segunda-feira, agosto 28, 2006

Derby Insular Madeirense


Jogo Liga BWin- 1ª Jornada
Cidade- Funchal
Estádio- Barreiros
Equipas- C.S. Marítimo Vs. C.D. Nacional
Assistência- 8235 pessoas
Àrbitro- Olegário Benquerença

Adepto do Maritimo

Ontem, o Marítimo estreou-se na divisão maior do futebol Português, num jogo agendado para as 21h:15 frente ao C.D. Nacional.

O Estádio estava ao rubro, os adeptos compareceram à chamada e a atmosfera estava electrizante, mesmo antes do apito inicial, foi atribuído o prémio de melhor marcador do Marítimo da época transacta a Kanu.



A centena de adeptos do Nacional que compareceram ao jogo, quase nem se faziam ouvir.

Com as equipas alinhadas, Olegário apitou para o inicio da partida, as muitas caras novas do Marítimo provocavam alguma confusão entre os adeptos, que tentavam identificar as novas aquisições.

Quanto ao jogo, pode dizer-se que estava ela por ela, o Marítimo defendia bem as investidas, que foram algumas, surpreendentemente, por parte do Nacional, estávamos nos 20m de jogo já o Nacional tinha 4 remates à baliza contra 2 do Marítimo.

Da parte Nacionalista, Chilikov fazia a diferença, e não fosse a presença impecável de Gregory, as coisas podiam ter sido complicadas para a formação do Almirante Reis.No lado direito da defesa Maritimista era Zé Gomes que provocava murmúrios entre os adeptos “Eh pa, este gajo é bom”.

A grande surpresa, foi a meio campo, Jardel, um jogador que a época passada foi irregular, mostrou ontem que tem grandes capacidades joga simples e eficiente, assim é que aos 30m, Jardel deixa a bola em Marcinho que abre para a Evaldo, este cruza para a área alvi negra, Àvalos fica a pedir fora de jogo e Moukori reamata, Diego defende mas na recarga Moukori não perdoou e provocou o delírio nas bancadas com a abertura do activo. Estava feito o primeiro, Marítimo na liderança e o publico gostava.

O Nacional acusou o toque, e tentou avançar no terreno, e oito minutos depois, Chilikov responde bem a um cruzamento de Bruno e de cabeça mete a bola ao segundo poste, mas quem tem MARCOS na baliza tem magia e o guardião verde-rubro respondeu com mestria, num esticão safou um golo limpinho ao Nacional, grande defesa.

Nas bancadas respirou-se fundo e lá fomos para intervalo sem que, depois do lance de Chilikov, tivesse havido algum lance digno de referência.

Vem a segunda parte, o publico estava animado, as claques davam o mote com novos cânticos e com uma nova disposição, coisas de inicio de época mas que dão sempre um brilho novo a quem se senta nos bancos de plástico.

Aos 51m Moukori, foi servido de bandeja por Evaldo, remata de cabeça ao lado esquerdo da baliza de Diego, mais uma boa jogada do Marítimo.

Aos 56m o lance da polémica, Marcinho finta tudo e todos na direita, cruza para a área, Diego desvia a bola para dentro da baliza, Patacas estica-se e tira a bola de dentro da baliza, foi golo mas a equipa de arbitragem não assinalou, ficando assim por vingar o segundo tento do Marítimo.

Contestação nas bancadas.

O jogo ficou morno e triste, muito táctico, os jogadores já acusavam um cansaço natural de início de época, o Marítimo recuou e o Nacional sentiu dificuldade em subir devido à excelente barreira defensiva do Marítimo que está a 90%. Marcinho era o elemento mais inconformado do Marítimo, tentou sempre criar desequilíbrios e puxar a equipa para o ataque, mas os estafados jogadores Maritimistas não responderam ao apelo.

Aos 85m de jogo, surgiu uma mancha no bonito pano da equipa Maritimista, o Nacional atacava forte e feio, o Maritimo recuado afastava bem o pendor ofensivo da equipa Alvi-Negra, André Barreto num momento infeliz deixa a bola para Adriano que sozinho cara a cara com Marcos remata torto, muito torto e a bola acaba por passar a escassos “Km” da baliza de Marcos, um falhanço inacreditável, daqueles dignos de um WATTS.

Foi o Mote para a pequena massa de adeptos do Nacional se dirigir para os carros, chegamos aos 90m vingou a vitoria Maritimista, foi a alegria no Estádio, não só da parte dos adeptos mas de toda a equipa verde-rubra.

Melhor Jogador:



Sem dúvida que tenho de salientar a prestação de Marcinho como melhor jogador do Marítimo ontem, o jogador entrou bem no jogo foi sempre um elemento inconformado com alguma apatia da equipa verde-rubra, desequilibrou, abriu o jogo e fez a defesa Nacionalista em àgua. Saliento ainda as duas boas prestações de Gregory no centro da defesa e a alegria imensa por ver alguém substituir o Briguel ao fim de 5 anos, Zé Gomes demonstrou uma grande eficácia técnica.

Arbitragem:

Só fica manchada pelo o golo anulado, que a meu ver foi mal anulado, o fiscal de linha estava bem colocado e podia ajuizar o lance de forma contrária à que fez o árbitro.

Pontos positivos:

-A entrega da equipa Maritimista, já não via um jogo de início de época com tanta garra.

-A emoção de um Derby com as bancadas cheias a dar as boas vindas à nova época

-As claques do Marítimo, parece-me que esta época vamos ter a alma verde-rubra em grande, parabéns ás duas.

-A defesa do Maritimo, robusta e impenetrável com um lado direito reposto e eficaz.

Negativo do jogo:-O jogo manhoso do Nacional, que desta vez não funcionou

-O lance ridículo de André Barreto que ia comprometendo a tendência do jogo

-O Golo mal anulado pela equipa de arbitragem

-Os adeptos do Nacional reclamaram um penalti, num lance que já havia sido interrompido por fora de jogo a Aválos, é incrível como ainda continuam a insistir nesse lance.

-Moukori foi festejar o golo para a pista de tartan, uma adepta do Nacional que não conteve a sua raiva, atirou uma garrafa de água que acertou em cheio num jogador Maritimista, cenas lamentáveis mas típicas desse tipo de adeptos.

-Nos últimos 15m de jogo, o Marítimo jogou em anti-jogo, não dignificou o espectáculo, uma questão censurável.

Conclusão:

Não foi um jogo vistoso, mas foi bom, típico de início de época, as duas equipas encaixaram-se bem tacticamente e proporcionaram um espectáculo mediano.A vitória Maritimista é justa e é o resultado mais aceitável, a apatia Nacionalista inibiu as ambições.
O Marítimo ruma a Paços de Ferreira e o Nacional recebe o Sporting, venha a segunda jornada com mais uma vitória Maritimista.



FORÇA MARITIMO….:)


[GARRAS12]


Adepto do Nacional

E acabou com um gosto amargo a estreia do Nacional nesta Liga Bwin, num jogo contra o seu rival madeirense. Embora desportivamente esta derrota nem seja relevante, dado estarmos na 1ª jornada emocionalmente sempre custa mais que as outras.

Quanto ao jogo, nem vale a pena falarmos em justiça, baseada na exibição, na vitória do Maritimo, pois quem viu o jogo sabe que isso não seria verdade. Os maritimistas venceram porque marcaram um golo e o Nacional não o conseguiu.
Os nacionalistas dominaram, tiveram mais oportunidades de golo mas falharam na concretização tanto por demerito dos avançados nalguns casos como na boa exibição (mais uma) de Marcos.

Na primeira parte e até ao golo do Marítimo só deu Nacional e aposto que muitos maritimistas ficaram preocupados com a sucessão de oportunidades que surgiam na cara do Marcos...
No entanto e dado ser o primeiro jogo da temporada, ambas as equipas entraram nervosas, o que possibilitou que o Maritimo equilibrasse e marcasse o tal golo que surgiu num dos raros lances de perigo do maritimo na 1ª parte. Aí o Nacional desconcentrou-se e o jogo passou a ser mais feio. Seja como for e até ao intervalo, mais uma vez só o Nacional criou perigo com Chilikov a ver Marcos a negar-lhe o golo justo do empate.

Depois do intervalo esperava -se mais do Nacional que embora alterando a estrategia e os elementos da frente de ataque (muito por força da substituiçao forçada de Chilikov, que estava espalhando perigo na defesa maritimista) não conseguiu marcar golos pese embora voltasse a ter boas oportunidades para tal por Serginho Baiano e por Adriano.
O Maritimo praticamente não criou qualquer perigo propositado na 2ª parte excepto num erro de Diego que poderia ter dado o 2º golo aos verde-rubros.

Até ao fim foi defender a magra vantagem o que acabaram por conseguir com alguma felicidade, garantindo uma vitória, vencendo mas longe de convencer como os próprios maritimistas têm noção. Enfim, mas quem marca é que ganha, logo parabens ao Garras...venceste o 1º Round. ;)

Quanto ao Nacional mostrou bons apontamentos aqui e ali mas nota-se que é no ataque que muito terá que ser trabalhado já que é constituido por elementos novos que ainda não estão suficientemente entrosados.

Melhor Jogador (Nacional) :


Chilikov (foi uma constante dor de cabeça para os centrais do Maritimo ganhando a maioria dos lances.Pena a pontaria estar desafinada.)

Arbitragem:

Embora o Olegário Berenquença tenha apitado por tudo e por nada, enervando os jogadores das duas equipas não teve influencia no resultado.

Pontos positivos :

- Da defesa ao meio campo nota-se um bom entrosamento da equipa do Nacional e já alguma rotina de jogo.

- Chilikov, mostra-se muito mais adaptado ao nosso futebol e tem sido uma agradavel surpresa.

- Diego não fez uma defesa digna do nome...acho que isto diz tudo da estrategia do maritimo para este jogo.

Pontos negativos:

- Levar um golo na primeira vez que o maritimo vai a baliza (das duas unicas vezes em que foram lá com muito perigo em todo o jogo)

Perdemos com o nosso maior rival um jogo que ate poderiamos ter ganho folgadamente.Mas futebol é assim... ;)

[Tito Velosa]

Sem comentários: