terça-feira, dezembro 05, 2006

Futebol de Formação - Revisão da Semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Zona Norte

Á 12ª jornada foi a vez do Porto folgar.
Tal facto foi bem aproveitado pelo Boavista que numa fantástica recuperação chegou ao primeiro lugar. Os axadrezados foram a Vizela (lanterna vermelha) vencer os locais por 2-0, com 2 golos de Hugo.
Destacam-se ainda 2 resultados: a vitoria caseira do Candal sobre o Penafiel por 5-2, e a deslocação do Guimarães ao terreno da Academica batendo os locais por 4-1, com 3 golos de Raviola ele que se estreou na convocatória da selecção.

Por outro lado, á 13ª jornada uma grande surpresa.


O Boavista, líder do campeonato, perdeu esse estatuto numa inesperada derrota ,em casa, frente ao surpreendente Candal por 2-1. Os Boavisteiros foram surpreendidos pela equipa com a qual têm um protocolo para a cedência de jogadores, com o Candal a mostrar porque é o melhor ataque da zona Norte.
Destaca-se ainda a excelente vitória do FC Porto (de volta a liderança) no reduto do Guimarães por 2 golos sem resposta. O Porto é actualmente a melhor defesa nacional, a par do Sporting, com 7 golos sofridos.
Assim, Guimarães e Academica (esta foi derrota por uns esclarecedores 5-0 na Povoa do Varzim) atrasaram-se na luta pela qualificação para a fase final.

Aqui fica a classificação:



Zona Sul

Na zona Sul, a 12ª jornada marcou a ascensão do Benfica ao 2º lugar, após uma suada vitória em casa sobre os Pescadores por 2-1 (o Benfica chegou ao intervalo a perder e foram os suplentes Sami e Kaz a marcarem para os encarnados), aproveitando o empate caseiro do Estrela com o Nacional da Madeira a 2 bolas.
Por seu turno, os líderes destacados Sporting deslocaram-se ao Estoril e venceram o Estoril Praia por 1-0.

A 13ª jornada na zona Sul contou também com uma surpresa.


O Estrela da Amadora voltou a deslizar, cedendo um empate contra os Homens do Sado a 1 bola, deixando desta forma o Benfica cimentar a 2ª posição após uma tranquila viagem ao Algarve, vencendo por 2-0 no campo do Louletano.
O líder Sporting continua a passear no campeonato, vencendo por uns expressivos 4-0 o Belenenses (Rui Jorge viu o jogo da bancada), naquele que acaba por ser o jogo de despedida do técnico do Sporting Luis Martins (falaremos disto mais adiante).
A caminhada do Sporting parece imparável, uma vez que ainda só cedeu um empate, e regista o melhor ataque e defesa da prova a nível nacional. Luis Martins deixa assim um “legado” complicado ao senhor que se segue..no banco dos Juniores A do Sporting.

Aqui fica a classificação:



Selecções Nacionais

Selecção Nacional de sub-20

A selecção de sub-20 defrontou e venceu o Torreense por 4-1
A equipa técnica nacional, constituída por José Couceiro e Rui Caçador, observou na primeira parte os seguintes atletas: Rui Patrício (Igor Araújo, 28’); Mano, João Pedro, Paulo Renato e André Marques; Nuno Coelho, Celestino e Antunes; Zequinha, João Ribeiro e Manuel Pinto.Na segunda metade jogaram Igor Araújo (Hugo Ventura, 61’ ); Pedro Correia (Mano, 50’), Ervões, Steven Vitória, Daniel Carriço e Sandro Moreira; Bruno Pinheiro, Rui Sampaio, Vítor Gomes e Rui Gomes; Magina (Zequinha, 61’).

Seleccção Nacional de sub-19

A selecção Nacional de sub-19 apresentou a convocatória para o duplo amigável com a Polónia:
Académica/OAF:
João Traquina;
CD Olivais Moscavide: Pereirinha;
CF ‘Os Belenenses’: Carlos Alves;
FC Porto: André Castro, André Santos, Bura, Candeias, Monteiro, Rui Pedro e Ventura;
Rio Ave FC: Fábio Coentrão;
Sporting CP: Daniel Carriço, Fábio Paim, João Gonçalves, João Martins, Rui Patrício e Tiago Pinto;
Valência CF: Yago Fernandez;
Vitória FC: Luís Portela;
Vitória SC: Capucho.



Foi também realizado o sorteio da ronda de Elite que dá acesso ao Europeu da categoria.
Eis os adversários de Portugal: Escócia, Turquia e Georgia.
Os jogos serão disputados na Escócia nos finais de Maio de 2007.

Eis a reacção do seleccionador Carlos Dinis ao sorteio:

“Para a Ronda de Elite, qualificaram-se as melhores Selecções da primeira fase, pelo que quaisquer que sejam os adversários nunca poderemos esperar facilidades. Todas as equipas são fortes. Por vezes, olhando para os nomes podemos pensar que o grupo é mais fácil ou mais difícil, mas, sinceramente, considero que as equipas têm de dar sempre o máximo para seguir em frente. É isso que vamos ter de fazer para marcar presença no Europeu. Queremos estar na Áustria em 2007 e vamos ter de suplantar as equipas que nos calharam em sorte, a Escócia [vice-campeã da Europa em título], a Turquia e a Geórgia”
“Vamos pensar, sobretudo, na nossa equipa e preparar da melhor forma a equipa neste tempo que nos resta até final de Maio. Os nossos jogadores têm argumentos que lhes permitem suplantar qualquer adversário e vamos tentar ser superiores aos nossos adversários, sem olhar a nomes, pois temos que respeitar de igual forma todos os adversários, ainda mais nesta fase da competição”

Selecção Nacional de sub-18

Os sub-18 tiveram um duplo confronto com a Ucrania.
No primeiro jogo perderam com os ucranianos por 2-0
e actuaram da seguinte forma:
PORTUGAL: Ricardo Neves, Valter Fernandes, Ruben Lima, Jorge Abreu, Rui Lopes (António Graça, 66’), Adrien Silva (cap.) (Stélvio Cruz, 80’), André Carvalhas (Tiago Cintra, 66’), Ricardo Fernandes (Romeu Ribeiro, 80’), Fábio Faria (Tiago Pedrosa, 52’), Bruno Matias (Raviola, 66’) e Fábio Ferreira (Marco Aurélio, 80’).

Suplentes não utilizados: Luís Rodrigues e Philip Inácio.

Na segunda partida vingaram a derrota vencendo por 2-1 e alinhando da seguinte forma:
PORTUGAL: Luís Rodrigues, Philip Inácio, Miguel Vítor, Tiago Pedrosa, Stélvio Cruz (Adrien Silva, 45’), António Graça (Ricardo Fernandes, 72’), Romeu Ribeiro (cap.), Raviola (Bruno Matias, 82’), Tiago Cintra (André Carvalhas, 82’) e Marco Aurélio (Fábio Ferreira, 72’).

Suplentes não utilizados: Ricardo Neves, Valter Fernandes, Jorge Abreu e Rui Lopes.
Golos: Miguel Vítor (19’) e Tiago Cintra (63’).

Selecção Naciona de sub-17

Os sub-17 ficaram a conhecer os seus adversários para a qualificação para o Europeu da categoria.
Eis os adversários: Irlanda do Norte, Russia e Islândia
A qualificação será disputada em solo portugues em Março, e o Europeu será jogado em Maio na Bélgica.

Eis a reacção do seleccionador Carlos Dinis:

“É sempre complicado fazer previsões sobre aquilo que será esta Ronda de Elite. Sabemos apenas que vamos defrontar a Rússia, que se apresenta como campeã europeia em título e possui, tradicionalmente, equipas fortes e bem dotadas tecnicamente”
“A Irlanda do Norte, não tendo a qualidade técnica da Rússia, é sempre um adversário complicado, com um estilo vincadamente britânico de jogo, marcado pelo futebol directo e pela forte componente física. Já a Islândia é, à partida, a formação menos forte, mas para chegar a esta fase da competição é porque têm qualidade”.




Notícia de destaque

Luis Martins acaba de abandonar os juniores A do Sporting SC, para assumir o papel de treinador principal do Portimonense.
Depois de um título de Juniores B e um de Juniores A consecutivos, Luis Martins abandona o clube de Alvalade, apesar de todos os esforços dos dirigentes Leoninos para demover o técnico das suas intenções.
Após 13 jornadas brilhantes da equipa leonina, Luis Martins abandona o barco a meio caminho e deixa ,como anteriormente referido, um difícil legado ao senhor que se segue.
Contudo, os dirigentes do Sporting denotaram uma postura correcta ao não cortar as pernas ao técnico, apenas impondo ao mesmo um compromisso em que este não não possa ingressar no FC Porto (namoro antigo) a curto, médio prazo.

A verdade é que o Sporting ve no mesmo ano o treinador dos juniores B (ingressou no Benfica) e dos juniores A abandonarem o clube. Vida difícil no reino do leão.

Apoiem o futebol de formação
Até para a semana!!

Sem comentários: