quinta-feira, dezembro 14, 2006

Tribunal Atacante

Olá Pessoal!!!
Esta semana o Tribunal veio mais tarde porque...
...eu posso e a mim ninguém me cala!
Foi uma semana alegre para uns meia triste para outros, mas sempre com o desportivismo que não acompanha os adeptos.
O Paios & Coriscos está de volta para vos dar mais em que pensar e, como de costume, os Casos da Jornada para você analisar...
Centra e chuta...

Paios & Coriscos

Na semana que passou o sector da arbitragem foi recebido pelo executivo para dar conta das suas preocupações sobre o artigo 9º da Lei 112/99 que diz obriga a classe no início e no fim de cada época desportiva a declararem as respectivas situações profissionais e patrimoniais, algo quer foi cumprido pela primeira vez no início desta época (!!!).
Ora, sendo a arbitragem um sector privado, supostamente não deveria ser obrigatório mas a ser, os árbitros reclamam igualdade. Se os árbitros têm de entregar esta declaração, todos os agentes desportivos também deviam ser obrigados, sejam eles presidentes de clubes, dirigentes, agentes de jogadores, jogadores e até coordenadores de prospecção do distrito do Porto...
Eu acho muito bem... Se vão impor uma regra do espaço público ao futebol, que o façam para todos. Na minha opinião o singelo pedido desta declaração é um acto de desconfiança (compreensível, até pela actualidade desportiva nacional), mas reduzi-la aos árbitros é dizer que o resto está bem e que os homens do apito são o cancro do futebol. Será???

Outra coisa interessante que se passou esta semana foi a lista apresentada por Gilberto Madaíl para a recandidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Eu sei que existe uma cumplicidade entre mim e o meu "magnum", mas há limites. Ora vejamos:
- O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai ser vice-presidente da FPF (???);
- Carlos Esteves e "Xico" Costa, arguidos no caso "Apito Dourado, mantém-se nas funções de Presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

Mais um passo em frente, rumo à credibilização do Futebol Português...


Casos da Jornada

Setúbal - Sporting

- Bruno Ribeiro anda a portar-se mal... O homem não pode ver os tradicionais holofotes que um jogo "grande" acarreta e quer logo ser actor principal. Mas os nossos "homens do apito" têm impedido isso. Bem ou mal?
Aos 5' o referido sadino têm uma entrada dura sobre Paredes. Devia Paulo Pereira ter agido disciplinarmente com o jogador ou o árbitro vianense deve ir arbitrar para inglaterra?

Naval - Benfica

- Aos 31' minutos Simão chuta a bola e esta embate no braço de Gilmar dentro da área de rigor. Gilmar disse logo "qué isso cara, eu tenho é braço comprido...". Devia ter Paulo Paraty assinalado o castigo máximo?

- No minuto 69 (acontece sempre algo no minuto sessenta e nove...) R. Rocha faz falta sobre Nei dentro da área benfiquista. Paraty fez vista grossa ou vista fina?

Nacional - Porto

- Corria o minuto 72 quando Zézingwa farto de estar a perder, corre que nem um desgraçado e dentro da área é travado por Bruno Basto. Penalti ou diarreira mental do lateral portista?

- As 88' foi uma paródia para os portistas. Lucho marca o golo da vitória num lance em que dá a sensação que Quaresma ajeita a bola com a mao esquerda. Esteve bem Paulo Costa ao deixar seguir ou também devia ter escolhido lances onde o árbitro não se chamasse PAULO???

Como vocês sabem, tudo o que é bom acaba depressa e o Tribunal é um caso flagrante do chamado tempo psicólogico (aprendam que eu não duro sempre...). Mas pensando positivo, o Tribunal estará de volta mais rapidamente na próxima semana...
Até p'ra semana e não se esqueçam: se eles podem arbitrar, nós também podemos rir...

Sem comentários: