sábado, agosto 26, 2006

Futebol Feminino XX


Portugal
Já se realizou o sorteio do Campeonato Nacional de Futebol Feminino da 1ª divisão. Assim as seguintes equipas integram a 1ª divisão:
- Várzea
- Boavista
- Murtoense
- Fonte Boa
- 1º Dezembro(Campeão)
- Escola

1ª Jornada – 10/9/06
Várzea – Murtoense
Fonte Boa – 1º Dezembro
Escola – Boavista

Suécia
Damallsvenskan (14ª jornada)
MalmöBällinge 1-0
ÖrebroLinköpings 1-2
DjurgardenHammarby 5-1
UmeaJitex 6-3
QBIKSunnana 1-3
Kopparbergs/GöteborgMallbackens 3-3

Num jogo cheio de golos o Umea voltou à boa forma ofensiva, mas revelou lacunas defensivas frente ao modesto Jitex. Em 13 jogos a equipa tinha sofrido apenas 5 golos e num só jogo e logo contra o antepenúltimo sofre 3. Hanna Ljungberg e Malin Moström bisaram. No Slottskogsvallen existiu emoção do princípio ao fim do jogo. A equipa da casa, o Kopparbergs/Göteborg colocou-se em vantagem por Lotta Schelin(quem mais podia ser?), mas a equipa forasteira empatou por Kristin Ek. Sara Línden fez o 2-1, mas Maja Johansson empatou 2-2. Aos 86’ o Mallbackens colocou-se a vencer 2-3 graças a um golo de Linda Ranström. Parecia decidido o jogo e eis que uma vez mais surge a capitã Lotta Schelin aos 89’. Lotta está em grande, visto estar na luta pelo troféu de melhor marcadora, mas acima de tudo porque os seus golos têm sido fundamentais para a equipa, especialmente os vários que já marcou nos minutos finais. Bom resultado para o Mallbackens na fuga à despromoção e mais um péssimo resultado para a equipa de Gotemburgo.
Na tabela tudo na mesma com a goleada do Djurgarden e com as vitórias do Linköpings e do Malmö. O Linköpings está mesmo a ser a grande sensação do campeonato.

Melhor Marcadora
15 golos – Marta(Umea IK)
13 golos – Lotta Schelin (Kopparbergs/Göteborg)
12 golos - Asthildur Helgadottir(Malmö)
10 golos – Sara Johansson(Hammarby)

Outras notícias do Damallsvenskan
- O Umea IK pode vir a perder pontos ou ser multado, ou até ambos por ter permitido uma manifestação política no seu estádio durante o intervalo do último jogo.
- O Kopparbergs/Göteborg está a estudar uma parceria com o clube Norte-americano FC Indiana;
- São cada vez mais os rumores do regresso de uma liga profissional de futebol feminino nos Estados Unidos, o que está criar alguma apreensão nos campeonatos Europeus que receiam perder as suas melhores jogadoras. Em entrevista ao Gotebörgs- Posten a capitã do Kopparbergs/Göteborg, Lotta Schelin admitiu a possibilidade de ingressar nessa futura liga assim lhe apareça um convite.


Uefa Women’s Cup
O Umea, grande candidato a par do FFC Frankfurt e Turbine Potsdam a vencer a competição, ameaçou desistir da mesma se o seu piso sintético voltar a não ser aprovado para as competições europeias. A equipa vai participar na segunda fase de grupos, que se realiza em Oslo na Noruega, mas se a equipa passar aos quartos de final e não lhe for permitido jogar em casa é possível a desistência. O Presidente do clube diz que a equipa não pode voltar a ter os prejuízos da época anterior devido à falta de receitas dos jogos em casa.

Estados Unidos da América
Women’s Premier Soccer League
As Long Island Fury venceram a prova depois de derrotarem na final o Rivers Citties por 1-0. O terceiro lugar foi para o Ajax que venceu o jogo de consolação desta final four de 2006.


W-League
As Vancouver Whitecaps venceram a liga pela segunda vez em três anos. Na final perante 4 218 espectadores venceram as Ottawa Fury por 3-0.

Atenção que estas ligas são ligas paralelas, não é uma 1ª divisão e uma 2ª divisão, mas sim duas ligas distintas.

Sem comentários: