sábado, dezembro 16, 2006

Futebol Feminino XXXVI


Europeu de 2009 na Finlândia(Qualificação)
Já são conhecidos os grupos de apuramento para o Europeu que pela primeira vez terá 12 equipas. Apuram-se os seis primeiros. Os segundos de cada grupo mais os quatro melhores terceiros vão depois disputar um play-off a duas mãos

Grupo 1: Inglaterra, R. Checa, Espanha, Bielo-Rússia, Irlanda do Norte
Grupo 2: Suécia, Itália, Hungria, R. Irlanda, Roménia
Grupo 3: França, Islândia, Sérvia, Grécia, Eslovénia
Grupo 4: Alemanha, Holanda, Suiça, Bélgica, País de Gales
Grupo 5: Dinamarca, Ucrânia, Escócia, Portugal, Eslováquia
Grupo 6: Noruega, Rússia, Polónia, Áustria, Israel

Análise aos grupos:
Grupo 1:
A Inglaterra é clara favorita, mas terá que se precaver da ameaça que representa a R. Checa. Apesar de estarem em crescimento as outras equipas não deverão ser grande obstáculo, embora se espere um pouco mais da Espanha.
Reacção de Hope Powell(selecionadora Inglesa) ao site da Uefa: “ Estou contente. Parece-me interessante fazer esta qualificação, quando nos temos que preparar para o Mundial, a concentração terá que ser elevada. A R. Checa e a Espanha são potenciais problemas.”

Grupo 2: A Suécia é super favorita para este grupo e apenas a Itália lhe poderá causar algumas dificuldades.

Grupo 3: França é favorita, mas a Islândia pode muito bem morder-lhes os calcanhares e quem sabe surpreender.

Grupo 4: Não há duvidas quanto à grande candidata, Alemanha, pois claro. Contudo este é um grupo interessante com a presença da Holanda e Suiça, que devem discutir entre si o segundo lugar.

Grupo 5(Portugal): A Dinamarca é claramente favorita, quer pelo seu historial, quer pela sua mais valia, e não vai ter certamente dificuldades em se apurar. Portugal não pode ter grandes expectativas (se nada mudar até lá) apesar de estar naquele que talvez seja o grupo mais fácil. Das equipas que compõem o grupo apenas a Eslováquia será “acessível” para Portugal, mas atenção que este país tem apostado muito e contrariamente a Portugal que parece estar a estagnar se não mesmo a retroceder, as Eslovacas estão a evoluir. Esta selecção veio do apuramento preliminar. O primeiro jogo de Portugal será a 27 de Outubro na Dinamarca.
Veja a reacção do Seleccionador Nacional ao sorteio aqui.

Grupo 6: A Noruega parte como favorita, mas a evolução demonstrada pela Rússia coloca-as já num patamar muito próximo das Escandinavas. Vai ser um grupo disputado.

Selecção Nacional
A selecção nacional feminina que esteve em estágio dos dias 11 a 13 de Dezembro. No dia 12 as jogadoras deslocaram-se ao Serviço de Pediatria do Hospital Amadora-Sintra numa acção de solidariedade, que contou com a distribuição de presentes. Mais informações aqui.


Portugal
O Campeonato parou uma vez mais, desta feita para dar lugar à 2ª eliminatória da Taça de Portugal. Infelizmente não tive acesso aos resultados, visto que até ao momento ainda não foram divulgados onde de direito, no site da Federação Portuguesa de Futebol. Ainda assim de referir que agora já são colocados os resultados dos campeonatos nacionais no referido site.

Único resultado que conheço:
Albergaria – Capa do Povo de Martim 4-3

Este fim-de-semana regressa o campeonato com um apetecido Boavista – 1ª Dezembro

Próxima Jornada -10 – 17/12/06
Fonte Boa – Murtoense
Escola – Várzea
Boavista – 1º Dezembro

Futebol Feminino Português na net:
Futebol Clube de Avintes – http://fcavintesfeminino.no.sapo.pt/index.htm


Alemanha
(Frauen-Bundesliga)10ª Jornada

Bayern München - Turbine Potsdam 1-1
Duisburg - Crailsheim 2-0
Heike Rheine - Hamburger 2-1
FFC Frankfurt - Bad Neuenahr 2-1
Wolfsburg - Brauweiler Pulheim 2-0
Freiburg - Essen-Schönebeck 2-1

Duisburg e FFC Frankfurt continuam a sua luta pelo primeiro lugar. O Duisburg não teve grandes dificuldades para vencer o Crailsheim. No jogo grande da jornada o FFC Frankfurt(2º) recebeu o Bad Neuenahr(3º) e passou no teste. Perante 1030 espectadores Kerstin Garefrekes colocou as da casa em vantagem logo no 1’ de jogo. Célia Okoyino da Mbabi empatou aos 63’.Aos 76’ a pequenina Sandra Smisek fez o 2-1 final.
A surpresa da jornada foi a derrota do Essen-Schönebeck(3º) no terreno do Freiburg(10º). A equipa forasteira até esteve em vantagem com mais um golo de Cherline Hartmann, mas o Freiburg empatou ainda na primeira parte por Kury. A surpresa ganhou forma aos 90’ com o golo Maier.
A desiludir continua o Turbine Potsdam que não foi além de um empate no terreno do Bayern.

Melhores Marcadoras:
12 golos: Célia Okoyino da Mbabi (Bad Neuenahr)
11 golos: Birgit Prinz (Frankfurt), Charline Hartmann (Essen)
9 golos: Fatmire Bajmaraj (Duisburg) e Anna Bornhoff (Crailsheim), Simone Laudehr(Duisburg)


Inglaterra
(Women’s Premier League)
Doncaster - Birmingham 0-2
Sunderland - Cardiff 2-0

FA Premier League Cup(Meias Finais)
Arsenal
– Chelsea 4-1
Charlton – Leeds 2-2(3-4 gp)

O Arsenal não teve dificuldades para vencer o rival citadino Chelsea. Contrariamente ao jogo masculino que se realizou à mesma hora, o Arsenal não teve dificuldades. Julie Fleeting foi a estrela do jogo ao marcar um hat trick. O outro golo do Arsenal foi de Ciara Grant enquanto Ellen White marcou o golo do Chelsea.
Mais emocionante foi o jogo no Gravesend. As Addicks eram favoritas mas o Leeds provou que só isso não chega. Lucy Ward fez o 1-0 e ainda na primeira parte Gemma Ritchie fez o 1-1. O Charlton voltou a colocar-se em vantagem por Natasha Dowie, mas o Leeds voltou a empatar por Nicole Emmanuel. Nas grandes penalidades Nicole Emmanuel marcou o golo da vitória do Leeds United.
A final vai ser a reedição da final da época passada. O Arsenal é claramente favorito, mas certamente o Leeds quererá vingar a derrota de 5-0 na final da época passada.

França
(Feminine Division 1) – 11ª Jornada

Toulouse - CNFE 1-2
Condé - Juvisy (16 de Dezembro)
Hénin-Beaumont - Soyaux 2-3
Lyon - Compiègne 11-0
Paris SG - St-Brieuc 1-2
La Roche - Montpellier 0-4

Melhore Marcadora:
18 golos: Sandrine Bretigny (Lyon)

Espanha
(Superliga) – 12ª Jornada

Sporting - Torrejón 0-2
Athletic - Rayo Vallecano 4-0
Espanyol - At. Madrid F. 3-0
Puebla - Lagunak 1-0
Real Sociedad - Barcelona 2-1
Sevilla - Levante 2-0
T. Alcaine - Oviedo Moderno 2-1

Melhores Marcadoras:
17 golos: Adriana(Espanyol)
14 golos: Auxi(Sevilha)


Breves:
- A Coreia do Norte manteve o título Asiático ao vencer o Japão por 4-2 nas grandes penalidades. A China ficou em terceiro lugar.
- Asker(Noruega) – A equipa Norueguesa que foi despromovida por problemas foi campeã na 2ª Divisão e regressou ao campeonato principal. A equipa não perdeu tempo e já assegurou Katrine Pedersen, capitã da selecção da Dinamarca, ex- Djurgarden.
- Umea(Suécia) – Chegou finalmente ao fim a novela Marta. A jogadora Brasileira renovou o contrato com o Umea, devendo receber 5000 Euros por mês. A principal candidata a vencer o prémio de melhor jogadora do Mundo recusou uma proposta do Linköpings que era superior à do Umea.
-Umea(Suécia)- a também Brasileira Elaine renovou com o clube. Pensava-se que o Umea não estava interessado em renovar, mas a saída de Anne Makinen fez alterar os interesses do clube.
- Suécia – Na próxima época vai realizar-se a primeira supertaça do futebol feminino. O jogo vai opor o campeão Umea e o vencedor da Taça, o Linlöpings.
- Eurosport – O canal desportivo comprou os direitos televisivos da final da Uefa Women’s Cup. Aquele canal vai assim transmitir as duas mão da final entre Umea e Arsenal.

Até para a semana

Sem comentários: