segunda-feira, dezembro 18, 2006

P. Lafões 2 Santar 2 - Revolta

Árbitro: António Augusto Cardoso
Árbitros Auxiliares: Mário Ribeiro, Sérgio Rocha
4º Árbitro: Celso Oliveira

Comentário ao jogo no site do Sporting Clube de Santar:
Para sofrer represálias aos fins-de-semana, mais vale não escrever nada. Peçam aos árbitros e a quem manda neles para o fazerem.

O meu comentário:
Sinceramente não é fácil, nem sei bem por onde começar. Vou começar pela felicidade do meu avançado Bruno. O meu nº9 tem hoje motivos para sorrir, sim porque ontem teve a felicidade de num dos lances do jogo de estar com a perna ligeiramente levantada e desde logo sem estar apoiada no chão. Mas sorte porquê? Porque se isso não tivesse acontecido hoje teria certamente a perna partida. Foi um lance muito duro. Duro ou violento? Talvez o mais correcto seja acto de brutalidade que assim o António Augusto Cardoso percebe melhor, ou faz de conta que percebe. O homem das leis apenas mostrou amarelo!!!
Lembro-me agora de um lance em que o jogador do P. Lafões toca dos vezes na bola antes dela sair e isto bem nas barbas do árbitro auxiliar e ele marca lançamento contra o Santar. Onde é que eu já vi isto?
E não é que o mesmo auxiliar não vê bem a linha. Então uma bola que saiu e os meus jogadores ficaram parados a pedir lançamento e ele não marca nada! Valeu que os jogadores do P. Lafões também viram que a bola saiu e pararam também. Depois lá lhes mandaram um berro e eles recomeçaram a correr. Nem aqui vou dizer as palavras usadas pelo árbitro para o seu auxiliar pois são de tão mau gosto…
Ocorre-me também a expulsão do Presidente do Santar, mas acima de tudo a expulsão do massagista da nossa equipa. O Sr. Mesquita foi obrigado pelo árbitro a abandonar as instalações, ficando assim impedido de prestar assistência aos nossos jogadores. Então não é que o banco perguntou ao árbitro quem ia assistir os jogadores e ele nos diz para perguntarmos ao Sr. Manuel Pereira(presidente do clube e que já tinha sido expulso) porque ele é que sabe as leis do jogo e ele que fosse lá. O que é isto? Minha nossa.
Nem vou falar do lance do 1º golo do Pinheiro de Lafões, porque estava longe e apesar de saber bem o que vi, não vou permitir que digam que uma pessoa que está a “100 metros não pode ver melhor que o árbitro que está em cima do lance”(algo referente a um jogo Santar – Lamego da época passada). Ups ia-me esquecendo que o árbitro auxiliar está com uns tiques enormes de levantar a bandeira sempre que um jogador do Santar se isolava.

Segunda parte
Talvez possa começar por o lance da minha expulsão. Um jogador do P. Lafões sai de um posição de claríssimo fora-de-jogo para ir ganhar uma bola e o árbitro auxiliar(o tal da 1ª parte) nada assinalou. Eu viro-me para o Zé Manel(adjunto) e digo-lhe que agora ele já não marcava nada. Qual foi o meu espanto quando vejo o António Augusto Cardoso que estava no meio campo a dirigir-se para mim para me dar ordem de expulsão. Que grande ouvido ele tem. Ai isto é para expulsão, pergunto eu na minha insignificância? Mas se é que seja usado para todos. Já ouvi tanta coisa bem pior, mesmo muito pior. Ficou bem claro que ele apenas precisava de um pretexto para me expulsar e na primeira vez que abri a boca para criticar uma decisão, toma lá Joãozinho vai fazer companhia ao teu presidente e vê lá se nos deixas de criticar que nós temos a faca e o queijo na mão lá do alto do nosso pedestal e fazemos aquilo que bem nos apetece.
Entretanto fizemos o 1-2 e pouco depois o guarda-redes do P. Lafões agrediu ou tenta agredir(tanto faz que vai dar ao mesmo, é expulsão) e sito dentro da área. O árbitro auxiliar(não, não é o tal da 1ª parte, é o outro) chama o árbitro e o jogador é expulso. Então e a grande penalidade?
Agora talvez seja a altura de falar de fair play. A minha equipa é mesmo Anjinha(aliás Homens bem intencionados que gostam de futebol e não querem vencer a todo o custo. Eu não vejo nada de errado nisto). Tínhamos a bola, podíamos ficar isolados se passássemos pelo adversário à nossa frente e deitamos a bola fora para que o jogador adversário que entretanto caiu seja assistido. Agora dou um saltinho e acontece uma situação em que o nosso jogador se lesiona. Eis que surge a retribuição de nosso fair play. O P. Lafões prossegue o jogo e coloca vários jogadores isolados. Valeu que o meu avançado, o Bruno, o tal que tem sorte de não ter a perna partida, em corrida desenfreada ainda estorvou a acção do homem que tinha a bola e este falhou o remate. Quase sofremos golo. Onde é que já vi isto? Pois, já aconteceu em vários jogos. FAIR PLAY NO SEU MELHOR.
E que tal falar do golo do 2-2? Então não é que esse lance aconteceu à minha frente(já eu estava na bancada). Luís dividiu o lance com um dos alas do P. Lafões e a bola saiu. Isto aconteceu nas barbas(que raio o homem na barba tinha) do árbitro auxiliar(sim o tal da primeira parte) e ele marca lançamento para nós. Até fiquei espantado. Mas lá vem o António Augusto Cardoso de um lugar afastado para marcar falta contra o Santar??????????????? Meu caro árbitro auxiliar, anda no futebol a fazer o quê? Dass. Deste livre nasceu o 2-2.
Agora é altura das grandes penalidades. Eugénio(jogador do Santar) entra na área, finta o adversário e é derrubado. Olha, então o árbitro não viu? Que estranho!!! Eugénio levanta-te lá ou ainda vais pá rua. Talvez valha a pena referir mais uma expulsão na equipa adversária por agressão. O que será que aquele rapaz tinha na cabeça. Foi uma grande ajuda à equipa de arbitragem. Então como é que o Santar se pode queixar se o árbitro expulsou dois jogadores da equipa da casa?
Já estou uma vez mais a divagar. Voltando às grandes penalidades. Num lance quase igual ao referido anteriormente Eugénio volta a ser derrubado dentro da área. Eu disse quase igual, porque este foi ainda mais flagrante. Acho que este até uma pessoa que estivesse em Oliveira de Frades o conseguia ver. António Augusto Cardoso marcou pontapé de baliza. Olha que surpresa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para terminar ou não vamos aos minutos de compensação. 6 Substituições a 30’’ cada dá… olha deixa cá ver…3’(minutos), se juntarmos o facto de a quando da expulsão do guarda-redes termos perdido no mínimo 5 minutos, e se juntarmos as duas vezes que ele foi assistido, mais outras entradas dos massagistas( no nosso caso o substituto de), e ainda o tempo perdido com a confusão gerada no lance da falta de fair play e depois da expulsão. 5 ou 6 minutos que a equipa de arbitragem deu, são de facto adequados!!!
No final do jogo o Santar tentou protestar o jogo, mas o árbitro não deixou. Queria que o Presidente do Santar assinasse numa folha em branco!!!!!!!!!!!!!!!

Este resultado ditou o nosso adeus em definitivo ao título e à subida de divisão. Parece que os objectivos foram cumpridos por alguém. Como estou farto de ser expulso, de ser multado e suspenso sem fazer nada para isso chegou a altura de dizer o que penso. É sempre bom quando se trabalha três vezes por semana, ao frio, debaixo de um grande temporal, para ao fim-de-semana chegarem pessoas que nessa mesma altura que nós estamos a treinar estão bem aconchegados, ao quentinho, deitarem o nosso trabalho por terra. É gratificante. Este campeonato da 1ª Divisão Distrital Zona Sul é uma verdadeira farsa. Já alguém conseguiu derrubar o Santar e agora falta o objectivo maior que é levar outros ao colo. No final se saberá se conseguiram ou não.

Meus caros ponham a arrogância num sítio que eu cá sei.

Assinado: João Pereira (treinador do Santar)

Sem comentários: