sábado, agosto 12, 2006

Futebol Feminino XVIII


Uefa Women’s Cup
O 1º Dezembro falhou o objectivo de se qualificar para a segunda fase de grupos. A equipa Portuguesa foi derrotada no 1º jogo pelo campeão Islandês. O Breidablik venceu 4-0 o que não é surpresa atendendo à comparação entre ambas as selecções. A equipa de Sintra na 2ª jornada defrontou e goleou o Newtownabbey da Irlanda do Norte por 7-1 Os golos foram marcados por Edite Fernandes(32’, 88’) e por Tania Pinto(38’, 42’, 54’, 58’, 77’). Com um jogo para realizar o Breidablik já se apurou e vai participar no B1 com o campeão em título FFC Frankfurt. O Grupo B1 já está mesmo completo, com HJK Helsínquia(Finlândia) e Universitet Vitebsk(Bielo-Rússia) a juntarem-se ao Breidablik(Islândia) e FFC Frankfurt(Alemanha).
O Espanyol de Barcelona também já garantiu a sua presença na segunda fase. Na última jornada vão decidir-se os apurados dos restantes cinco grupos.

Suécia
Taça da Suécia (Svenska Cupen)
As equipas da Damallsvenskan que participaram na quinta eliminatória não permitiram surpresas e venceram os seus jogos. O Kopparbergs/Göteborg venceu 6-3 com Sara Linden e Lotta Schelin a fazerem um hat-trick. O Umea venceu 5-0 com um bis de Anna Sjöström.. O grande destaque foi no entanto a goleada de 11-0 do Linköpings. Em grande destaque na partida esteve Josefine Öqvist(na foto) que marcou por quatro vezes.

Mundial Feminino de Sub-20(17 de Agosto a 3 de Setembro)

Grupos A
Brasil, Rússia, Austrália e Nova Zelândia

As grandes favoritas são o Brasil(duas vezes 4ª classificada) e a Rússia, mas a Austrália poderá ter uma palavra a dizer. As Australianas participaram pela primeira vez numa competição Asiática e chegaram logo à final que acabariam por perder nas grandes penalidades. A Nova Zelândia que beneficiou da mudança de confederação da Austrália para se apurar na zona da Oceânia não deverá evitar o último lugar.

Estrelas:
A Brasileira Marta é uma das muitas estrelas do campeão Sueco Umea e uma grande goleadora. Já participou na edição anterior na Tailândia, onde foi considerada a melhor jogadora da competição. No ano passado foi considerada a terceira melhor jogadora do mundo.

Elena Danilova levou a Rússia às costas na conquista do Europeu de sub 19 de 2005, em que se sagrou também a melhor marcadora. No Europeu de sub19 deste ano voltou a ser a melhor marcadora e é também candidata a isso neste Mundial. As possibilidades da Rússia residem muito na capacidade concretizadora da jovem Danilova. Se Elena Terekhova e Elena Morozova estiverem em bom nível a vida de Danilova estará muito facilitada.

Sally Shipard é aos 18 anos a capitã e a grande líder da selecção Australiana. Conta já com 26 internacionalizações na equipa A. A jovem é a voz do treinador dentro do campo e tem como características principais o bom jogo aéreo e uma grande capacidade de leitura do jogo.

Grupo B
China, Canadá, Finlândia e Nigéria

Este grupo é bastante aberto. O Canadá(2º lugar em 2002) apresenta sempre grandes equipas nesta competição. A China(2ºlugar em 2004) apresenta-se aqui com muitas das jogadoras que venceram recentemente a Asian Cup e tem aspirações a seguir em frente. A Finlândia está muito longe de ser uma potência quer nesta idade quer no escalão sénior, mas a verdade é que a evolução deste país tem sido impressionante. Vai de certeza dar muito trabalho às adversárias. A Nigéria é uma selecção de talentos ofensivos e é de longe a melhor selecção Africana, mas as habituais fragilidades defensivas podem ser fatais.

Estrelas:
Ma Xiaoxu é uma goleadora nata e grande figura da selecção Chinesa na Asian Cup. Foi eleita a melhor jogadora da competição e ainda marcou 5 golos. Na mesma competição mas em sub-19 marcou 10 golos e ajudou a equipa a vencer a prova. Um perigo para as defesas contrárias.

Linda Sallstrom é uma jovem ainda pouco conhecida, mas que se poderá revelar neste mundial. Para revelar o seu talento vai precisar de ter uma selecção Finlandesa a jogar a bom nível.

Grupo C
Alemanha, Suiça, México e Coreia do Norte

A Alemanha é a campeã em título e uma das grandes favoritas a vencer a competição e não deverá ter grandes dificuldades em se apurar. Conta com uma equipa em que a base é a selecção de sub 19 que venceu recentemente o Europeu e ainda alguns reforços da equipa A. Contudo não vai poder contar com Isabel Kerschowski, uma das jogadoras em maior destaque na competição europeia. Em condições normais a Coreia do Norte seria o seu principal adversário, mas é preciso ter atenção ao México e Suiça que têm evoluído bastante.

Estrelas:
Célia Mbabi
é presença habitual da equipa A. Joga no meio campo e é um verdadeiro poço de força que vai causar dificuldades às adversárias.

Fatmire Bajramaj foi na minha opinião a melhor jogadora do último Europeu. É uma falsa lenta com uma técnica excelente que gosta de partir para cima do adversário. Elegância pura a jogar.

Nadine Kessler também brilhou no Europeu de sub 19. Muito boa tecnicamente, esta jovem que joga na 2ª divisão alemã não tem problemas em ajudar defensivamente as suas colegas. A sua visão de jogo e os passes longos fazem dela uma jogadora de eleição. Muita parecida com o Pirlo.

A Mexicana Charlyn Corral tem apenas 14 anos e já é internacional A. Foi a melhor marcadora da zona de apuramento da Concacaf e é considerada um prodígio. Pode ser uma das jogadoras que vai explodir, mas temos que ver como é que esta miúda vai aguentar a pressão de ser a estrela da equipa de sub 20 com apenas 14 anos.

Monique Kerschowski, Juliane Maier, Meike Weber são outras jogadoras a seguir com atenção na selecção da Alemanha.


Grupo D
Estados Unidos, França, Argentina e Congo

Os Estados Unidos(vencedores em 2002 e 3º em 2004) são uma das potências do futebol feminino e apresentam-se naturalmente com aspirações a vencer. A equipa Americana apresenta Casey Nogueira, uma jovem que é filha de um Moçambicano. A França vem para a Rússia com a base da equipa finalista do último Europeu de sub 19 e algumas jogadoras que já integram a selecção A. A Argentina poderá ser um pouco a incógnita do grupo, mas dificilmente Estados Unidos e França não se apuram. O Congo não deverá conseguir fugir ao último lugar.

Estrelas

Amy Rodriguez já joga com regularidade na selecção principal dos Estados Unidos o que atesta o seu valor. É uma avançada pequenina e muito móvel que tem na velocidade uma das suas principais características.

Sara Bouhaddi é uma das melhores guarda-redes do mundo. Apesar da idade é a titular indiscutível da baliza da selecção principal Francesa. Pena é que tenha um feitio complicado. Na última Algarve Cup enviou Hanna Ljungberg para o hospital num lance desnecessário.

Louisa Necib é jogadora da selecção A apesar da tenra idade. A pequenina jogadora de apenas 164 cm é bem dotada tecnicamente, gosta de ter a bola no pé e é um perigo nas bolas paradas.

Marie Laure-Delie é uma goleadora. Brilhou no último europeu de sub 19, mas a selecção A já é o seu habitat. Rápida, possante e com grande facilidade de remate.

Elodie Cordier foi uma das revelações do último europeu. A defesa esquerda Francesa foi a grande catalizadora do ataque Francês. É aceitável a defender, mas é a atacar que se destaca.

A competição vai ser transmitida pelo Eurosport e Eurosport 2. Aqui vos deixo o programa das transmissões (está em alemão, mas percebe-se). Clica aqui.

Até para a semana.

Sem comentários: