segunda-feira, agosto 21, 2006

Benfica vence II Torneio "Maçã de Alcobaça" em Sub-19



O Sport Lisboa e Benfica levou de vencida a equipa do Sporting Clube de Portugal na 2ª edição do torneio "Maçã de Alcobaça". Num fim-de-semana recheado de desporto em alcobaça (decorreu também o XVI Circuito de Ciclismo de São Bernardo), os sub-19 encarnados, com uma equipa renovada atingiram a final

De seguida, segue-se a versão do colega Nuno Santos (Radio Cister), que acompanhou todo o torneio, e que está publicada na nova página da Cister FM, que passa a previligiar e acompanhar diariamente o desporto alcobacense. Parabéns aos obreiros!

Neste terceiro dia de torneio o futebol começou cedo no Estádio Municipal de Alcobaça.

Ás 8:45 da manhã Ginásio de Alcobaça e U. Leiria definiram o 5º e 6º classificados no torneio. Venceu a U. Leiria por 4-1. No entanto, o desnível do resultado é algo enganador uma vez que os azuis de Alcobaça deram muito boa conta de si realizando uma boa primeira parte, durante a qual criaram dificuldades e oportunidades suficientes para poder eventualmente vencer o derby distrital.

Neste período a equipa ginasista viu-se em desvantagem no marcador, reagiu, dispôs de uma grande penalidade que desperdiçou (tal como a recarga!), marcou o golo da igualdade e dispôs de oportunidades para ficar em vantagem confortável no marcador.
Na segunda parte, o Ginásio voltou a entrar bem no jogo mas, ao sofrer um golo um pouco contra a corrente do jogo, a equipa caiu física e animicamente. A U. Leiria viria ainda a fazer mais dois golos quando os jovens ginasistas já se tinham entregue, construindo um score desnivelado e enganador.

Para atribuição dos 3º e 4º classificados defrontaram-se Sp. Braga e Sevilha. Um jogo fraco, muito quezilento e com um árbitro quem também não quis ajudar, realizando um trabalho de muito fraco nível e com algumas decisões incompreensíveis.
O Sevilha cedo se colocou em vantagem e foi conseguindo mantê-la. No entanto, em período de descontos o árbitro inventou uma grande penalidade que os bracarenses não enjeitaram, levando a decisão para as grandes penalidades.
Como se costuma dizer, “escreveu-se direito por linhas tortas” e os andaluzes viriam a vencer convertendo todas a grandes penalidades (5) contra quatro dos minhotos.

A final, marcada pela presença assinalável de público juntou os eternos rivais de Lisboa.

Antes, o Ginásio Clube de Alcobaça e a Associação de Futebol de Leiria (organização conjunta do Torneio) nas pessoas dos seus presidentes da direcção, homenagearam o árbitro especialmente convidado para esta final, Olegário Benquerença – da A.F. Leiria – por ser, nesta altura, o expoente máximo da arbitragem portuguesa e membro dos quadros de elite da UEFA.


O jogo foi bem disputado mas com as duas equipas a temerem-se mutuamente. Pelos desempenhos anteriores, talvez fosse o Sporting a equipa que mais prometia e que até reunisse algum favoritismo.

No entanto viria a ser o Benfica a marcar um tento solitário no decorrer da segunda parte, por intermédio de Carlos Correia, segundo a opinião geral, em posição irregular não sancionada pela equipa de arbitragem. Até ao final, o Benfica demonstrou tranquilidade e conseguiu manter a vantagem que lhe deu a vitória no jogo, no torneio e, sempre muito importante, sobre o seu eterno rival.
Resultado final: S.L. Benfica 1-0 Sporting C.P.

No final foram entregues os seguintes troféus individuais e colectivos pela ordem que segue:

- Á Comissão Técnica do torneio, mais uma vez liderada pelo Prof. Carlos Dinis dos quadros da FPF e Seleccionador Nacional de Sub-19, Prof. João Paulo Costa, treinador e docente da Esc. Sup. de Rio Maior, Prof. Rui Bandeira, coordenador técnico da AF Leiria e Prof. Marco Ferreira dos quadros do Ginásio de Alcobaça. As lembranças foram entregues á Comissão Técnica pela veradora da CM Alcobaça, drª Alcina Gonçalves e pelos elementos dos corpos sociais do GCA Fernando Caréu, Carlos Cunha e José Mateus.

- Melhor Guarda-Redes (troféu Legea): Rui Patrício (SCP), entregue pelo Prof. João Paulo Costa;

- Melhor Marcador (troféu Legea): Sérgio Oliveira (UD Leiria), entregue pelo Prof. Rui Bandeira;

- Melhor Jogador (troféu Legea): João Martins (SCP), entregue pelo Prof. Carlos Dinis;

- Taça Disciplina (troféu AFL): SL Benfica, entregue pelo Pres. Ass. Geral do GCA sr. Carlos Marques;

- 6º Class. – GC Alcobaça, entregue pelo Pres. Cons. Fiscal do GCA Sr. Silvino Pires;
- 5º Class. – UD Leiria, entregue pelo Sr. Emídio Luís representante da Bomcar (patrocinador do torneio);
- 4º Class. – SC Braga, entregue pelo Pres. da Direcção do GCA Sr. Armando Bragança;
- 3º Class. – Sevilha SC, entregue pelo Pres. da Direcção da AFL sr. Júlio Vieira;
- 2º Class. – Sporting CP, entregue pelo Vereador do Desporto da CMA Sr. José Vinagre;
- 1º Class. – SL Benfica, entregue pelo Vice-Pres. da CMA Sr. Carlos Bonifácio em representação do Presidente da CMA Dr. José Gonçalves Sapinho.

Parabéns ao Ginásio Clube de Alcobaça e à AF Leiria pela organização conjunto deste torneio e pelo sucesso do mesmo, o que deixa desde já alguma “água na boca” para a edição de 2007!


*
Apesar do torneio se realizar na minha terra natal, não tive a possibilidade de estar presente. Contudo, achei por bem aditar às minhas parcas palavras, o testemunho de alguém que tivesse estado presente. Os meus parabéns à Cidade de Alcobaça, que tanto e tão bem tem desenvolvido numerosos eventos, nomeadamente desportivos! Que o Ginásio volte à Primeira Liga, pois sonhar... sonhar não custa!

Sem comentários: