terça-feira, dezembro 05, 2006

Análise Atacante - Série A italiana


O fim-de-semana em Itália trouxe mais dez jogos que somaram 21 golos, repartidos por Sábado e Domingo.
No Sábado o Inter defrontou o Siena no Giuseppe Meazza, sabendo que qualquer que fosse o desfecho, o primeiro lugar continuaria a ser seu. No final do jogo, não só conseguiu cimentar a sua posição, como também conseguiu colocar alguma pressão nos seus adversários, que ficaram obrigados a pontuar para não se afastarem. Um golo de Burdisso aos 11’ e outro de Crespo aos 54’ fizeram o resultado final, sendo que Júlio César ainda teve de defender um penalti para ajudar a sua equipa a permanecer em vantagem, aos 49’ de jogo. Figo começou no banco, mas entrou para o lugar de Crespo aos 78’. A Roma, face ao resultado do seu adversário de Milão, conseguiu uma suada vitória frente à Atalanta, depois de estar a perder dos 19’, com golo de Zampagna, até aos 52’, altura em que Totti transformou uma grande penalidade. O encontro ficou marcado negativamente dado que a reviravolta no marcador foi obtida na transformação de outra grande penalidade, novamente pelo seu guru, Francesco Totti, que com estes dois golos chegou-se à frente na tabela dos melhores marcadores.
Já no Domingo o Milan não foi além de novo empate, desta vez frente ao penúltimo, na deslocação a Cagliari. Parece que o desmaio de Berlusconi afectou toda a equipa, ou então foi mesmo gerado pelas fracas prestações dos rossoneri. Gilardino inaugurou o marcador já na segunda parte, aos 49’, Suazo empatou aos 54. Capone virou o resultado para 2-1 favorável aos do Sant’Elia e Borriello fechou a contagem, selando o resultado no empate a duas bolas. O árbitro Christian Brighi ainda expulsou Pirlo aos 76’.
Na recepção à Lazio, a Fiorentina fez 23 pontos, fruto da vitória por uma bola a zero, com mais um golo de quem…Luca Toni, claro! 15 minutos bastaram para marcar um golo que veio a registar-se como suficiente para conquistar a vitória para a sua equipa.
Pelo mesmo resultado o Torino bateu o Empoli no estádio Olímpico, com um golo a fechar, aos 89’, por Comotto.
Na deslocação a Livorno e ao estádio Armando Picchi, o Chievo surpreendeu os da casa com duas bolas sem resposta. O carrasco chamou-se Obinna que, aos 72 e 79’ resolveu a partida.Com o mesmo resultado do jogo anterior, a Sampdória deslocou-se a Messina, arrancando uma vitória que o fez ultrapassar o seu adversário na classificação. Os golos foram obtidos aos 20 e nos descontos finais, aos 93’, com golos de Franceschini e Quagliarella, respectivamente. No San Filippo, Zanchi foi expulso aos 86’, ainda o resultado estava 0-1.
O único jogo sem golos foi o que colocou frente-a-frente Parma e Palermo. Se por um lado o Palermo parece querer abandonar os lugares cimeiros, deixando-se distanciar dos líderes, o Parma de Fernando Couto, parece não querer abandonar a situação inversa, ou seja, os últimos lugares.
Um empate também, mas desta vez a uma bola, foi o que se registou no Udinese – Reggina. A última classificada, Reggina, esteve a ganhar no Friuli 35’ minutos até que, aos 70’, Iaquinta estabeleceu o empate para os da casa, ficando a pertencer ao grupo de equipas que somam 17 pontos. A Reggina é cada vez mais última, somando apenas 2 pontos.
O Ascoli, que partia em igualdade pontual com a Fiorentina para esta jornada, ficou abandonado no penúltimo lugar, já que não foi para além de um empate em sua casa frente à grande surpresa Catania, que ainda consegue seguir num brilhante 5º lugar. A vitória parecia que iria surgir aos da casa, já que a vantagem ao intervalo era de duas bolas a zero, com golos de Bjelanovic aos 11 e 39’. Porém, na segunda parte, Stovini e Spinesi aos 58 e 84’, respectivamente, conseguiram evitar a derrota.
Na série B a juventus segue em 2º lugar a um ponto do líder, Nápoles, fruto de um empate em Génova a uma bola.

A título de curiosidade e para vossa interpretação, deixo aqui as assistências dos jogos desta jornada, de um campeonato que forma campeões do mundo, que está na linha da frente em termos de títulos, historial e sucesso fora de portas, nomeadamente na Europa, e que é um “viveiro” e uma referência a nível táctico para treinadores e jogadores:
Inter-Siena: 42.299 espectadores;
Roma-Atalanta: 33.745 espectadores;
Cagliari-Milan: 20.000 espectadores;
Fiorentina-Lázio: 30.178 espectadores;
Livorno-Chievo: 7.000 espectadores;
Messina-Sampdoria: 10.000 espectadores;
Parma-Palermo: 14.173 espectadores;
Torino-Empoli: 22.662 espectadores;
Udinese-Reggina: 14.454 espectadores;
Ascoli-Catania: 7.196 espectadores.

A classificação no final da décima quarta jornada da série A italiana, segue assim ordenada:



A lista dos melhores marcadores continua extremamente equilibrada, e desta forma ordenada:



Sem comentários: