quinta-feira, agosto 24, 2006

Promessa Atacante da Semana: Ricardo Janota

A rúbrica desta semana pretende alertar para o constante "cortar de pernas" a jogadores com enorme potencial, como se tem verificado nos últimos tempos, nomeadamente no Benfica. Os clubes nacionais, à excepção de dois ou três, continuam a ateimar em comprar jogadores quase desconhecidos, oriundos do estrangeiro, ao invés de apostar nas suas camadas jovens.

Ricardo Janota é um jovem guarda-redes, que foi recentemente dispensado do clube que o formou, o SL Benfica. Actualmente com 19 anos, já sem idade de junior, viu a sua situação complicada com a extinção da equipa B dos encarnados. Há poucas semanas li num diário desportivo que fora dispensado a custo zero, no entanto também há a hipótese de ter sido emprestado (que era, sem dúvida, a opção mais correcta). Ora o Benfica conta com 3 guarda-redes no plantel principal, sem que nenhum deles seja jovem. Será que é a melhor política? Julgo que não, e a avaliar pela generalidade dos clubes, a terceira escolha é sempre um jovem keeper. Para agravar mais esta injustiça, Bruno Costa e Rui Nereu também têm qualidade e não tiveram a chance de ocupar a tal vaga. Não seria mais vantajoso emprestar ou vender Moreira ou Moretto (este seria de longe o melhor para "despachar"), e dar espaço a um talento emergido dos juniores?

Janota é internacional português desde muito novo, e ainda em Julho passado foi chamado a representar os sub-19. Será que só o clube da luz não vê o valor do miúdo? Não vai ser só pelas novas infra-estruturas do Seixal que o Benfica vai melhorar na formação: urge uma nova política interna, que impeça a vinda de "Marcos Ferreiras" e que aposte forte em "Joões Vilelas"...

Ficha Técnica



Nome: Ricardo Baleia Janota
Data de nascimento: 10/03/1987
Naturalidade: Lisboa
Nacionalidade: Português
Altura: 1,89m
Peso: 83Kg
Posição: Guarda-redes
Equipa actual: ?

Sem comentários: