domingo, dezembro 10, 2006

Boavista - Beira-Mar

Local: Porto, Boavista
Estádio: do Bessa
Assistência: 2.000 Espectadores
Árbitro: Bruno Paixão (AF Lisboa)

Finalmente o Boavista volta a ganhar e com uma exibição bastante personalizada, pouco faltosa, com imensa técnica e jogadas fantásticas, contra um adversário fraquinho e num relvado em mau estado. Ah, e Essame fez a diferença… Tiago, qual Tiago?

Pois é, esta vitória começou no Treinador. Finalmente Jaime Pacheco teve uma atitude digna, tirou um caceteiro que não conseguia construir jogo nenhum, para meter um jovem, que há muito prometia, que muito correu e construiu ficando um Boavista com um meio-campo de luxo: Essame, Kazmierczak e Ricardo Sousa. E não é que Lucas fez uma boa exibição a lateral-direito? Que mais um adepto pode pedir…

A equipa do Bessa esteve muito bem posicionada e com bastante entendimento no jogo de ontem. Na baliza manteve-se Khadim, enquanto na defesa os laterais surpreenderam pelas suas boas exibições: Lucas pela lado direito, Mário Silva pelo esquerdo, enquanto no centro Cissé e Rosário ainda demonstraram que sem Ricardo Silva têm pouco valor.
Meio-campo com Essame e Kazmierczak, dois médios que destruíram e construíram, apoiando sempre o ataque como se fossem dois médios de transição e quando um avançava o outro ficava a trinco. Mais à frente Ricardo Sousa tem estado ao seu nível mediano, não conseguindo fazer muito.
Na frente Zé Manel continua a demonstrar que precisa de uns jogos no banco, Roland Linz voltou aos golos e às boas exibições e Grzelak fez o jogo da sua vida.
Na primeira parte, o Boavista começou com algum receio, mas a partir dos 10' começou a controlar a partida, a uma equipa do Beira-Mar mal posicionada, descoordenada e com uma táctica muito confusa. A defender tinha 5 defesas, a atacar queria ter mais, mas pôr Ribeiro a extremo, para depois descer e fazer de lateral, só ajudava o Boavista a subir… esquisito no mínimo.

O Boavista na primeira oportunidade marcou, num lance em que Grzelak fez um a bela jogada individual, passando por Buba e depois rematando cruzado, a bola bate nas pernas de Ricardo e entra.
A equipa do Bessa continuou a atacar, com Essamé a estar em grande plano, a desequilibrar o meio-campo e o camaronês ainda podia ter marcado num belo remate. Mais tarde foi a vez de Linz tentar marcar, mas o seu cabeceamento encontra as pernas de Alê, que evitou em cima do intervalo um grande golo de Kazmierczak.
Ainda antes do término da 1ª Parte, Essamé centra para a marca de GP, Kazmierczak sobre Ale sacode, mas a bola vai ter com Grzelak, que com num remate com bastante efeito faz o 2-0. Fica a dúvida se a bola bate ou não em Rui Lima.

Ao intervalo pouco mudou e o Boavista entrega maior domínio ao Beira-Mar, mas sempre controlando as operações.

Aos 51' a equipa mata o jogo, num belo centro de Lucas que Linz em voo corresponde da melhor maneira.
Logo a seguir, mais uma bela jogada entre Lucas, Grzelak e Linz que acaba com um remate bastante torto do austríaco.
O Beira-Mar aí mexe na equipa, colocando Jorge Vidigal e Ratinho e conseguiu uma grande oportunidade, num lance em que Rosário falha o corte, André cabeceia para grande defesa de Khadim e na recarga Kazmierczak evita o golo em cima da linha. Foi a única jogada digna do Beira-Mar.

A partir daqui o jogo entrou numa toada muito má, em que pouco mais se viu e não ser um bom cabeceamento de Fary, que passou ao lado.

Vitória mais que justa para a turma do Bessa, que começa a crescer. Os laterais estão a subir de forma, o reinado de Tiago acabou e o jovem Essamé fez um grande jogo, os polacos estão a evoluir, Linz marca quando lhe dão hipóteses e só falta Zé Manel e um bom GR para a equipa começar a praticar um futebol regular.
Foi apenas preciso uma mexida

MELHOR EM CAMPO
Grzelak, grande jogador! Quando entra numa jogada o futebol é outro e o perigo está sempre lá. Os seus cruzamentos são sempre um perigo, os passes excelentes, as movimentações fantásticas e as fintas um quebra-cabeças. Que o diga Ricardo!
Grzelak é um extremo esquerdo, que joga com os dois pés, que sabe fazer de tudo um pouco e defende muito bem. É um jogador que todos os treinadores querem... e já agora como ele aguenta estar todo o jogo para trás e para a frente? Simplesmente do melhor que se pode ver num estádio de futebol!
Como disse Pacheco: "Se calhar foi por ter sido pai" - e muitos motivos tem o filho para se orgulhar.

ÁRBITRO
Arbitragem sem grandes dificuldades, onde nunca precisou de errar. Ficam dúvidas num lance em que Emerson tenta agredir Ricardo Sousa, e numa GP que Tambussi comete sobre Ratinho, mas parece muito forçada a queda.

POSITIVO DO JOGO
* Troca de Tiago por Essamé! Era uma troca que há muito todos os Boavisteiros queriam. Este jovem dos Camarões merece mais oportunidades e foi ele que empurrou o Boavista para a frente
* Lucas, pois também é preciso dizer quando faz boas exibições. Era bom que fosse sempre assim...

NEGATIVO DO JOGO
* Cada vez menos gente no Bessa...
* Equipa do Beira-Mar, cada vez mais fraquinha. Aquele guarda-redes não é digno de SuperLiga.
* Zairi esteve 18' em campo e podia em vários lance ter feito a diferença, mas afinal começa a confirmar os seus dotes de Flop...

Sem comentários: