subida. O Penafiel demonstrou que é uma excelente equipa e que vai estar na luta até bem perto do fim.

Notas negativas:
- Alguns bebés mal educados. Os grandes adeptos, para além de acompanharem a sua equipa a qualquer estádio e apoiarem como ninguém os seus atletas devem ter, acima de tudo, educação. O que alguns adeptos do Leixões fizeram ontem em Penafiel é a prova de que não têm estofo para serem grandes adeptos. São uns bebés mal educados!

E não fosse esta última nota negativa, praticamente tudo teria sido positivo ontem em Penafiel.

Sem comentários: