segunda-feira, agosto 28, 2006

Análise Atacante - Liga Bwin

A primeira jornada da liga Bwin fica desde logo marcada pela polémica. Gil Vicente, Belenenses e até o Leixões mantêm a esperança em participar na principal competição de futebol profissional do nosso país. Há falta de uma posição clara ou de uma deliberação final sobre o caso conhecido como «Mateus», o mais sensato foi suspender os jogos em que participariam estas equipas. Assim sendo, a 1ª jornada começou “coxa”, com o desaparecimento de um jogo.
A primeira jornada começou na Sexta-feira com o FCP a receber o Leiria. No regresso a casa do treinador Domingos e de vários jogadores emprestados, os visitados bateram o União de Leiria por duas bolas a uma, fruto de uma primeira parte inspirada, forte e muito conseguida. Estreou-se bem Jesualdo Ferreira, mesmo utilizando o esquema táctico deixado pelo seu antecessor e entrosado pelos seus jogadores.
No sábado mais três jogos, com vantagem para os da casa. O Braga recebeu e venceu o Paços de Ferreira por duas bolas a uma, só conseguido nos descontos e após um auto golo de um defesa pacense. A equipa de Carvalhal está bem organizada e se tiver uma consistência defensiva capaz, João Pinto assumirá desde já o papel fulcral na equipa, municiando as alas perigosas de Wender e Maciel, colaborando com Cesinha na procura do Zé (do golo). Quanto ao Paços, apesar de ter ficado a jogar com dez elementos nunca baixou os braços dando grande réplica aos da casa. Ronny saiu do banco e precisou apenas de dois minutos para marcar um excelente golo.
No jogo entre os recém entrados Beira-Mar e Aves, os olhos estavam postos em Jardel. Os da casa começaram a perder logo aos dois minutos mas Super Mário empatou de cabeça ao seu estilo. Quantos golos iguais já vimos dele? O jogo foi equilibrado mas com alguma falta de qualidade, principalmente para os pupilos de Inácio que, apesar de também terem estado em vantagem numérica, entregaram sempre o domínio do jogo aos visitantes.
No jogo grande da jornada o Sporting recebeu e venceu o Boavista. Os visitantes entraram melhor no jogo e aos 17 minutos Zé Manel dá vantagem à sua equipa que, apesar de ter ficado órfã de treinador, soube sempre dar uma resposta capaz ao domínio sportinguista. Depois de 45 minutos a perder, Deivid salta do banco para resolver a partida, trabalhando bem a bola para o empate de Nani e cabeceando primorosamente para a vantagem. O Boavista ficou apático mas 9 jogadores tentaram contrariar a desvantagem, enquanto que William continuou, imagine-se, apático, proporcionando lances de calafrios para as redes boavisteiras e dando o frango da jornada no terceiro golo, marcado pelo inevitável Deivid. O mais inconformado dos visitantes, Zé Manel ainda conseguiu reduzir, mas já não havia tempo para mais. A polémica expulsão de retornado Ricardo Sousa (lembre-se que nos três jogos realizados no sábado houve outras tantas expulsões) instalou a polémica à arbitragem. Deivid esgotou os últimos cartuchos e, quando os adeptos pareciam começar a gostar dele foram surpreendidos com a sua venda para o futebol turco.
No Domingo, vitória da Naval 1º de Maio por duas bolas a zero frente ao Estrela da Amadora, que estreou o experiente Daúto Faquirá. A equipa da casa mostrou-se mais forte mas o plantel do Estrela está mais debilitado relativamente ao ano passado. De realçar os excelentes golos desta partida.
À noite, o derby da ilha deu a vitória caseira ao Marítimo por uma bola a zero. Este jogo foi bastante emotivo, bem mexido e demonstrou que a equipa da casa, apesar das dúvidas iniciais quanto à sua qualidade, pode dar uma resposta rápida e capaz quanto à permanência. Por seu lado, Carlos Brito começa mal a campanha e nota-se desde já a saída de Miguelito, apesar de ter entrado a dominar o jogo. Este encontro ficou ainda marcado por alguma polémica pela não validação de um suposto golo para os da casa, apesar da bola parecer ter passado para lá da linha de baliza.
Ontem realizou-se o último encontro desta primeira jornada, verificando-se um empate no final dos 90 minutos, num jogo onde o Setúbal, perfeitamente recuperado da derrota na Supertaça, deu mostras de ser a única equipa a querer ganhar o jogo. Manuel Machado começa mal, apesar de ter um plantel que pode não dar muita confiança.
Na lista dos melhores marcadores destaca-se Deivid com dois golos e Zé Manel com os mesmos e obtidos no mesmo jogo. A lista é extensa, mas já fizeram o gosto ao pé uma vez, os seguintes jogadores: Nandinho, Sougou, Nani, Zé Carlos, Ronny, Lito, Nei, Moukouri, Adriano, Quaresma, Jardel, Vasco Matos, Anilton, Hernâni e Hélder Barbosa.

Sem comentários: