terça-feira, dezembro 12, 2006

Análise Atacante - Liga BWin



Décima terceira jornada da liga Bwin, trouxe azar para alguns e sorte para outros, se é que existe alguma coisa de superstição em futebol.
A jornada iniciou-se no feriado com dois dos B’s a defrontarem-se. Os Belenenses parecem entrar no ritmo dos pontos da melhor maneira, com vitórias. A vitória foi conseguida no Restelo frente ao Braga, por duas bolas a zero, conseguidos um em cada parte. Logo a iniciar Silas fez o um a zero e aos 76 minutos foi a vez de Rúbrn Amorim selar o resultado. 2ª Vitória consecutiva do Belenenses que soma já 17 pontos.
No Sábado, mais um confronto de B’s: Boavista e Beira-mar. Carvalhal ainda não conseguiu encontrar uma fórmula vitoriosa para a equipa para que possa lutar pelos pontos e por deixar a última posição. Por seu lado Jaime Pacheco voltou às vitórias e logo com três golos. Esta equipa do Boavista não está definida, oleada e trabalhada na sua totalidade, porque tem valores individuais para lutar por um lugar de destaque nesta liga, entenda-se um lugar europeu. Os estrangeiros valor mais acentuado e até agora comprovado no plantel boavisteiro, fizeram os golos da vitória. Estou a falar de Grzelak e Linz. O primeiro marcou aos 14 e 44 minutos, enquanto que o austríaco somou o seu 6º golo em 13 jogos.
Já à noite o regresso do Sporting às vitórias depois da derrota com o rival da 2ª circular e depois do afastamento das competições europeias. Uma boa resposta foi dada no Bonfim, que permitiu somar mais dois pontos e esperar pelo resultado dos mais directos opositores. Serviu também, este jogo, para marcar o regresso de Liedson aos golos que, se não estou enganado, já não marcava desde o encontro com o Beira-Mar. Marcou logo dois, ajudando a equipa e motivando-se para o resto do campeonato e taça, que se aproxima. Por seu lado o Setúbal está numa fase muito irregular o que fez com o seu treinador, António Conceição tivesse abandonado o clube.
O Domingo trouxe duas vitórias forasteiras e dois empates. A primeira vitória foi para o Marítimo que se encontra já em lugares europeus, afirmando o seu valor e o seu historial e dando crédito a um treinador que todos, ou quase, julgávamos desadequado. Embora o resultado tivesse sido algo injusto pelas oportunidades criadas, a Académica, bem orientada, não consegue impor-se de uma vez por todas nesta liga.
A segunda vitória forasteira veio do Leiria, que arrancou a vitória na Vila das Aves por uma bola a zero. Golo de Sougou aos 61 minutos, permitem ao clube do Liz um honroso 6º lugar e registar a aposta num treinador jovem e com pouca experiência nesta função.
Passando aos empates de Domingo, à tarde o Paços de Ferreira recebeu o Estrela da Amadora e apesar de estar a perder e ver o adversário criar mais oportunidades de golo, conseguiu empatar, fazendo com este tivesse sido o 14º jogo sem perder na Mata Real. O Estrela, que vinha de um bom registo, fez tudo para vencer.
À noite, o Benfica não foi para além de um empate na Figueira da Foz, repetindo o resultado da época transacta, só que desta feita sem golos. A Naval costuma bater o pé ao Benfica e este foi mais um desses encontros. O fosso para os primeiros lugares começa a ficar perigoso para as águias, que podiam ficar a 11 pontos do líder no final desta jornada.
Ontem disputou-se o último jogo da jornada, Nacional – FCPorto. Num jogo bastante morno, mas com o pendor ofensivo para os visitantes, foram os da casa que chegaram primeiro ao golo, pelo ex-Machico José Vítor, chegando ao intervalo a vencer. Na segunda parte a história foi outra, já que os visitantes partiram em busca do resultado, procederam a algumas alterações, mas foi já no último quarto do jogo que conseguiu a vitória, com golos de Bruno Moraes e do capitão Lucho. Segue assim o FCPorto em primeiro lugar, mantendo a vantagem para o Sporting, aumentando-a para Benfica e Braga.

A classificação geral segue desta forma ordenada:



Na lista dos melhores marcadores, Postiga continua na liderança, seguido de roland Linz e Mbesuma do Marítimo.



Sem comentários: