quinta-feira, agosto 31, 2006

Referências estrangeiras do nosso futebol: Téofilo Cubillas


Hoje tem inicio uma nova rubrica atacante. Todas as semanas vamos recordar referências estrangeiras que passaram pelo nosso país.
Vamos começar com uma das primeiras referências estrangeiras do nosso futebol: Teófilo Cubillas. Um dos melhores jogadores sul-americanos da sua geração, que representou o F.C. Porto durante duas épocas e meia, onde passeou a sua classe pelos estádios portugueses.

A sua carreira assemelha-se muito às histórias de muitos outros craques. Começou a jogar futebol nas ruas de Puente Piedra, nos subúrbios de Lima, onde nasceu. Realizou os seus primeiros jogos aos 14 anos, e o seu faro para o golo chamou logo a atenção dos responsáveis pela equipa principal do Alianza Lima.
Estreou-se na equipa sénior aos 16 anos, e Perico Leon, seu companheiro no ataque do Alianza, apelidou-o de “El Nene” – O Bebé. No final da temporada, com ainda 17 anos, o seu potente remate e finalização instintiva valeu-lhe o título de goleador mor da liga peruana.
O seu talento não passou despercebido ao seleccionador peruano, Waldir Pereira, “Didi”, campeão do mundo em 1958 pelo Brasil; Cubillas estreou-se pela selecção da famosa camisa branca com lista vermelha diagonal a 17 de Julho de 1968, numa eliminatória de qualificação para o campeonato do mundo de 1970.

No mundial de 1970, realizado no México, Cubillas, juntamente com Hector Chumpitaz, Alberto Gallardo e Hugo Sotil, liderou uma selecção até os quartos de final, onde foram derrotados pelos brasileiros, futuros tri-campeões do mundo, por 4-2, num jogo épico. O jovem Teófilo, com pouco mais de 20 anos, foi uma das revelações do torneio com cinco golos.
Em 1972, foi escolhido o melhor jogador sul-americano, à frente de jogadores, como Pele, Jairzinho e Perfumo.


Na época 73/74, tentou a sua sorte na Europa. Teve 6 meses no Bassel, da Suiça, e a meio dessa época transferiu-se para o F.C. Porto, mas curiosamente havia sido pretendido pelo……Sporting. O peruano fez questão de vir conhecer primeiro o Porto antes de assinar. Chegou à cidade invicta no dia 4 de Dezembro de 1973, assumindo-se, desde logo, como um caso fulgurante de popularidade, pois uma multidão acolheu-o junto à sede do clube, na Avenida dos Aliados.
O seu primeiro golo ao serviço da turma azul e branca aconteceu, algures em Fevereiro de 74, em Aveiro. Pouco depois, teve o seu primeiro “confronto” com Eusébio, no estádio das Antas. Cubillas, após uma jogada genial de Abel, marca o golo da vitória, dando os dois pontos à sua equipa, numa partida que terminou com o resultado de 2-1 e em que o público transbordou das bancadas para o relvado.
Abandonou o F.C. Porto no final da época 75/76, depois de disputar 117 jogos e marcar 45 golos. Acabou, contudo, por ter azar em um aspecto: não conquistou nenhum título ao serviço do F.C. Porto; o clube estava numa travessia no deserto, que durou até 1978.
Voltou para o seu Alianza Lima, onde foi fulcral na conquista dos títulos peruanos de 1977 e 1978.


No regresso do seu Peru aos mundiais, em 1978, na Argentina, marcou novamente cinco golos, aliás, foi o segundo melhor marcador do torneio, e ajudou a sua selecção a chegar à segunda fase.
Em 1979, aceitou um novo desafio na sua vida e foi jogar no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos. Actuou no campeonato americano durante cinco épocas, marcando 59 golos.
Pendurou as chuteiras aos 37 anos, no entanto um ano depois voltou a calçá-las, até aos 40 anos, para ajudar o seu Alianza Lima, cuja equipa principal havia falecido num desastre aéreo.
Foi adjunto de Paulo Autuori na selecção do seu país na fase de qualificação para o último mundial e, mais tarde, já durante a fase final do torneio, fez parte do grupo de estudos técnicos da FIFA, que tinha como missão, entre outras coisas, eleger, em cada jogo, o melhor jogador em campo.


Cubillas, o melhor jogador peruano de todos os tempos, é uma autêntica lenda do desporto rei: 81 vezes internacional pela selecção do seu país, marcou 26 golos ao serviço desta. Venceu uma copa América e participou em três mundiais, 70, 78, 82, onde marcou 10 golos e está entre 10 melhores marcadores em fases finais da competição. Recentemente, foi nomeado por Pele para a lista da FIFA dos 100 melhores jogadores ainda vivos.

"...Teófilo Cubillas, que foi simplesmente o melhor jogador que vestiu a camisola do F. C. Porto e autor daquele que foi o melhor golo que alguma vez vi num estádio de futebol...".

Miguel Sousa Tavares, in A Bola 18/7/2006


Nome: Teófilo Cubillas
Data de nascimento: 08/03/1949
Naturalidade: Lima
Nacionalidade: Peruana
Posição: Centro-campista
Clubes que representou: Alianza Lima, Bassel, F.C. Porto e Fort Lauderdale

Palmarés:
4 Títulos peruanos
1 Copa América
Melhor Jogador do Ano na América do Sul 1972
Melhor Médio do Ano na Liga Americana 1981
Bota de Prata do Campeonato do Mundo Argentina 1978 por ser segundo melhor marcador
Duas vezes melhor marcador da Liga peruana

Sem comentários: