segunda-feira, agosto 28, 2006

Mais um Coelho da cartola azul e branca


A saga de jogadores emprestados, provenientes do FC Porto, está para durar. Desta vez chegou Nuno Coelho, médio-centro de boa qualidade. Leiria sempre foi uma terra simpática e hospitaleira, disso ninguém tenha dúvidas. Mas será que estes turistas são uma mais valia? Do ponto de vista desportivo obviamente que sim, mas do ponto de vista financeiro (a médio e longo prazo) e social não parece que tragam muitas vantagens.

Da cidade do Lis saíram os melhores jogadores da equipa, rumo ao Porto. Em troca, o Leiria torna-se o clube satélite do gigante nacional (quem disse que as equipas B acabaram?), e acolhe diversos jovens jogadores, de inegavel mais-valia. Mas quando estes jogadores jovens, que naturalmente aspiram a regressar ao clube de origem, saírem no final da época, o que vai ser da turma leiriense? Será que o Leiria vai ter mais um jogador fantástico para vender ou colocar à troca? Um dia essa fonte irá secar...

Para sublinhar ainda mais o pseudo-acordo, chega ao clube Domingos Paciência, para treinar não só os jogadores vindos do Dragão, mas também os pertencentes ao Leiria.

Esta Sexta-Feira realizou-se o jogo de abertura da Bwin Liga, que opõs o campeão ao modesto Leiria. Foi um jogo estranho, parecia um treino. O que é certo é que temos de dar a mão à palmatória e admitir que o Paciência não esteve mal, pelo contrário: fez as alterações certas e colocou o Leiria a jogar de igual para igual com o detentor do título. O melhor da União pareceu-me Paulo Machado. Pena estar de passagem, pois no fim da época será um de muitos a abandonar o clube.

Num clube que tarda em estabelecer raízes fortes com a população/adeptos, esta parece não ser a política ideal para mudar a situação. A não ser que os adeptos do Porto se desloquem a Leiria para assistir aos jogos dos míudos...

No entanto, a política leiriense do Carpe Diem parece-me ter pernas para andar... esta época.

Sem comentários: