sábado, agosto 12, 2006

Clubes Atacantes - Yabra Kulture


Yabra Kulture

O Belize é um pequeno país da América Central, limitado a norte pelo México, a leste pelo Golfo das Honduras e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua capital é Belmopan.
Até 1973, o território era designado por Honduras Britânicas.

Quando pela primeira vez os europeus chegaram a estas latitudes, a região era habitada pelos Maias. Em 1600 chegaram os ingleses (os espanhois, por incrivel que pareça nunca se interessaram muito por este pedaço de terra) que ai fundaram a sua única colónia da América Central. Em 1968, os EUA “obrigaram” os Britânicos e os Guatemaltecos a reconhecer a independencia do Belize, o que só se conseguiu em 1981. Já a Guatemala só reconheceu a independencia dos vizinhos em 1992.
A Associação Nacional de Futebol do Belize, foi fundada em 1980 e foi aceite na FIFA, CONCACAF e UNCAF em 1986. A ANFB continuou assim designada até 2001, ano em que mudaram para Federação de Futebol do Belize.

O Yabra Kulture, foi fundado em 14 de Junho de 1983 por um grupo de britânicos que viviam no Belize.

O estádio onde jogam é o Marion Jones Sports Complex na cidade de Belize City e tem capacidade para 7.500 pessoas.

O primeiro nome do do clube foi Yabra Sporting Club e o primeiro jogo foi contra os ingleses do Southend United, o qual venceram por 2-0.

Foi na época de 1991/92 que pela primeira vez participaram no Campeonato Nacional do Belize, chegaram à final contra o La Victoria de Corozal perdendo apenas no último minuto por 2-3.

Três anos depois, mudaram o nome para Yabra Tropical.

O campeonato é disputado por oito equipas, com jogos a duas mãos, em que os quatro primeiros jogam um minicampeonato entre todos, a duas voltas com os dois primeiros a serem apurados para disputar a final, a fim de se decidir o campeão.
Os campeonatos de 1994, 1995 e 1996 foram muito maus e o clube esteve à beira da extinção. Graças à acção do treinador de então que trouxe novos jogadores o clube aguentou-se e fez um brilhante campeonato na época de 1996/97 acabando na terceira posição.
Em 1999/2000 mudaram novamente de nome, desta vez para o que ainda hoje mantêm, Yabra Kulture. E no ano seguinte, em 2000/01 fizeram um dos melhores campeonatos de sempre, tendo inclusivé conquistado o titulo.

O ano passado ficaram em sexto lugar, com 13 pontos em 14 jogos, e com apenas 3 vitorias e 16-21 em golos, não entrando assim no play-off para discussão de campeão.

Sem comentários: