sábado, agosto 26, 2006

Clubes Atacantes - Brondbyernes Idraetsforening


BRONDBY

Esta é a equipa que mais aprecio na Dinamarca. Conheci-a quando calhou com o FCPorto em 1986/87, nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. Taça que os portugueses ganharam ao Bayern Munique na final em Viena.
Foram la que nasceram para o futebol os irmãos Laudrup, Brian e Michael e o treinador Ebbe Skovdhal que mais tarde foi treinador do Benfica.

O Brondbyernes Idraetsforening é a equipa principal da pequena cidade de Brondby que fica no Distrito de Copenhaga, a capital da Dinamarca.
Apenas foi fundado como amador em 1964, e surgiu da fusão entre dois clubes da pequena vila, o Brøndbyvester IF e o Brøndbyøster IF. Começou nesse ano na Sexta Divisão entre 11 Divisões dinamarquesas.

Uma das principais figuras foi o capitão Per Bjerregaard que começou a jogar no clube desde a sua fundação. Em 1973 com 27 anos abandonou a carreira futebolistica e tornou-se presidente do clube.
A sua primeira medida foi despedir o treinador e contratar o antigo jogador internacional Finn Laudrup como treinador-jogador. E foi talvez das melhores decisões de sempre do clube.


Finn Laudrup trouxe com ele o cunhado Ebbe Skovdahl, e os seus dois filhos que se iriam tornar famosos na Europa e muitas alegrias iriam trazer ao Brondby e à selecção, Brian e Michael Laudrup.

Sobe a influência de Finn o estilo de jogo mudou para melhor, mais ofensivo, e mais atraente. Mesmo assim Finn abdicou de ser treinador e concentrou-se na sua condição de jogador durante um ano.

Rapidamente o clube ganhou a promoção à Terceira Divisão em 1974 e passados dois anos Finn saiu para jogar na Primeira Divisão e no maior clube do pais, o KB Copenhaga. Um ano depois levou consigo o seu filho Michael.

Em 1977 dá-se a subida à Segunda Divisão e em 1981 Per Bjerregaard conseguiu convencer novamente Finn Laudrup a voltar ao clube.

Uma época fantástica levou o Brondby à Primeira Divisão com 85 golos em 30 jogos e consequentemente ao acabar de carreira de Finn então com 36 anos, mas fazendo regressar o filho Michael Laudrup.

A estreia na Primeira Divisão não poderia ter sido melhor, no primeiro jogo realizado ganharam 7-1 ao B1909 com dois golos de Michael Laudrup. Foi de imediato chamado à selecção e com isso foi o primeiro jogador do Brondby na selecção. No final ficou em terceiro na lista de melhores e venceu o prémio para o Melhor Jogador Dinamarquês do Ano. No final desse primeiro campeonato realizado no escalão maior o Brondby ficou em 4º lugar.

Em 1983 Michael Laudrup foi vendido à Juventus tendo sido a maior transferência de sempre do futebol dinamarquês, o que permitiu a “explosão” do Brondby em termos financeiros.

Foi em 1985, com apenas 4 anos de Primeira Divisão que o BIF ganhou o seu primeiro campeonato nacional. Com isso foram pela primeira vez às competições europeias e logo para a Taça dos Campeões Europeus. Na primeira eliminatória eliminaram o Honved da Hungria com 4-1 e 2-2; de seguida o Dinamo Berlim com 3-2 e 1-1; e nos quartos de final calharam com o FCPorto que seria Campeão Europeu esse ano com 1-1 e 0-1.
Até onde teria ido se nesse ano não tem calhado com o FCPorto, é uma incógnita.

Nesse ano o FC Porto jogou com:

Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio; Jaime Magalhães, André, Sousa e Juary; Futre e Madjer. E ainda com Vermelhinho e Quim.

FC Porto-Brondby IF: 1-0 (Madjer 71m)

Brondby IF-FC Porto: 1-1 (Steffenson 36m - Juary 74m)

Como se pode verificar foi uma eliminatória muito renhida.


Em 1987 o clube tornou-se completamente profissional e foi o segundo clube no mundo a explorar o mercado de acções, o primeiro foi o Totenham Hotspurs de Inglaterra, e entrou então na Bolsa de Valores de Copenhaga. Um segundo lugar no campeonato levou-os à Taça UEFA e na primeira eliminatória defrontaram o vencedor da competição do ano anterior, o IFK Gotemburgo. No final das duas mãos com 2-1 e 0-0 os campeões ficaram afastados logo na primeira ronda, mas a surpresa veio na Segunda Eliminatória quando calharam com o Sportul Studantesc da Romenia e ganharam em casa 3-0, sendo eliminados em penaltys depois de terem perdido 0-3 na Roménia.

Desde o primeiro titulo e o ano de 1992 a equipa ou foi campeã ou ficou no segundo lugar, mas nunca abaixo dessa posição, e ganhou a Taça em 1989. Desde 1987 até 1991 o vencedor do prémio para o Melhor Jogador Dinamarquês do Ano foi sempre para um jogador do Brondby.

Os jogadores do BIF formaram a espinha dorsal da Selecção da Dinamarca que ganhou o Euro 92 na Suécia. Jogadores como o capitão de equipa e da selecção Lars Olsen, o guarda-redes Peter Schmeichel, Brian Laudrup, John Jensen, e Kim Wilfort, sendo que os golos da final foram da autoria de John Jensen e Kim Wilfort.

O melhor ano de sempre do clube nas provas europeias foi em 1991 quando chegaram às meias-finais da Taça UEFA, eliminando sucessivamente o E. Frankfurt 5-0 e 1-4, Ferencvaros 3-0 e 1-0, Bayer Leverkusen 3-0 e 0-0, Torpedo Moscovo 1-0 e 0-1 + 4-2 gp, e meias finais AS Roma 0-0 e 1-2. O golo da vitória da AS Roma foi marcado ao minuto 88 por Rudi Voeler, foi por um triz que nesse ano não chegaram pela primeira vez a uma final europeia. De salientar que a outra meia final foi jogada entre Sporting e Inter Milão.

O sucesso das competições europeias levou à saida dos jogadores mais importantes do clube, o capitão Lars Olsen, o ponta lança Bent Christensen e o guardião Peter Schmeichel.

O ano de 1992 foi o pior ano da historia do clube, uma vez que era pretendido um “takeover” sobre um banco dinamarquês, o Interbank, só que a maneira que pensaram faze-lo foi jogando com o valor das acções da bolsa de Copenhaga, mas a eliminação prematura no acesso à Liga milionária pelo Dinamo Kiev (teria calhado no grupo do Benfica) fez com que as acções não subissem o esperado e já prevendo isso foi proposto que o grupo financeiro Hafnia fizesse o “takeover” mas este entrou em bancarrota e foi o proprio clube a Ter de fazer a transacção. Com isso o clube ficou com dividas no valor de 400 milhões de Coroas Dinamarquesas e o colapso financeiro esteve eminente. Foi executado um palno a longo prazo para salvar o clube da extinsão e só em 1996 voltaria a ganhar novamente o campeonato, repetindo o feito em 1997 e 1998.
Com a entrada nos grupos da Liga dos Campeões a saúde financeira foi melhorando a olhos vistos e em 2003 Michael Laudrup voltou ao clube, mas como treinador. No ano seguinte Asbjorn Sennels tornou-se no 50º jogador do Brondby a representar a selecção desde que pela primeira vez foram chamados jogadores do clube à mesma, em 1982, ou seja em 22 anos, curiosamente foi Michael Laudrup o primeiro.
Á entrada do estádio estão listados todos os jogadores do clube que já foram chamados à selecção como se pode ver na foto em baixo.
Em 2004/05 ganhou o Campeonato e a Taça e já este ano Laudrup decidiu terminar a relação de treinador com o clube, que acabou na segunda posição e se qualificou para a Tala UEFA, ultrapassou na primeira ronda os Islandeses do Valur Reykyavik com 3-1 e 0-0 e jogará com o Flora Tallin da Estónia, podendo ser ainda um adversário de alguma equipa portuguesa, se passar a eliminatória.

Palmarés:

10 vezes Campeão da Dinamarca: 1985, 1987, 1988, 1990, 1991, 1996, 1997, 1998, 2002, 2005

5 vezes Vencedor da Taça da Dinamarca: 1989, 1994, 1998, 2003, 2005

2 vezes finalista vencido da Taça da Dinamarca: 1988 e 1996

Meias finais da Taça UEFA em 1991

Sem comentários: