segunda-feira, dezembro 04, 2006

O São Paulo é TETRA!

Nessa temporada mais um time entrou para o grupo dos Tetracampeões do Brasileirão. O Tricolor do Morumbi, o Tricampeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, o São Paulo Futebol Clube, venceu o Nacional de 2006.
O time mostrou sua superioridade e regularidade, fazendo uma ótima campanha em um dos campeonatos mais disputados de todo o mundo. Mesmo participando de outras competições como Libertadores, não deixou de lado a luta pelo Campeonato Brasileiro, título que não vencia há 15 anos.
Em 38 rodadas, teve um aproveitamento de 68%, e outros números como:
- 78 pontos conquistados [de 114 possíves].
- 22 vitórias, 12 empates e apenas 4 derrotas.
- 66 gols pró, e 32 gols contra, saldo final de 34.

Um time com destaques em todas as posições, um grupo sólido, com mais de 11 titulares, o que foi muito importante para a conquista de um título tão desejado pela nação tricolor.
* Rogério Ceni, um mito do futebol, além de ser um bom goleiro, é um exímio batedor de faltas e pênaltis, e retêm o recorde mundial, de goleiro-artilheiro, tendo feito 68 gols durante sua carreira [30 em Campeonatos Brasileiros, 20 em Paulistas, 10 na Libertadores, 3 no Torneio Rio/São Paulo, 2 na Copa do Brasil, 1 em Mundiais, 1 na Copa Mercosul e 1 na Copa dos Campeões], superando o paraguaio Chilavert. Exerce também grande liderança sobre o grupo.
* Ilsinho, o jovem lateral-direito, foi formado nas categorias de base do Palmeiras, porém, foi dispensado pelo técnico Leão. Nessa época, o time do Morumbi percebeu o potencial do garoto, que rapidamente, tornou-se parte importante no time titular.
* Fabão, o zagueirão que além de fechar a zaga, colabora no ataque, aproveitando-se de sua altura e bom posicionamento na área adversaria, marcou 4 vezes no campeonato. Despediu-se do tricolor nessa temporada, está indo jogar no Japão.
* Miranda, zagueiro, estava no Sochaux da França, chegou após a Copa do Mundo para o lugar de Lugano [que foi para a Turquia], e fez um bom trabalho.
* Junior, mesmo não sendo tão novo, tem o fôlego de um garoto, e colabora pela lateral esquerda.
* Mineiro, um dos destaques do campeonato, volante incansável, muito eficiente tanto na marcação quanto na finalização de jogadas.
* Josué, volante, e junto com Mineiro, ajuda a zaga e o ataque, armando belos lances e rápidos contra-ataques.
* Danilo, muitas vezes o meia parece estar em outro planeta, mas quando é preciso chutar uma bola longa ou um passe preciso, ele aparece eficientemente. Também está se transferindo para o futebol japonês.
* Souza, um meia-zagueiro-lateral-atacante, faz de tudo, e consegue ser bom em tudo que faz, peça essencial para o time.
* Leandro, atacante que conhece o caminho do gol, tem a capacidade de achar espaços e com ginga conduz a bola ao gol.
* Aloísio, atacante, bom finalizador, e bom assistente. É extremamente resistente, e sabe proteger a bola como poucos.
* O técnico Muricy Ramalho teve um ano de 2005 muito bom com o Internacional, foi Campeão Gaúcho, e vice do Brasileirão, mas sua hora chegou, e encaixou-se perfeitamente ao grupo são paulino, conquistaram o vice do Campeonato Paulista, Libertadores da América e Recopa Sul-Americana, e foram campeões com louvor do Brasileirão.
Um time que além de bons jogadores e comissão técnica, possui uma competente diretoria, talvez, o mais importante pra um grupo tão equilibrado e competitivo, um exemplo para ser seguido em todo mundo. Jogadores entram e saem e o nível continua o mesmo, não há inúmeras trocas de treinadores como em outros times, os resultados vêm com muito esforço, dedicação e determinação.

Um título mais do que merecido, embora o campeonato tenha sido acirrado até um certo ponto, o São Paulo sempre demonstrou qualidade acima da média e isso era comprovado a cada semana que ele permanecia no topo da tabela, e agora, ao fim da competição, pode-se analisar as contrastantes diferenças. O Santa Cruz, último colocado do Brasileirão conquistou apenas 28 pontos, 50 a menos do que o campeão, e a distância entre o primeiro e o segundo colocado, Internacional, foi de 9 pontos. Um trabalho justamente coroado, e que não para por aqui.


Os jogadores estão de férias, mas no começo de Janeiro já começa tudo de novo, a pré-temporada terá que ser forte, pois, sendo campeão, o time participará de varias competições [Paulistão, Libertadores, Sul-Americana, Brasileirão, e possivelmente Mundial Interclubes] e pretende ser campeão de muitos outros campeonatos.


Como boa Brasileira, aproveito o espaço para parabenizar os meninos do Voley que tanto nos orgulham!! PARABÉNS, É BICAMPEÃO!!


Sem comentários: