sábado, agosto 26, 2006

A Estreia do Campeão


Local: Porto
Estádio: Dragão
Público: 40.728 Espectadores
Árbitro: Duarte Gomes

Depois de tanta espera, apesar de tudo com o Mundial pelo meio das férias, eis que finalmente regressou o nosso campeonato nacional, agora denominado Liga Bwin. E que melhor do que ser o Campeão Nacional a estreá-la?!
Na sua estreia oficial, Jesualdo Ferreira optou por não fazer grandes mudanças tácticas no conjunto portista, mantendo o 3-4-3, fazendo regressar Lucho Gonzalez e apostando em Tarik para a ala-esquerda do ataque dos Dragões.
Após os 10' iniciais, onde as duas formações acusaram aquele nervosismo natural do jogo de estreia, o FC Porto pegou definitivamente no jogo, remetendo a União de Leiria para o seu meio-campo, contudo face ao recuo do conjunto leiriense, tardavam a aparecer os espaços e soluções para levarem perigo à baliza de Bruno Vale.
No entanto, a equipa portista conta nas suas fileiras com jogadores de enorme qualidade como Anderson, Quaresma ou Lucho que a qualquer momento podem fazer a diferença. E foi isso mesmo que sucedeu...
Aos 20' Tarik teve uma jogada individual sobre dois defesas leirienses e cruzou com precisão para a entrada espectacular do "oportunista" Adriano, um verdadeiro ponta de lança. O FC Porto colocava-se em vantagem logo na 1ª oportunidade digna desse nome que criou e obviamente que o mais difícil estava feito.
Quem julgava que a União de Leiria se iría adiantar um pouco no terreno e procurar a igualdade, rapidamente se apercebeu que tal não sucedería.
Assim, os Dragões continuaram a mandar no jogo e desfrutaram de alguns lances para elevar a contagem, contudo apenas aos 44' o conseguiu e, uma vez mais, através de um lance individual, este protagonizado por Ricardo Quaresma, que tal como Adriano foi dedicar o tento a Vítor Baía.
Na 2ª parte o ritmo do jogo ainda baixou mais, tornando o jogo algo monótono, contudo, o domínio portista nunca foi posto em causa e foi com alguma surpresa que os leirienses chegaram ao seu golo.Tal aconteceu aos 68' num lance de Sougou, que aproveitou bem a hesitação de Pepe.
Daí em diante, o FC Porto voltou à carga e nunca mais a União de Leiria chegou a assustar a baliza de Helton. Até ao final ainda houve tempo para Bruno Vale efectuar a defesa da noite após um "tiro" de Raul Meireles e de Lisandro Lopez cabecear uma bola à trave, falhando assim a oportunidade de alargar a vantagem portista, que traduziría melhor aquilo que se passou no relvado do Estádio do Dragão.

MELHOR EM CAMPO
Apesar de não ter feito um jogo enorme, Anderson foi o melhor jogador em campo, especialmente nos primeiros 45'. Foi ele quem pegou no jogo dos Dragões e que conseguiu criar mais desequilíbrios na defesa leiriense. Apagou-se um pouco na 2ª parte, contudo foi sempre dos mais esclarecidos. Tarik merece também uma nota de referência, pois fez um bom jogo, ficando na memória a jogada para o 1º golo.
Do lado da União de Leiria, Paulo Machado (jogador vinculado ao FC Porto) foi o seu melhor elemento.

O ÁRBITRO
Duarte Gomes
esteve em bom plano, sem grandes problemas para gerir o encontro. Merece uma nota positiva.

POSITIVO DO JOGO
- O regresso dos jogos ao Estádio do Dragão! Foi muito pouco e ainda não serviu para matar todas as saudades...
- Com apenas 18 anos, Anderson demonstra já uma maturidade fora do comum e ao contrário de Diego é um jogador com uma objectividade incrível. É um Craque!
- A estreia vitoriosa de Jesualdo Ferreira, apesar de me ter feito alguma confusão ver um "Benfiquista" no nosso banco e um Portista no lado contrário, sem pôr em causa o valor do Professor, como é óbvio...

NEGATIVO DO JOGO
- Ritmo lento do jogo portista.
- A atitude extremamente defensiva da União de Leiria, ainda por cima orientada por Domingos, um ex-avançado. Haja Paciência...
- O cansaço bem visível de Lucho Gonzalez.
- Para quando um «Capitão» com a mística e o simbolismo que sempre imperou no FC Porto?...

Sem comentários: