quinta-feira, dezembro 07, 2006

Red Devils vs Diabos Vermelhos


Estádio: Old Trafford, em Manchester
Assistência: 70.000 pessoas
Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)

Visão de um adepto do Man Yoo

No magnífico "Teatro dos Pesadelos Adversários", os Red Devils recebiam os... Red Devils, com a vitória a sorrir aos... Red Devils.

O grupo corria de feição a qualquer destas equipas, porque em Copenhaga logo aos 2 minutos o Celtic já perdia, e aos 27 minutos era “partido em dois”. Assim quem vencesse esta partida automaticamente ia para primeiro lugar do grupo.

Assim o Manchester United fez o que lhe competia, como equipa grande e a jogar em casa. Começar a atacar. E a atacar à inglesa, ou seja “à bruta”, sem desacelerar. Em 10 minutos já Cristiano Ronaldo tinha feito dois remates perigosos e a equipa marcado dois cantos.

Os da casa pressionavam e o Benfica defendia como podia. Lá na frente, e pela primeira vez que remata, aos 25 minutos, o Benfica marca um golão, por Nelson.

Este golo imerecido levantou falsas esperanças aos adeptos benfiquistas, que sem saberem viam a equipa a ganhar.

Na jogada seguinte, o Manchester ganha um livre directo com que Ronaldo fez questão de aquecer as mãos de Quim, que continuava a negar as evidências, o resultado era imerecido.

A 10 minutos do fim da primeira parte, Ricardo Rocha vê amarelo “torrado”, por parar perigoso contra-ataque, derrubando por trás o "Tanque" Rooney.

Novo livre directo leva uma vez mais o número 7 da casa a lançar novo "bruá" nos adeptos caseiros.

O sufoco era demais e a injustiça tardava a findar, até que já nos descontos da primeira parte e na sequência de um canto Vidic dá menos injustiça ao placard.A segunda parte começou e de Copenhaga vinham noticias que o Celtic estava partido, não em dois mas em três, era caso para perguntar porque é que nós aqui não fazemos o mesmo.

E se assim pensaram assim fizeram, antes da obra prima do segundo golo o perigo rondou a baliza de Quim várias e escandalosas vezes, ate que os dois melhores “wingers” do futebol inglês acabaram com a injustiça no marcador. O miúdo que irá futuramente carregar a bandeira do Glorioso Manchester United, deu de bandeja o golo ao que até aqui mais tempo segurou essa bandeira e que fazia hoje o seu 90º jogo na Liga dos Campeões!!! Ryan Giggs completamente solto de marcação surge pela área dentro marcando de cabeça um golo soberbo.

O primeiro lugar do grupo de certeza que não iria fugir, nem que, por acaso, o Benfica empatasse a partida. Nesta altura sai Evra tocado, e entra o argentino Heinze, sem grandes diferenças tacticas.Aos 73 minutos é a vez do “velho” e maravilhoso Ryan Giggs sair debaixo de fantastica ovação, para entrar Fletcher.

Dois minutos depois, e em simultâneo com Copenhaga, o resultado final é feito nos dois jogos. É o terceiro golo do United da autoria de Saha e o Celtic reduz, ficando os dois jogos em 3-1 ao mesmo minuto.

O resultado já estava mais condizente com o que realmente se passou em campo, sobretudo porque a equipa da casa foi superior nas duas partes, só não conseguindo mostrá-lo em golos na primeira, sobretudo porque em remates nessa etapa cifrou-se em 14-3!!!

Antes do final ainda tempo do, outra hora, e antes das malditas lesões, extraordinário Solskjaer entrar para o lugar do “trabalhador” Scholes.

O Manchester United controlou por completo até final perante um Benfica derrotado psicológicamente a seguir ao segundo golo.

Assim terminou um jogo em que de longe a equipa maravilha de Inglaterra foi superior ao seu adversário, que mercê de um golo enganador, manteve acesa durante demasiado tempo uma falsa esperança. Este Manchester United é de outra galáxia e vai concerteza ser o futuro campeão inglês, assim “Deus/Mourinho” queira.

Melhor em campo.
Cristiano Ronaldo – Ele joga, ele finta, ele remata, ele marca livres, ele faz cruzamentos, ele faz assistências. Hoje só não fez golos porque de resto tudo fez e bem. O cruzamento para o segundo golo é fantástico. Compreendem agora o “THERE IS ONLY ONE CRISTIANO RONALDO” ? E É PORTUGUÊS!!!

Positivo do jogo.

Vitória fácil e sem lesões, importante para o derby da proxima jornada frente ao City.

Noventa jogos nas pernas do Ryan Giggs, na Liga dos Campeões e todos pela equipa mais brilhante do futebol Inglês.

Negativo do jogo.

Impossível ter havido alguma coisa negativa.

Arbitragem
Normal e facilitada pelos jogadores.



Visão de um adepto benfiquista

O Benfica entrava no Teatro dos Sonhos com vontade de fazer a noite um pesadelo aos ingleses, chegou a tocar o céu, mas não se conseguiu aguentar por lá até final do jogo.

A equipa encarnada iniciou o encontro com o mesmo esquema táctico utilizado em Alvalade, com Nuno Gomes posicionado atrás de Simão e Miccoli, que vagabundeavam pela frente de ataque. Por seu turno, o Manchester iniciou a partida com o seu esquema habitual, com dois pontas de lança, mas algo com "medo" do jogo, não assumindo de imediato a partida, optando por praticar um futebol mais na expectativa.

Foram de facto uns primeiros 25 minutos de jogo muito táctico, algo nervoso até, com passes falhados de parte a parte, até que aos 27 minutos de jogo, depois de uma excelente iniciativa do capitão Simão fazendo o passe para Nelson este, enchendo o pé, marcou certamente um dos grandes golos da noite europeia. Um golo para mais tarde recordar do lateral direito, um hino ao futebol que certamente levou todos os benfiquistas a acreditar que afinal tudo era possível!...A equipa inglesa pareceu por momentos um pouco atónita, os adeptos calados, só se ouvia a claque encarnada a fazer a festa e dois minutos depois em mais uma fantástica iniciativa de Simão, Nuno Gomes não é lesto no seu trabalho na área e perde a oportunidade de alvejar a baliza para tentar o 0-2. Penso que até acabou em parte por ser o canto do cisne do Benfica em termos de luta pelo resultado.

A partir daí e na primeira parte, como que soou o gong para os lados de Old Trafford e os rapazes de Ferguson caíram literalmente em cima do Benfica, pressionando o meio campo encarnado, embora nem sempre da melhor forma. Por um lado parecia um pouco ataques género Sporting, com bolas bombeadas para a área, onde um imperial Ricardo Rocha se ia assumindo como um dos melhores da partida. No entanto, uma equipa com jogadores fortes no jogo aéreo como o Manchester united pode perfeitamente utilizar este tipo de jogo.

E foi assim que mesmo no dealbar da primeira metade da partida, naquele que foi provavelmente o momento chave do jogo, Vidic, aos 45 minutos, na sequeência de um livre, cabeceou para a baliza, livre de marcação (Luisão entretanto falhara). Era o balde de água fria mesmo antes do intervalo. Estou convicto que, caso fossemos para as cabines em posição vantajosa, tudo teria ser diferente na 2ª parte. Mas o futebol não é feito de ses...

Na segunda parte, ao contrário do início do jogo, não mostrou um Manchester United com receio do Benfica. Os ingleses apoderaram-se do jogo e tentar logo de imediato tomar a dianteira na partida. Foi por isso sem grande surpresa que chegaram ao jogo após cabeceamento de Giggs, após cruzamento de Cristiano Ronaldo. Como é que o galês pode estar no meio da área completamente solto de marcação?Era quase o fim da linha para a formação lisboeta. Mas Simão havia de partir os rins em três ou quatro lances aos defesas contrários. Até julgo que a sua velocidade estonteante deve ter lesionado o Evra, tal foi a forma como o extremo português passou por ele num dos lances mais perigosos do Benfica. Um capitão em grande, sempre inconformado e a puxar a equipa para a frente.

Apesar dos esforços do Capitão, o Manchester ia controlando com maior ou menor dificuldade e acabaria ainda por marcar o terceiro golo, por Saha, mais uma vez na sequência de um lance de bola parada, e pela 3ª vez de cabeça. Quando assim é, num jogo com estas características, não há muito mais a fazer.

Não merece contestação a vitória do Manchester united, mostrou porque esta época está mais forte, no entanto na minha opinião a vitória pela diferença mínima seria a mais ajustada.

Melhor em campo: Simão Sabrosa. O capitão do Benfica tem futebol para dar e vender e muito sinceramente merece palcos maiores do que o campeonato português para mostrar o perfume do seu futebol. É claro que é fantástico tê-lo no Benfica e muito útil, mas alguém que fez gato sapato dos defesas contrários em várias situações, encarando-os de frente, sem qualquer receio, merece um pouco mais que a Liga BWin. Infelizmente não foi bem acompanhado na frente, durante o dia de hoje. Mas deixou tudo em campo e fez tudo para que o resultado fosse diferente. Obrigado Capitão.

Pontos positivos:

Golão.O golo do Nelson é fabuloso. A não perder por ninguém que goste de futebol.

A atitude.Apesar da derrota penso que os jogadores do Benfica tiveram atitude, deixaram em campo tudo o que podiam e não lhes podemos atirar nada em cara. Quando assim é, saímos da competição com dignidade.

Pontos negativos:

Fitas. Apesar do grande jogo que fez Ronaldo, começa a ser demasiado triste ver o "miúdo" constantemente a tentar tirar penaltys em lances perfeitamente normais. Um na primeira parte em que ele bate no seu próprio pé e depois outro na segunda parte em despique com Petit. O grande jogador que ele é só tem a ganhar com outro tipo de atitude mais profissional.

Últimos 10 minutos da 1ª parte.Não conseguimos suster o ímpeto dos Red Devils como deveríamos, não controlámos a bola, não tentámos afastar a bola de áreas perigosas, não tivemos cuidado com faltas perto da área. Dez minutos a meu ver desastrosos que indiciavam o pior, que infelizmente aconteceu mesmo em cima do apito do árbitro.

Resta-nos fazer um brilharete na Taça Uefa, lutando pelo acesso a no mínimo os quartos de final. É o objectivo mínimo que desde já traço, como benfiquista. Palmas para vocês, voltamos a ver-nos em finais de Fevereiro, nos 16 avos da Taça Uefa.

Sem comentários: