terça-feira, agosto 22, 2006

Sporting C. P. – Festa do Centenário e Jogo de Apresentação aos Sócios e Adeptos

O Sporting empatou a zero com o Inter de Milão, no jogo do Centenário dos "leões", que marcou o regresso de Luís Figo à casa que o viu nascer para o futebol.

A Festa teve inicio as 19:15, e como infelizmente não pude ir, apenas assisti pela TV, com a transmissão a partir das 20:05. E é a partir daqui que vou “falar”. Foi bonita a ovação feita por 40 mil adeptos a um grande senhor que “nasceu” em Alvalade. É com muito orgulho que o vejo jogar seja em Alvalade ou em outro lado qualquer, porque Luís Figo é um exemplo para todos seja em termos futebolísticos, seja em termos pessoais. Posso dizer que o considero um Ídolo! Já a minha mãe também pensa o mesmo e vou passar a explicar o porquê… Tenho um irmão que se chama igualmente Luís, e que tem a mesma idade que Figo; sempre gostou, deste muito pequenino do nº 7 como o Figo e tem 3 filhas tal e qual como ele, com as idades também muito próximas. Como podem ver são várias as coincidências existentes e talvez também por isso e não só, achamos o Luís Figo “especial”. Espero que um dia volte a “casa”…!



Após a homenagem que lhe foi prestada referiu:

“ Foi um momento muito especial. Voltar a Alvalade, depois de tantos anos, e ainda por cima para a festa do Centenário, é algo que deixa uma marca muito maior do que alguns troféus que conquistei. Espero que esta ligação com o Sporting e com os sportinguistas dure para sempre. Fiquei muito emocionado com a homenagem e também por ter reencontrado muitos amigos, alguns companheiros e adeptos do Sporting".

As Equipas:

O Sporting alinhou do seguinte modo: Ricardo, Miguel Garcia (Abel, 46), Tonel (Miguel Veloso, 75), Polga, Caneira (Ronny, 75), Paredes (Nani, 46), Custódio, Carlos Martins (Rommagnoli, 62), João Moutinho, Bueno (Deivid, 46) e Liedson;

e o Inter: Toldo (Júlio César, 46), Maicon (Zanetti, 84), Materazzi, Samuel (Andreoni, 84), Grosso (César, 74), Figo (Córdoba, 69), Vieira (Dacourt, 84), Cambiasso (Solari, 84), Stankovic, Crespo (Adriano, 74) e Ibrahimovic (Recoba, 74).

O Jogo:


Com uma defesa sólida e um meio-campo muito forte, os "neroazzurri" entraram melhor no encontro e criaram a primeira oportunidade de golo aos seis minutos, com dois remates perigosos de Maicon e Stankovic. O Sporting depois conseguiu equilibrar a partida, através das acções de Carlos Martins e João Moutinho, ainda assim sem criar muito perigo. Apenas à passagem da meia-hora, os "leões" criaram a primeira oportunidade de perigo, num remate de meia distância de Carlos Martins que levou a bola às malhas laterais, criando a ilusão de golo nas bancadas; o nº 10 do Sporting voltou a estar em destaque no minuto seguinte, quando, na marcação de um livre, colocou a bola na cabeça de Tonel, que rematou por cima. Em resposta o Inter teve a melhor oportunidade de golo na 1º parte, através do bom trabalho de Ibrahimvic com Crespo a
acertar no poste… Felizmente para o Sporting.


Na 2º parte, os “leões” entraram melhores, com algum domínio de jogo e na sequência do livre, apontado por Nani, Polga surgiu ao segundo poste, mas cabeceou à malha lateral, naquele que foi o primeiro lance de perigo até ao momento. Destaque para a expulsão do campeão mundial Materazzi (que na final do Mundial 2006, levou uma cabeçada de Zidane) que viu o segundo cartão amarelo por uma entrada sobre João Moutinho. A partir desta altura, o Sporting parece ter “acordado” , e aos sessenta e sete minutos, Nani, de fora da área, obrigou Júlio César, que entrou ao intervalo, a uma defesa apertada para canto. Ainda assim, foi sempre muito difícil criar grandes oportunidades de golo, se o Inter quando tinha 11 defendia com 11, com 10 parecia defender com 13 ou 14, o que lhes permitia estar em superioridade numérica em vários sectores. Também é certo que o Sporting não permitiu que o Inter chegasse muitas vezes à sua área, mas já em tempos de desconto, esteve perto de marcar, mas Solari, em excelente posição, não conseguiu aproveitar e rematou ao lado.

Conclusão:

No meu entender, ajusta-se perfeitamente o empate, por tudo o que ambas as equipas produziram ao longo dos 90m. Foi também um bom teste de pré-época para o Sporting e embora sem golos deu para testar mais o sector defensivo.

Manteve-se a tradição: Já por 3 vezes que o Sporting defrontou o Inter em Alvalade e o resultado foi sempre o mesmo: 0-0.

Declarações Atacantes:

Figo:

- No final do jogo: "Gostei do Sporting e espero que faça uma boa época e uma boa campanha na Liga dos Campeões. Faço votos para que vá o mais longe possível na «Champions». É uma equipa jovem e o Paulo Bento tem feito um bom trabalho. Todos os sportinguistas têm razões para ter esperança neste momento importante para o clube, com o regresso à Liga dos Campeões".

- No que diz respeito ao possível regresso a Alvalade: "as portas estão sempre abertas. Acredito que possa ser útil ao Sporting. Quando isso vai acontecer não sei. O importante é que o Sporting consiga alcançar os seus objectivos. Além disso, penso que é complicado falar do meu regresso neste momento. Aquilo que sei é que faço parte desta família. Regressar não depende só de mim. Tenho uma época inteira pela frente e, depois, preciso de avaliar o que pretendo em relação ao futebol."

Paulo Bento: "Esperava já um jogo difícil. Jogámos contra uma grande equipa, com muita qualidade e penso que não temos qualquer motivo para estar insatisfeitos com o que produzimos. No primeiro tempo não estivemos tão bem defensivamente, mas fomos melhores no segundo tempo, pois criámos mais oportunidades de golo, fomos mais equipa e apenas nos faltou alguma ambição para marcar depois do Inter de Milão ter ficado reduzido a dez unidades. Foi, no entanto, um resultado justo, mas quando jogámos contra dez, poderíamos ter criado mais jogadas ofensivas e colocar mais jogadores na zona de finalização". E continuou: "Foi um bom teste. Foi um bom jogo para terminar a pré-temporada. E digo mais, se o Inter de Milão estivesse no nosso grupo da Liga dos Campeões e a produção do jogo tivesse sido a mesma, não poderíamos dizer que tinha sido um mau resultado. No entanto, não há dúvidas de que o Inter de Milão tem uma enorme qualidade e é candidato a ganhar as competições em que está inserido."

Sem comentários: