quinta-feira, dezembro 14, 2006

Lodo no futebol português - o resumo e a solução

Um futebol doente, moribundo e com notícias diárias a feri-lo cada vez mais. É isto o futebol português. Um triste fim nos espera.

Os casos

Apito Dourado: São dezenas os arguidos, estamos há anos a ouvir escutas sobre os mais variados dirigentes, escutas essas que ninguém valida, com desculpas esfarrapadas dos mais diversos intervenientes. Finalmente começa-se agora a instrução do processo e lá para final de Janeiro saber-se-à se existe julgamento ou não. Nomes como Valentim Loureiro, Pinto da Costa, Reinaldo Teles, José Veiga, Luís Filipe Vieira, João Bartolomeu, Lucílio Batista, Jacinto Paixão, Pinto de Sousa, etc, etc, etc, são citados em várias escutas telefónicas. Ainda existe o risco de existencia de erros processuais na obtenção das escutas que poderá levar à impossibilidade de constituirem prova e passar-se uma borracha sobre tudo, ou seja: nós todos sabemos que a malta é corrupta e que se traficaram influências, mas como as escutas podem não ter sido obtidas "by the book", tudo pode continuar na mesma e nós voltaremos a vibrar com um futebol que pode não ser puro, ou seja, continuaremos a ser uns "cornos mansos".


Veiga e Luís Filipe Vieira: O ex-director desportivo do Benfica é acusado de burla no negócio da contratação de João Vieira Pinto para o Sporting. Depois de muito fumo deitado para o ar na semana em que foi ouvido no DIAP, agora tudo se calou. Talvez reflexo da época natalícia que se aproxima. O Presidente do Benfica ao que parece será também ele constituído arguido no caso Mantorras, em que provavelmente "sacou" uns dinheiros indevidos, algo que provavelmente 90% dos dirigentes portugueses estão habituados a fazer mas que é perfeitamente ilegal!...

Presidente da Académica: É constituído arguido em casos de corrupção activa quando era director na Câmara de Coimbra, acumulando com a presidência do clube. O ano passado a PJ encontrou no seu carro um avultada soma em dinheiro. Já não se pode ir às compras descansado...

Ontem soube-se pela imprensa desportiva que um juiz, ex-presidente do Conselho de Disciplina da Liga, foi alvo de ameaças físicas por um árbitro internacional no activo, por forma a parar com eventuais investigações sobre o caso Apito Dourado. Será que isto é uma notícia do nosso país ou de um país da América Latina? Quando um juiz tem receio de apresentar queixa de um Sr. para salvaguardar a sua integridade física, creio estarmos a caminhar aos poucos para o fim da sociedade democrática em Portugal tal como a conhecemos. Quando nem um juiz tem confiança na sua própria justiça, como é que eu cidadão a posso ter?

Os arguidos ou suspeitos

Nâo vou aqui enumerar todos os suspeitos ou arguidos destes casos. Certamente demoraria muito tempo a escrever sobre cada um deles e seria maçador para os nossos leitores. Mas existe em quase todos eles um ponto em comum. São suspeitos de tráfico de influências ou corrupção (activa ou passiva), mas quase todos optaram por se manter nos seus cargos, mantendo no fundo "a mão na massa".

Será que estes indivíduos não têm vergonha na cara????... Será que é pedir muito, algum decoro nesta feira das vaidades permanente, na tentativa de arranjar subterfúgios por forma a aparentarem ser os mais sérios do mundo quando 99% da população portuguesa os acha os maiores corruptos do mundo? Será que custa assim tanto demitirem-se e deixar desenrolar os mais variados processos sem ser necessário vermos diariamente esses indivíduos a gerir os destinos dos clubes ou instituções ligadas ao futebol?

Vou dar-vos alguns exemplos concretos:

A Académica decidiu na terça feira manter em funções o seu ilustre Presidente, arguido num caso de corrupção. Seria necessário esperar um parecer da Direcção do clube, Sr. Presidente? Não devia ter pelo seu próprio pé saído dos destinos do clube? Existem rumores cada vez mais insistentes que a Associação Académica de Coimbra, uma colectividade secular em Portugal corre o risco de fechar por falência. E depois de tudo isto, este Sr. mantém-se em funções como se nada passasse.

Pinto da Costa é outro caso paradigmático. Depois das escutas telefónicas chegou agora a vez do livro da amante-arrependida-pelos-crimes-que-eventualmente-cometeu. Não chegou o fim da linha para o apelidado "Papa"? Não seria bom para todos, inclusivé para os portistas, que pusesse o seu lugar à disposição, como fez José Veiga no Benfica?

Gilberto Madaíl anunciou também na terça feira a sua lista para a recandidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. Na sua lista constam três ilustres nomes que mostram a promiscuidade que existe neste momento no futebol português. Francisco Costa e Carlos Esteves são neste momento, respectivamente, vice-presidente da FPF e Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF. Ambos são arguidos do processo Apito Dourado e Madaíl decidiu reconduzi-los na nova lista que irá apresentar a eleições. Será que não podiam ter um pouco de vergonha na cara? Por outro lado, Almeida Pereira é o nº 2 do DIAP do Porto e é apresentado como vice-presidente do Conselho de Justiça. É fantástico como um investigador e dois arguidos de um mesmo processo conseguem coabitar na mesma lista para os orgãos da FPF. Palavras para quê?

Luís Filipe Vieira entretanto é arguido no caso Mantorras. A nuvem de fumo que tem pairado sobre todo o processo leva-me a perguntar: o que é que se passa de facto? Porque é que o presidente do Benfica não vem a terreiro explicar o que se passa? Foi de facto constituído arguido? Se não, porque saiu a notícia cá para fora? Se sim, porque não vem também colocar o seu lugar à disposição?

A solução

Sendo o Futebol de Ataque um blog que até já é uma referência nacional, não ficaria bem ficarmos de braços cruzados a olhar para tudo isto impávidos e serenos como se nada se passasse.

Vai daí, surgiu-me a ideia de propôr alguns nomes de entre os elementos que compõe este blog, para substituirem alguns dos nomes tão badalados no futebol português. Sendo assim, aqui vai:

- NSC: Presidente do Sport Lisboa e Benfica
- Paulo Matias: Presidente da Liga de Clubes
- João Fonseca: Director Executivo da Liga de Clubes
- João Ribas: Presidente do Futebol Clube do Porto
- Estrela: Presidente da Federação Portuguesa de Futebol
- Garras12: Presidente do Marítimo
- Pedro Evangelista: Presidente da União de Leiria
- Tito Velosa: Presidente do Nacional da Madeira
- João Costa: Presidente do Conselho de Arbitragem da Liga
- Nelson Oliveira: Responsável pelas selecções jovens da FPF
- Francisco Reis: Assessor de imprensa da Liga de Clubes
- Acosta11: Presidente do Conselho de Justiça da FPF
- Skin: Presidente do Sporting Clube de Portugal
- Diogo Faria: Presidente do Boavista Futebol Clube
- Cristina: Vice-Presidente da FPF
- Miguel Pereira: Assessor de imprensa da FPF
- João Pereira, mais conhecido por Bao: Vice-Presidente da FPF, responsável pelo novo projecto de afirmação do Futebol Feminino em Portugal

Dezasseis nomes para credibilizar o futebol português! Propomos trabalho e acima de tudo SERIEDADE!... É aquilo que falta no nosso futebol e certamente ganharia com qualquer lista de nomes de simples... ADEPTOS DE FUTEBOL!

Adeptos do nosso futebol, unam-se contra as pouca vergonhas do nosso futebol! Regenerem o futebol português!


Desculpem a ponta de ironia final no texto, mas tenho a certeza que um grupo de pessoas como o nosso seria bem mais positivo para os destinos do futebol português do que esses senhores que insistem em se manter em funções a conspurcar o desporto que tanto gostamos.

Sem comentários: