quarta-feira, agosto 23, 2006

Benfica - FK Áustria Viena - 3.ª pré eliminatória da Liga dos Campeões


Estádio: Estádio da Luz (Lisboa)
Arbitro: Terje Hauge (Noruega).
Espectadores: 58 110

Depois da excelente campanha da última época, as grandes noites Europeias voltaram à Catedral da Luz, o adversário não era o mais difícil, longe disso, mas o público compareceu em massa e criou um ambiente fantástico em todo o estádio.
Nem uma pré época miserável afastou o público da Luz, e quando assim é o futebol atinge outro patamar de beleza.

O Benfica iniciou a partida com Quim, Nelson, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha, Petit (Beto, 74), Katsouranis, Rui Costa (Fonseca, 67), Manu, Paulo Jorge (Mantorras, 85) e Nuno Gomes.
Fernando Santos repetiu a dose de Viena, e no meio de tanto problema penso que a equipa do Benfica acabou por ter alguma sorte. Durante a pré época foi testada uma táctica abandonada já em plena pré eliminatória da Liga dos Campeões, acontece que estes 2 jogos da pré eliminatória serviram mais ou menos como os testes que faltaram na pré época, e que melhores testes que aqueles verdadeiramente competitivos?
Fernando Santos espera agora pela integração no plantel de Simão e talvez pela contratação de Miguelito para formar um 11 inicial de muito bom nível.
E só não digo plantel porque as soluções para Petit e Katsouranis poderão não ser as melhores (Beto, Diego, João Coimbra e Karyaca e Karagounis até ver...).

Estávamos com 8 minutos de jogo, já o Benfica dominava totalmente a partida quando Rui Costa arranca um cruzamento milimétrico para a cabeça de Nuno Gomes que obrigou Safar a uma espectacular defesa.


Aos 21 minutos Rui Costa aproveita com classe uma assistência de Nuno Gomes à entrada da área e coloca a bola no fundo das redes Austríacas, estava inaugurado o marcador, e quem melhor para o fazer?
Ricardo Rocha e Nelson de uma forma algo trapalhona acompanham relativamente bem as acções ofensivas da equipa, Paulo Jorge e Manu estiveram sempre muito bem acompanhados neste capitulo. Desta forma surgem várias oportunidades para o Benfica, Paulo Jorge, Nuno Gomes e Katsouranis de calcanhar estiveram bem perto de aumentar o marcador após bolas vindas dos flancos.

Até que sobre o apito final da primeira parte Katsouranis, para não variar estava no sitio certo, ganha de cabeça o pontapé do guarda redes Austríaco desmarcando desta forma Nuno Gomes que em velocidade não deu hipótese à fraca defesa Austríaca e marcou sem dificuldade o seu segundo golo nesta pré eliminatória e também o segundo da noite!

Na segunda parte continuou tudo na mesma, aos 57 minutos Petit aproveita um passe de maturidade do jovem Manu (podia muito bem partir em busca do desejado golo para afirmação pessoal) e fechou a eliminatória com 4-1 a favor dos encarnados.
Missão cumprida pensaram as quase 60 000 pessoas presentes na Luz, ficou apenas a esperança de construir um resultado histórico que acabou por não acontecer.

Até final da partida apenas a registar as substituições de Rui Costa para a ovação da noite e alguns tímidos lances de perigo protagonizados pelos Austríacos, mas o resultado manteve-se inalterável.

Homem do Jogo

Poderia destacar Katsouranis que foi gigante no meio campo defensivo, poderia destacar Paulo Jorge ou Manu que foram incansáveis nas alas (contra adversários bem fracos, é importante referi-lo), poderia destacar Nuno Gomes que como sempre a jogar de costas para a baliza foi muito útil à equipa, e até marcou, mas o Maestro Rui Costa foi enorme!!!
Enquanto ele tiver pernas será sem dúvida uma enorme mais valia no futebol, nos adeptos e nos cofres do clube, espero que tenha a oportunidade de terminar a carreira a capitanear o seu clube de sempre...

Positivo do Jogo

Fez-se história no futebol Português, para culminar 4 épocas de sucesso Português além fronteiras, 3 equipas Portuguesas alcançam a fase de grupos da Liga dos Campeões, penso que será extremamente difícil igualar os feitos anteriores, mas pelo menos ninguém tira os “3 grandes” da fase de grupos da Liga dos Campeões!!

Negativo do Jogo

Claramente a fraquíssima prestação da equipa Austríaca nesta eliminatória, eu diria que num país a sério quem não tem dinheiro não tem vícios, e desta forma o Áustria Viena é obrigado a lutar pela permanência no Campeonato Austríaco...

Sem comentários: