domingo, dezembro 17, 2006

Os Conquistadores 0 - 1 Os Joalheiros

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 13 710 pessoas
Árbitro: Paulo Baptista

Foi o espelho de toda a primeira volta do Vitória o jogo desta tarde realizado em Guimarães.
O Gondomar veio à cidade-berço com a lição muito bem estudada, jogando com onze homens atrás da sua linha defensiva e esperando o mais pequeno deslize do Vitória para conseguir mais do que o seu objectivo: não um, mas sim três pontos.
E até o conseguiu, muito ajudado pelo treinador vitoriano.

Apesar de virem de uma importante vitória na passada jornada frente ao Portimonense, os homens do Vitória não conseguiram ultrapassar a super barreira defensiva do Gondomar e passou grande parte da primeira parte a tentar "puxar para si" os seus adversários, tentativa que se revelou fracassada.
O Gondomar não chegou uma única vez à baliza de Nilson no primeiro tempo, e o Vitória que apesar de tudo dominava e ainda ia atacando conforme conseguia a baliza adversária, também manteve o marcado em branco.
Foi uma primeira parte pachorrenta, com um futebol muito pouco atractivo e sem grandes motivos de interesse.
Na segunda parte o Vitória pareceu entrar com vontade de atacar com mais intensidade a barreira defensiva do Gondomar, mas essa vontade durou apenas alguns minutos e logo o jogou voltou a cair na monotonia da primeira parte, para desespero das mais de 13.000 almas vitorianas presentes no D. Afonso Henriques.
Os passes errados sucediam-se, as perdas de bolas eram uma constante e a baliza do Gondomar parecia tornar-se cada vez mais uma constante.
Ghilas e Brasília estiveram ambos muito apagados e falharam claramente na sua missão de levar para a frente o futebol vitoriano. Apenas Pelé se mostrava em muito bom plano nesta equipa. O jovem de 19 anos controlou totalmente o meio-campo vitoriano e encarregou-se de sozinho tentar mudar o rumo da partida, arrancando em toda a partida três remates com relativo perigo.

A partir do minuto 70, o Vitória morreu para o jogo. Norton de Matos tira Pelé (?) e faz entrar Targino para o seu lugar. A partir daqui o meio-campo vitoriano transformou-se num verdadeiro passeio para os homens de Gondomar que perderam o medo e se lançaram à conquista das redes vimaranenses.
Ao minuto 75, Tarantini concretiza esta audácia em golo com Geromel a sair muito mal na fotografia, aliás foi um jogo para esquecer do central vitoriano, que esteve muito abaixo do seu nível.
Ainda faltavam 15' para o final da partida mas o Vitória já não teve força nem vontade para fazer mais e sofreu mais uma vez em casa uma derrota vergonhosa com um adversário perfeitamente ao seu alcance.

Os adeptos desesperam e as soluções pedem-se desesperadamente. Esta gente procura o seu Vitória perdido. O seu verdadeiro Vitória Sport Clube.

MELHOR JOGADOR
Pelé #7. Foi um verdadeiro patrão no meio-campo vitoriano, este jovem jogador. Não teve medo de assumir para si as responsabilidades de travar os homens do Gondomar e conseguiu ganhar praticamente todos os duelos que travou. Autor de três remates com relativo perigo, tentou abanar o jogo por esta via. Foi um verdadeiro guerreiro, um verdadeiro lutador. O jogo do Vitória acabou com a sua saída ao minuto 70.

ARBITRAGEM
Não teve influência no resultado e ajuizou bem a maioria dos lances da partida.

PONTOS POSITIVOS
- Pelé. Já o disse muitas vezes aqui mas volto a repetir: vai dar que falar.
- Tarde gelada em Guimarães, muito mau futebol no relvado, quase 14 000 nas bancadas. Não se compra, é inato!

PONTOS NEGATIVOS
- Norton de Matos. Perdemos o jogo única e exclusivamente por culpa sua, meu caro senhor. Aquela substituição não lembra a ninguém.
- Esta falta de consistência no que toca a resultados começa a assustar. E muito.

Sem comentários: