quarta-feira, agosto 16, 2006

Estrela da Amadora Vs. Benfica

Visão Estrelista:

Mais uma época que começa, mais um jogo de pré-temporada, mais um jogo de apresentação aos associados.

Desta vez a equipa que teve a honra de apadrinhar a apresentação Tricolor aos sócios foi o Benfica.
Estando o Estádio José Gomes em fase de arrelvamento, o Belenenses “ofereceu” o seu recinto para que pudéssemos realizar tal jogo. Se por um lado é uma boa manifestação de solidariedade, por outro eu como adepto do Estrela e tendo como rival lisboeta o Belenenses achei muito má escolha do recinto. Preferia ver o jogo de apresentação no Estádio da Luz, mal por mal servia os interesses dos dois clubes e talvez tivesse levado mais gente ao campo e consequentemente maiores receitas.

A apresentação foi demasiado informal e rápida, sinceramente não sei do que estava à espera mas chamar os jogadores um a um e todo o staff de apoio, desde o treinador ao roupeiro, para o relvado sem um palco sem mais nada e no fim lançar umas folhas tricolores, soa-me a pouco.

Quanto ao jogo, foi um jogo normal de pré-temporada, onde o Estrela marcou primeiro e permitiu a reviravolta no marcador já na segunda parte. Segunda parte onde fomos mais incisivos, falhámos um penalty e mandámos uma bola à trave. Segunda parte onde o Benfica teve quase nenhuma oportunidade, e na que teve marcou.

Dauto Faquirá continua a mesclar a equipa de forma a que não se perceba quem serão os titulares e os suplentes assim que começarem os jogos a serio, nem os jogadores o entendem, o que é muito bom, mas para um espectador atento e tendo visto em 5 dias dois jogos do Estrela Amadora no Restelo, já deu para perceber que, Rui Borges, que só tem entrado nas segundas partes, vai ser titular. De resto onde a luta por um lugar será mais renhida será mesmo no ataque uma vez que este ano parece haver um bom leque de atacantes, sem que ninguem se sobressaia pela negativa. Moses, Jones, Cleiton, Dario, Rui Borges, Anselmo e Paulo Sergio, vão dar muitas dores de cabeça.

No meio campo excelente o regresso do “arranca pessegueiro” Sergio Marquês, a inclusão de Luis Loureiro e Marco Paulo, que se adaptaram muito bem, a subida de Tony na lateral para o ataque, com fugas para o meio do terreno, abrindo espaço para um companheiro subir na lateral-atacante também é uma inovação que poderá dar frutos.

Na defesa o único que parece ter lugar cativo é Hugo Carreira, depois há uma troca constante onde melhor posicionado aparece José Fonte, que tem deixado muito a desejar nestes jogos de pré-epoca.

Na esquerda parece que é este ano que finalmente vamos jogar com um defesa esquerdo de raiz, uma vez que o ano passado todos os que lá estiveram se lesionaram, o que obrigou a constantes adaptações de centrais para essa posição. Desta feita Edu Silva é o homem que veio para colmatar essa posição e parece ser um jogador muito rotinado e uma boa aposta.

Só me falta falar “das redes”. Neste ponto espera que seja finalmente dada a titularidade a Paulo Lopes, que bem merece, uma vez que já é da casa e é um excelente guarda-redes. Por outro lado Pedro Alves, veio este ano para o clube e pelo que vi a época passada pelo Belenenses (ainda está na memoria o frango na Reboleira) e já este ano no jogo do Restelo contra os “Azuis de Belem”, não me inspira confiança nenhuma. Aliás foi mesmo a única aquisição esta época a qual não me agradou nada, nem percebi o porquê da mesma.


O jogo mais importante desta pré-epoca acabou até por não ser este e sim o de Domingo, em Valência, Espanha, contra o Levante.

O Estrela Amadora pelo prestigio??? que tem, ou possa ter, recebeu um convite com tudo pago, para jogar em Espanha, contra o Levante para apresentação da equipa local, que subiu este ano à Primeira Divisão Espanhola. Um clube com um “budget” de 4,5 milhões de Euros contra os 1,7 do Estrela Amadora. Só o avançado búlgaro Manchev que este ano se transferiu para os “Levantinos” custou 2,2 milhões de euros, já para não falar no que não custa por mês um jogador como Laurent Robert ex-Benfica ou inclusivé Meyong, ex-Belenenses, o guarda-redes Caballero, o italiano Tommasi, etc etc.

Convite inesperado e que surgiu do nada, que penso que poderá ter a ver com o facto de termos jogado contra os rivais do Valencia a época passada no nosso jogo de apresentação e que tenhamos dado boas indicações. A verdade é que fizemos uma excelente partida, e empatámos 1-1. Pelo meio Paulo Lopes defendeu tudo quanto podia, inclusivé um penalty de Laurent Robert.

O mais interessante foi o convite recebido depois do jogo, endereçado pela direcção do Espanhol de Barcelona, para novo jogo em terras espanholas e nas mesmas condições, tudo por conta da equipa da casa. É o Estrela a brilhar mais uma vez.

[Estrela]

Visão Benfiquista:

Um jogo próprio de início de época, com pouca qualidade, em que Fernando Santos aproveitou para colocar os jogadores menos utilizados nesta pré-temporada, dando-lhes algum ritmo. Sinceramente não fiquei muito admirado com a qualidade apresentada, até porque o Benfica não tem vindo realmente a realizar grandes exibições, apenas estava com curiosidade para ver o que rendiam alguns dos jogadores, nomeadamente Fonseca, Tiago Gomes e Marcel. O primeiro porque era o primeiro jogo que faria como titular, e dessa forma tinha mais espaço para mostrar se é ou não uma mais valia no plantel. O segundo porque sendo um jovem que poucas oportunidades ainda teve, tinha aqui a derradeira de se afirmar como jogador do plantel principal do Benfica. Quanto a Marcel, continuava (e continuo) a achar que pode ser um jogador útil ao plantel encarnado.

Sendo assim, o jogo para mim pouco interessou, embora nunca se queira perder, mesmo que seja a feijões!... O Estrela acabou por entrar melhor no jogo, a pressionar o Benfica, mas foi apenas durante os primeiros 10 minutos de jogo. A partir daí o jogo ficaria meio amorfo, e apenas com o golo de Cleiton, um remate forte fora da área, com Moreira a meu ver mal batido, se viu alguma emoção no relvado. Pela parte do Benfica apenas alguns bons pormenores de Nuno Assis, e uma boa primeira parte de Tiago Gomes se iam destacando da mediania geral. No entanto quase no dealbar da primeira metade, no seguimento de um canto, um belo golpe de cabeça de Fonseca igualava a partida, um resultado justo para o futebol apresentado pelas duas equipas.

Na segunda parte Fernando Santos opta por fazer entrar Mantorras para o lugar de Fonseca, provavelmente ainda sem ritmo para mais do que uma parte de um jogo, e logo aos 5 minutos, apenas fantástica jogada de Marcel sobre a esquerda, o Benfica adianta-se no marcador. Durante toda a restante 2ª parte o Estrela acaba por controlar o jogo, com os encarnados a jogar na expectativa, e após uma infantilidade de Tiago Gomes, o Estrela da Amadora tem a grande oportunidade de igualar a partida, mas Moretto efectua uma soberba defesa. É caso para dizer que o Benfica quando precisar de ter um guarda redes para defender penalties, o ideal é meter o Moretto!...

Até final da partida apenas mais dois ou três lances de contra-ataque bem conduzidos por Manu, a contrastar com a mediania do jogo. Da parte do Estrela da Amadora ainda viu um remate embater na trave da baliza defendida por Moretto.

Quanto aos três elementos que eu tinha particular interesse em visualizar, para mim Fonseca é mesmo um jogador que marca golos, e tem faro pela baliza. Não é um Miccoli, em constante movimento e à procura da bola, não é um Nuno Gomes que joga de costas para a baliza, parece-me precisamente que é um jogador que o que gosta é de jogar na área e marcar golos. Se assim se confirmar, é um bom reforço para o plantel que se encontrava carenciado nessa vertente específica. Quanto a Tiago Gomes, penso que fez uma boa primeira parte, que me levou a pensar que podíamos pensar nele para fazer parte do plantel, mas depois do nervosismo patenteado durante o segundo tempo sou levado a concluir que o ideal é mesmo dar minutos ao "miúdo", colocá-lo a rodar uma época, e contratar mas é o Miguelito que é uma verdadeira alternativa ao Léo, e que ainda por cima pode fazer mais do que uma posição. Por fim, quanto ao Marcel, penso que também fez uma boa partida, e tentou mostrar serviço para ficar no plantel. Para mim, entre o Marcel e o Mantorras, em termos estritamente futebolísticos, eu ficava com o Marcel.

Curiosidade final: para quem neste blog tanto defendia o Manuel Curto, vão continuar a defender um jogador que até o Estrela da Amadora dispensa?... Será que são todos os treinadores que o veem que acham que o rapaz ainda não tem capacidade para jogar ao mais alto nível?

[NSC]

Sem comentários: