segunda-feira, dezembro 25, 2006

É tempo de recordar...

Esta nova rúbrica vem dar a todos os adeptos de futebol, uma hipótese de recordar alguns jogos. Importantes para uns, para outros menos importantes, mas no fundo pretende reavivar boas memórias futebolisticas, para quem só ouviu falar do resultado ou para quem quer recordar bons momentos de grande futebol, ou conhecer jogadores e equipas de quem só tinha ouvido falar.

Assim começamos pela, talvez, melhor final da Taça UEFA disputada desde sempre, e que sucedeu em 2000/2001 quando os ingleses do Liverpool defrontaram os espanhóis do Alavès.
O Liverpool regressava assim aos grandes momentos europeus, e os espanhóis na sua primeira aparição uefeira, chegaram à final, o que é um facto extraordinário, ainda para mais se pensarmos que o Alavès já está na Segunda Divisão e em vias de descer outro escalão.

O caminho das equipas até à final foi interessante vejamos:
* Liverpool: Rapid Bucareste (0-0 c) + (1-0 f); Slovan Liberec (1-0) + (3-2); Olympiacos (2-0) + (2-2); AS Roma (0-1) + (2-0); FC Porto (2-0) + (0-0); Barcelona (1-0) + (0-0)

* Alavès: Gaziantepspor (0-0 c) + (4-3 f); Lilleström (2-2) + (3-1); Rosembörg (1-1) + (3-1); Inter Milão (3-3) + (2-0); Rayo Vallecano (3-0) + (1-2); Kaiserslautern (5-1) + (4-1)

A Final foi um jogo extraordinário, entre duas equipas, que como vemos, derrotaram formações muito interessantes.
O destaque do Liverpool vai para um único jogo perdido durante as eliminatórias e derrotar equipas como AS Roma, FC Porto e Barcelona.
Do lado do Alavès nem sabemos por onde começar, ou seja, só em golos marcados foram 31 (até à final), eliminou quase sempre as equipas fora de casa uma vez que no seu estádio empatou os jogos todos até aos quartos-final. Derrotou o Inter em San Siro, e goleou nas meias finais os alemães do Kaiserslautern num total de 9-2.

Um jogo de resultado final 5-4, com várias alternâncias no marcador, a ter de ser decidido com o golo dourado, num auto-golo e já depois dos Espanhóis terem ficado reduzidos a 9 elementos, mas vejam as imagens...

Sem comentários: