sexta-feira, agosto 11, 2006

Análise Atacante do Torneio Colombino



Três jogos com equipas espanholas e outras tantas vitórias, dão bem mostras da boa forma leonina neste início de época. O Sporting teve o seu primeiro jogo no torneio Colombino com o Sevilha, actual vencedor da Taça UEFA. Os organizadores do torneio admitiram que este jogo seria uma final antecipada e de facto foi o que sucedeu. No primeiro jogo o Recreativo de Huelva bateu o Bolton por 3-2 num fraco espectáculo de futebol.
Já o jogo entre Sporting e Sevilha teve emotividade e alguns momentos de bom futebol. O Sporting entrou mal no jogo e logo aos 8 minutos Kanuté faz o 1-0 para o Sevilha. O jogo foi muito complicado para o Sporting na primeira parte que só por Liedson podia ter chegado ao golo.
A segunda parte foi totalmente diferente e o Sporting chega ao empate por Moutinho (belo golo) e de seguida Liedson marca o seu primeiro golo na pré-temporada. O Sevilha não desarma e numa má saída de Ricardo (já no primeiro golo tinha tido culpa), o avançado sevilhano bisa e deixa tudo empatado. Só uma arrancada de Miguel Garcia(!) abana o jogo e é sobre ele que é cometida a grande penalidade. Liedson na recarga faz o 3-2. Tempo ainda para Djaló mostrar serviço e numa jogada de insistência fazer o resultado final, 4-2 para os Leões.
Para a atribuição dos 3.º e 4.º lugar o Sevilha venceu o Bolton por 3-0 com três golos do ex-Porto Luís Fabiano!
Depois desta vitória e face ao fraco jogo do Recreativo, todos pensamos que na final o Sporting iria vencer. Não nos enganamos! De facto, na final o Sporting entrou “morno”, quiçá com o pensamento nessas facilidades, mas com uma estrutura mais fechada os golos e oportunidades acabaram por surgir. O sueco Farnerud abriu o activo, para Ronny (finalmente acertou um livre após tantas tentativas! J) marcar o segundo. Destaque aqui para Romagnoli que de fez um bom jogo e para Miguel Veloso a dizer que podem contar com ele. Pode ser ele o central que o Sporting tanto precisa!
Já com o ataque refrescado, Liedson fechou as contas e marcou o 3-0 final.
Destaque para duas jogadas de dúvida, uma na área do Sporting a dar ideia de penalty e um golo anulado a Liedson, a deixar muitas dúvidas.
No geral o Sporting venceu este torneio com total mérito e faz história, pois foi a primeira equipa portuguesa a vencer o prestigiado torneio. Antes dos leões, já haviam estado em Huelva o Benfica (finalista derrotado nas duas edições em que esteve presente – 1987, frente ao Recreativo, e em 1992, diante do Chile); o V. Setúbal, em 1967 (quedou-se em 3º); e o Belenenses (em 1966, ficou no quarto e último lugar).

Algumas declarações leoninas:

Yannick Djaló, avançado do Sporting que marcou o quarto golo na vitória sobre o Sevilha e tem sido um dos destaques da pré-temporada: «Com a ajuda de todos, é mais fácil as coisas correrem-me bem. Fico contente quando recebo elogios. Estou com muita vontade de continuar a trabalhar para os nossos objectivos desta época. Tento sempre jogar para ganhar e espero sempre mais.»

Custódio, capitão do Sporting, comentou assim os elogios rasgados ao departamento de formação que o técnico Carlos Pereira fez no final da vitória sobre o Sevilha: «É verdade que o departamento de formação tem vindo a trabalhar muito bem e isso é bom para o clube. O Yannick e o Veloso, entre outros, são grandes jogadores e podem lutar por uma vaga na equipa. Têm ambos um grande futuro»

É verdade que no campeonato estamos com zero pontos, ainda faltam duas semanas para o início da competição, mas para já, sabe muito bem ver esta equipa conquistar troféus, sejam eles na pré-época ou em plena competição!
Ganhar tem de ser sempre o nosso caminho!

Sem comentários: