terça-feira, dezembro 05, 2006

Análise Atacante - Liga BWin

Decorridas que estão 12 jornadas do nosso campeonato, começamos a assistir a alguns duelos nos diversos "campeonatos" que costumam existir na nossa Liga.

No derby da capital, a iniciar a jornada, os encarnados foram ao reduto do leão vencer com inteira justiça, mostrando que ainda estão vivos. Uma vitória por dois golos sem resposta que teve como principal beneficiário neste momento o F.C. Porto que vencendo o derby da cidade Invicta frente ao Boavista pelo mesmo resultado que o Benfica bateu os leões, cimentou a liderança.

Parece mais que evidente que o título será disputado entre os três grandes, para não fugir à regra, sendo que esta época os três perderão muito menos pontos do que em épocas anteriores. O Sporting tem neste momento a desvantagem de já ter feito os dois jogos com os rivais em casa e não ter ganho nenhum dos jogos. O Benfica tem a vantagem de, na 2ª volta, receber na Luz dragões e leões.

Entretanto o Braga, agora orientado por Rogério Gonçalves, vai aparentando ser mais consistente com este novo treinador e obteve a sua terceira vitória consecutiva. Continua à frente do Benfica, embora os encarnados ainda tenham menos uma partida disputada. A Académica acabou por ficar mais próxima dos lugares de descida, num jogo com muitos golos mas nem sempre bem disputado.

Na luta pela Europa, aparentemente os 3 grandes e o Braga estarão nas primeiras posições, sobrando o 5º posto e eventualmente o 6º posto, caso a Taça não provoque surpresas de maior. E nessas posições vão agora os dois emblemas madeirenses. O Maritimo, fruto de uma recuperação fantástica (venceu 4 dos últimos 6 jogos), igualou o rival da ilha, derrotado na Amadora por um Estrela que começa a jogar bom futebol e que saiu finalmente dos lugares de descida. A apenas um ponto dos insulares surge a U. Leiria que não conseguiu bater em casa o sempre difícil Paços de Ferreira, precisamente o oitavo classificado.

Em águas calmas mas a perder fulgor, com 16 pontos, surge a Naval 1º de Maio, aparentemente pior depois da saída de Rogério Gonçalves para o Braga. Veremos a próxima jornada em que receberá o Benfica se a crise de resultados se mantém.

Mais abaixo um pouco e já a dois pontos da Naval surge o Belenenses, equipa capaz do 8 ou 80. Desta feita foi a Aveiro conquistar 3 preciosos pontos, que ajudaram a equipa a dar o salto para águas mais descansadas e atirou o Beira Mar para a última posição da classificação. Carvalhal não entrou nada bem no comando da equipa e ainda não conheceu o doce sabor da vitória...
Segue ao Belenenses a Académica, e numa posição impensável no início da época (12º) surge o Boavista de Jaime Pacheco, a fazer lembrar a desgraça vitoriana da época passada. Os axadrezados não jogam bom futebol, não pontuam e afundam-se na tabela classificativa. Já só estão 4 pontos acima da linha de água...
Destaque para a equipa do Aves, mesmo ainda em lugares de descida, bateu a complicada Naval e apenas está a 1 ponto do Vitória de Setúbal, um histórico que na minha opinião terá esta época dificuldades em manter-se na Liga principal.

Na próxima jornada os três grandes terão saídas de risco. Enquanto o campeão nacional se desloca à Madeira para defrontar o complicado Nacional da Madeira, o Benfica irá à Figueira da Foz e o Sporting viajará para Setúbal, num encontro tradicionalmente complicado.

Destaque também para o Belenenses-Braga e para um escaldante Boavista-Beira Mar, onde ambas as equipas têm de vencer...

Na lista dos melhores marcadores, Hélder Postiga voltou a marcar e cimentou a liderança da mesma com 8 golos apontados, seguido de Quaresma, Ney, Ronny e Linz, todos com 5.

Sem comentários: