segunda-feira, dezembro 18, 2006

Dragões sonolentos - Castores medricas

Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 38.203 Espectadores
Árbitro: João Vilas Boas (AF Braga)

FC Porto e Paços Ferreira subiram ao relvado do Estádio do Dragão num cenário de festa, com bonitos confetis a bailar no ar, a antever a chegada da quadra natalícia.
A noite era fria e ,talvez por isso, os adeptos azuis e brancos mostraram-se pouco efusivos
.

Durante a semana, Jesualdo Ferreira elogiou as equipas de José Mota, adjectivando-as de atrevidas e prontas para discutir o jogo olhos nos olhos. Do outro lado da barricada, José Mota desfez-se em elogios ao colectivo azul e branco.

O jogo começou lento e com 2 equipas acentes num 4x3x3. Os encaixes foram imediatos e durante largos minutos o duelo do meio campo predominou, com os campeões nacionais a assumir a posse de bola e o controle do jogo, mas de forma lenta e previsível.
O Paços de Ferreira, cedo demonstrou que vinha para o pontinho, com as linhas a posicionarem-se muito recuadas e compactas “engolindo” o espaço que o FC Porto necessitava para criar perigo.
Com o passar dos minutos, crescia o “sono” nos adeptos Azuis e Brancos, que mesmo assistindo a uma enfadonha partida de futebol mostravam-se tranquilos e certos que o golo iria chegar.
Como em futebol corrido o golo não chegava é num pontapé de canto magistralmente apontado por Quaresma que, depois de muitos empurrões e agarrões na área, aparece Pepe de forma decidida a alvejar a baliza com sucesso. Estava feito o 1º golo da noite do Sheriff que fez questão de festejar com Baía (para não variar).
É nesta altura que se esperava uma forte resposta dos Castores, mas a resposta nunca apareceu e a perder o Paços de Ferreira não conseguiu libertar-se da pressão de jogar no Dragão.
Aos 43', Quaresma marca mais um excelente pontapé de canto, Pepe cabeceia com estrondo á barra mas, na “recarga”, Postiga marcava o 10º golo da época. 2-0 para os Dragões que se viam recompensados pelo domínio, mas que ao contrário do que o resultado poderia supor, jogavam a passo e sem grande espírito de iniciativa...
Como se não bastasse a desvantagem por 2 golos em casa do líder do campeonato, Edson perde a cabeça e vê o cartão vermelho após atingir violentamente Pepe, num lance claramente evitável.

Jesualdo descontente com a apatia dos dragões, deixou Ibson no banco e fez entrar Bruno Moraes, procurando actuar num 4-3-3 mais ofensivo.
A partir daqui, com toda a calma do Mundo, o FC Porto passou a actuar num sistema de 3 defesas, com Bosingwa bem mais ofensivo.
Novamente num canto, Quaresma mete a bola no inevitável Pepe que mesmo agarrado finaliza com sucesso. Estava feito o 3-0, duas assistência de Quaresma para Pepe, um forte abraço entre os 2 atletas.
Até ao fim, as oportunidades sucederam-se e, é num lindo bailado de Quaresma que o prodígio portista serve ao 2º poste Lucho, que finaliza sem qualquer dificuldade.
4-0 resultado final, o FC Porto caminha a passos largos para a renovação do título.

MELHOR EM CAMPO
“Sheriff” Pepe! O seu valor é lhe reconhecido um pouco por toda a Europa, a sua margem de progressão é inegável, as suas capacidades atléticas são de excepção e a sua personalidade séria e combativa é louvável. A cada jogo que passa, assume-se mais e mais como um central de Top Europeu, denotando uma grande capacidade a defender, mas também uma grande capacidade a sair a jogar e até a finalizar bolas paradas.
Ontem, com a ajuda de Quaresma, disparou 2 vezes para a baliza e esteve no golo de Postiga.

ARBITRAGEM
O critério foi largo de mais, mas o Árbitro acabou a partida sem influência no resultado. A expulsão é incontestável.

POSITIVO DO JOGO
* O FC Porto continua a demonstrar todos os requisitos para um campeão incontestável. Quando o colectivo nao sai as individualidades resolvem, quando as exibições são amorfas o resultado é de qualquer forma os 3 pontos. Haverá alguma maneira de parar os Dragões?
* A equipa mais jovem do campeonato denota maturidade, paciência e uma grande cultura táctica.
* Pepe e Quaresma são apenas 2 exemplos da qualidade de nível Europeu dos jogadores do Porto.
* Jesualdo prometeu e o FC Porto cumpriu: os golos de bola parada voltaram a ser uma realidade nos Azuis e Brancos
* O FC Porto é campeão de Inverno.

NEGATIVO DO JOGO
* Jogo muito pausado e com um FC Porto a fazer o suficiente para ganhar.
* O Paços de Ferreira é mais do que aquilo que mostrou no Dragão.
* O público...

CONCLUSÃO
Ao contrário dos rivais, o FC Porto terá uma quadra natalícia tranquila e bastante feliz.
Pela primeira vez, tendo como palco o Dragão, os Dragões acabam a primeira volta com 100% de vitórias em casa. É a melhor defesa e o melhor ataque e é líder isolado do Campeonato.
Jesualdo e os atletas portistas têm mais do que razões para sorrir.

Sem comentários: