sexta-feira, dezembro 29, 2006

É tempo de recordar...

Esta nova rúbrica, que iniciámos no dia 25 deste mês, dia de Natal portanto, vem dar a todos os adeptos de futebol, uma hipótese de recordar alguns jogos. Importantes para uns, para outros menos importantes, mas no fundo pretende reavivar boas memórias futebolisticas, para quem só ouviu falar do resultado ou para quem quer recordar bons momentos de grande futebol, ou conhecer jogadores e equipas de quem só tinha ouvido falar.


Para hoje temos um jogo da melhor equipa de sempre do Leeds United. Aquela que desde 1967 a 1975 teve o seguinte desempenho:

- 2 vezes Campeão de Inglaterra (1969 e 74).
- Ficou na segunda posição em três anos seguidos (1970, 1971 e 1972).
- Venceu uma Taça FA (1972) e perdeu 2 outras finais da mesma Taça (1970 e 1973).
- Venceu uma Taça da Liga (1968).
- Venceu uma Taça Charity Shield (1969) e perdeu uma final da mesma (1974)
- Venceu duas Taças das Cidades Com Feira (antecessora da Taça UEFA) (1968 e 1971), perdendo uma final da mesma em 1967.
- Finalista vencido da Taça Campeões Europeus (1975).
- Finalista vencido da Taça Vencedores das Taças (1973).

Num total, em 8 anos, de: 11 finais, das quais 5 foram europeias onde disputou os três trofeus europeus de então. Ganhou apenas 5 dessas 11 finais, a que se juntam os 2 titulos de Campeão Inglês.
O Leeds tinha nas suas fileiras jogadores como Allan Clarke, Hunter e Jack Charlton (irmão de Bobby Charlton), Giles, Bobby Collins e o grande-pequeno jogador Billy Bremner, que é a maior figura de sempre do Leeds United.

Billy Bremner, era escocês, e assinou pelo United em 1959, depois de ser recusado pelo Arsenal e Chelsea... por ser muito pequeno, e aí ficou até 1976, jogando 772 partidas pelo United de Leeds, tendo sido capitão desde 1966.

Foi votado, pelos adeptos do Leeds United, como o melhor jogador de sempre do clube, e é ainda referencia da tabela dos maiores desportistas de sempre na Escócia (Scotish Sports Hall Of Fame).

Bremner, tem uma estatua, à entrada do Estádio Elland Road, onde passou os melhores momentos da sua brilhante carreira. Em pé com os dois braços estendidos para cima, como se a comemorar uma vitoria estivesse, ficou assim imortalizada como a sua imagem de marca.

Corria então o ano de 1972, a 4 de Março, Elland Road serviu um dos jogos mais memoráveis, de sempre, para os adeptos da casa (segundo um site oficial de adeptos do United). Os Saints (Southampton) tiveram uma das maiores derrotas da sua história, num jogo que pecou por escasso o resultado, tal a diferença entre as duas equipas nesse dia.

"Barry Davies who on Match Of The Day commentated, on one of the most repeated open play sequences ever seen on the programme. "To say that Leeds are playing with Southampton is the understatement of the season, poor old Sothampton just don't know what day it is. Every man jack of this Leeds side is now turning it on, it's almost cruel". On the 4th of March 1972 Leeds beat Sothampton 7-0 at Elland Road. It wasn't just the score, but the way Leeds achieved this win, that makes it so memorable."

[In wafll.com]

Realço apenas, (e em português), "não foi apenas pelo resultado (7-0), mas a maneira como foi alcançada a vitória, que o torna memorável", mas vejam por vocês, e oiçam os olés... (Bremner é o nº4)...

Sem comentários: