segunda-feira, dezembro 18, 2006

Estrela Vs Os Pássaros do Neca


Local: Estádio José Gomes, Reboleira
Assistência: 2.500 pessoas
Árbitro: Augusto Duarte (Braga)

"Em nossa casa mandamos nós "

Mais uma jornada em grande. No dia anterior V. Setubal e Académica tinham perdido, o que por si só já eram boas noticias uma vez que são nossos adversários directos, faltava agora ganhar ao adversário directo que vinha da Vila das Aves. E assim foi...

Da parte do Desportivo esperava-se o que se passou e que sempre se passa quando joga em casa de qualquer equipa, seja na Primeira Divisão ou na Segunda, sim porque esta equipa já nos é, a nós tricolores, sobejamente conhecida de voos antigos, inclusivé na Liga Honra, ou seja, onze jogadores atrás da linha da bola com defesa compacta na área, ataque nunca ou quase nunca. Objectivo, exasperar a equipa adversária mais os seus adeptos, e esperar que um autogolo lhes dê 3 pontos ou no minimo 1 ponto.
Típico futebol da idade da pedra muito recorrente pelo treinador mais horrivel da Liga Bwin.com e que com isso consegue por vezes subir de Divisão mas na Primeira como se vê nunca esteve dois anos seguidos. Em 6 vezes que aqui jogaram nunca marcaram um golo! É obra.

O árbitro vinha de Braga e tornou-se famoso pelos cafés que toma em casa de Pinto Costa, isto segundo uma pessoa que pouco ou nenhum interesse tem para quem gosta de futebol a sério, mas não esperava que um livre inocente lhe retirasse a alegria do jogo, visto que o objectivo seria o Estrela não ganhar ou o Desportivo não perder, já que o jogo foi dirigido sábiamente para que isso acontecesse. Não esperava ele é que das Aves viessem 11 gajos de Segunda Divisão e que em nossa casa a equipa raramente dá “abébias”.

Em relação à partida, mais uma vez o Estrela começa um jogo a dominar, a jogar bem e a encostar o adversário. A primeira jogada da partida aos 42 segundos deu remate perigoso de Jones para fora mas perto do poste.

Aos 8 minutos, uma falta descarada de William, que cortou a bola com a mão e consequentemente levou cartão amarelo, deu um livre perigoso em frente à baliza do Aves.

Jaime e Edu Silva posicionaram-se para o remate directo, mas quem correu e rematou foi o lateral esquerdo, levando a bola ao angulo esquerdo da baliza de Rui Faria e estava feito o golo, um grande golo.

Depois do golo a equipa da casa galvanizou-se e realizou algumas jogadas de bom recorte técnico.

Até à meia hora de jogo contam-se 3 remates perigosos para os tricolores e um livre directo de Jaime que passou a centimetros do mesmo angulo no qual foi o golo.

Aos 34 um entrada violenta de Filipe Anunciação sobre Tiago Gomes levou a que o senhor vestido de preto lhe desse uma advertência oral, e uma palmadita inocente (não sei que gostos terá este arbitro, porque passou o jogo todo abraçado aos jogadores Avenses, e com algumas palmaditas suspeitas), enquanto que o médio tricolor se ficava a contorcer no chão.

Até ao final da primeira parte não houve mais lances de perigo e a segunda parte começa com o Aves mais aguerrido conseguindo inclusivamente fazer cruzamentos para a área, e a distribuir fruta como ninguém. Quando não se sabe jogar futebol é o que dá.

O primeiro lance de perigo contudo foi do Estrela em novo livre directo de Edu Silva a passar por cima do travessão.

Na resposta o Desportivo cruzou... para Paulo Lopes, agarrar como se fosse um passe de um colega.

De seguida e após 357 faltas dos homens do Norte, Néné recebe cartão amarelo por falta por trás sobre Marco Paulo que ficou no chão com dores.

Do livre José Fonte cabeceia para defesa apertada para o lado esquerdo de Rui Faria, que teve a benção de ver Jones chegar um pouco tarde para a conclusão.

O Aves subiu novamente e um “pássaro amarelo” cruzou... para Paulo Lopes segurar como de mais um passe se tratasse.

A seguir foi a vez de um jogador que dizem já jogou no Benfica, o que não admira, porque é uma nódoa (como o José Fonte) a levar cartolina amarela por entrada a pitons sobre Tony, de seu nome Sérgio Nunes.

Depois da 567 falta do gadelhudo Filipe Anunciação - isto de faltas só à conta deste jogador – levou o respectivo cartão amarelo, marcava o minuto 82.

Pouco mais houve até final, uma vez que quem sabia jogar futebol não o podia fazer e quem não sabia tentava acertar em tudo o que mexia e que não fosse redondo.

Melhor em campo:

Tony, que em principio fez o último jogo no Estrela Amadora, optando por se juntar ao antigo colega tricolor Semedo, em mais uma aventura portuguesa na Roménia.

Arbitragem:

* O “amigo” Duarte vinha com ela “estudada”, não esperava é que a equipa visitante fosse tão bera. Qualquer perda de bola do Aves era sancionada com falta, mesmo que o jogador tivesse caido sem ninguém do Estrela ao pé.

* A mais gritante foi quando marcou falta a favor do Estrela, sinalizando com o braço estendido durante 10 segundos e o jogador do Aves não largou a bola e pretendia fazer lançamento lateral, passados 15 segundos em que o jogador não deu a bola o árbitro decidiu ser lançamento para o Aves. Isto contado ninguém acredita, só mesmo tendo visto.

* Seja mais justo nas decisões, não se agarre tanto aos jogadores principalmente aos visitantes, e sobretudo tome menos café, é o que lhe aponto.

Pontos Positivos:

* O começo de jogo da equipa da casa, demolidor e a mostrar como se devem encarar os jogos logo de entrada, tanto é que o golo apareceu ainda nem 10 minutos havia de jogo. E já outras situações tinham sido desperdiçadas.

* Entradas grátis, uma medida de louvar nesta altura do ano e que levaram muito público ao Estádio José Gomes.

* O Speaker no final a dizer o que afinal nos vai na alma, de todos nós tricolores: “Obrigado Estrela! Obrigado por nos fazerem felizes!”, realmente depois de um inicio de época tão incaracteristico, neste momento estou feliz com a classificação e o desempenho.

* 4 jogos em casa, 4 vitórias sem sofrer golos.

Pontos Negativos:

* Neca, alguém que se intitula Professor e depois tem nome de “puto”. Percebe imenso de futebol distrital com pontapé nas canelas e 11 atrás da linha da bola em que impera o futebol musculado "à lá Jaime Pacheco".

* Nunca vi nenhuma equipa do Aves que viesse à Reboleira jogar futebol, é pratica corrente pelos vistos praticarem algo que se define como anti-jogo ou anti-futebol e que como se vê resulta na Liga Honra (embora nem sempre) e que na Primeira Divisão pouco mais dá que ficar em último. Não é à toa que sempre que subiram desceram logo no ano seguinte.

* A Primeira Divisão, embora certas pessoas como este treinador continuem a pensar, já não se joga como nos anos 80 e antes, em que a sarrafada, o mau futebol e 11 atrás da bola ganhava jogos.

* No final do jogo e em declarações “Neca” disse que a falta que deu o golo não existiu!!! Uma falta que até na televisão se vê descaradamente.

* Disse ainda que justo era o empate, e pegando no que vi em campo, junto-lhe as palavras de diversos comentadores desportivos que fizeram a crónica do jogo em vários jornais da especialidade onde passo a transcrever:

“Conhecerá Neca alguma forma de fazer golos, a qual não passe pelo remate?” - In Record

“Paulo Lopes não fez uma única defesa, só saidas dos postes em lances de bola parada... Está tudo dito não?” – in A Bola

* E escusava de levar “bocas” deste género: “O Aves não fez um remate à baliza do Estrela. E mesmo assim Neca considera que o empate seria o resultado mais justo. Notável.” - In Record

* Em suma, ou o “professor” começa a treinar jogadores para jogarem futebol ou nunca deixará de ser aquilo que até hoje tem sido, um péssimo propagandista e enganador do futebol. A bem das pessoas da Vila das Aves, deixe de enganar esses adeptos e aqueles que gostam de ver FUTEBOL, dedique-se a outra coisa... rapidamente.

Conclusão:

* Tinhamos 1 ponto à entrada da 8ª jornada, nunca tinhamos jogado no nosso terreno e eramos a chacota de muita gente, inclusivé aqui no blog, e com razão, jogávamos miserávelmente mal. Agora já há combinações e já se vê algum trabalho de fundo mesmo a nivel das bolas paradas.

* Neste momento à 14ª jornada e passadas 7 jornadas desde que estavamos em último só com um empate e 6 derrotas, conseguimos 4 vitórias 2 empates e 1 só derrota, num total de 14 pontos, dos 15. Temos a linha de água a 7 pontos, e 5 equipas atrás de nós, uma delas é o Boavista que só joga hoje.

* Não posso, portanto, deixar de repetir as palavras do speaker no final da partida: “Obrigado Estrela! Obrigado por nos fazerem felizes!”


Resta-me desejar um bom natal “tricolor” a todos os colegas e aos leitores do blog, e em especial ao Prof. “Neca” e que o Pai Natal lhe traga um livro de tácticas e outro sobre futebol primodivisionário.

Sem comentários: