sábado, agosto 19, 2006

Futebol Feminino XIX


Entrevista a Marta(via email)

Marta Vieira da Silva
Data de Nascimento: 19/2/86
Local de Nascimento: Dois Riachos(Alagoas)
Nacionalidade: Brasileira
Clube: Umea IK
Posição: Avançada
Troféus:
2005
– Campeã do Damallsvenskan com o Umea IK
2005 – 2ª melhor jogadora do Mundo para a Fifa
2004 – Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas
2004 – Vencedora da Uefa Women’s cup

A – Campeonato do Mundo de Sub 20
Futebol de Ataque: Quem são as equipas mais forte para vencer a competição?
Marta: Bom,tem varias equipes boas como por exemplo Alemanha, Estados Unidos e Canadá.

FA: Quais os objetivos do Brasil?
Marta: Mesmo não estando com a equipe tenho conversado muito com as meninas e elas estão muito confiante e com o objectivo de representar bem o nosso país e quem sabe até brigar pelo titulo.

FA: Como reagiste ao diferendo entre a CBF e o Umea IK, que impediu a tua participação na competição?
Marta: Eu como atleta só tenho que cumprir com o que está ao meu alcance e isso não era um problema meu, então deixei para que eles resolvessem da melhor forma possível. Reagi normalmente

B - Umea IK
FA: Como surgiu a oportunidade de te transferires para o Umea IK?
Marta: O presidente do UIK me viu jogando o mundial em 2003 nos Estados Unidos e se interessou pelo meu futebol e em seguida entrou em contato comigo e acertamos tudo.

FA: O que custou mais na adaptação à cidade e ao clube. O Frio ou o idioma?
Marta: Os dois.

FA: Quais as principais diferenças entre futebol Brasileiro e o Sueco?
Marta: A diferença é que aqui usam muito a forca física, é correria o tempo todo. O futebol brasileiro é um pouco mais lento e com mais individualidade e improvisação.


FA: Jogar ao lado de outras grandes jogadoras como a Hanna Ljunberg e Malin Moström ajudaram o teu desenvolvimento enquanto futebolista?
Marta: Não só com elas, mas sim a equipe toda. Temos boas jogadoras temos um grande time e isso sem duvida ajuda no desenvolvimento da atleta
FA: Esperas ser este ano considerada a melhor jogadora do Mundo?
Marta: Espero continuar jogando bem cada vez mais e se eu tiver que ganhar o título, ele será bem-vindo.

C - Damallsvenskan
FA: Quem poderá ser a tua maior adversária na luta pelo título de melhor marcadora? Lotta Schelin ou a Helgadottir?
Marta: Espero que se eu não ganhar, que alguma do meu time ganhe. Não tenho ideia de quem possa chegar a ganhar.

FA: Quais são para ti as melhores jogadoras do Damallsvenskan?
Marta: Gosto muito da Malin Moström.

D - Uefa Women's Cup
FA: O Umea pode superar o FFC Frankfurt e o Turbine Potsdam e vencer a competição?
Marta: Com certeza que sim. Temos uma boa equipe e se continuarmos jogando como estamos podemos chegar muito longe.

E - Futebol Feminino em Portugal
FA: O que conheces do Futebol Feminino em Portugal?
Marta: Não ouço falar muito sobre futebol feminino aí. Não tenho ideia de como é.

FA: Será que alguma jogadora Portuguesa poderia fazer parte do plantel do Umea ou de uma das outras equipas do campeonato?
Marta: Bom,eu não conheço nenhuma, Ainda não tive oportunidade de ver o futebol português.

Curiosidades
Jogadora preferida
- Malin Moström
Jogador preferido - Ronaldinho
Jogador português preferido - Figo
Clube preferido - Corinthians
Clube Português preferido - Simpatizo com o Porto


Suécia
Damallsvenskan (13ª jornada)
JitexDjurgarden 0-6
Bälinge – Umea IK 0-3
SunnanaMalmö 2-2
MallbackensÖrebro 2-3
HammarbyKopparbergs/Göteborg 4-1
LinköpingsQBIK 3-0

O campeão Umea deslocou-se ao Studenternas IP e perante 2115 pessoas venceu por 3-0 mantendo-se assim com uma vantagem confortável no 1º lugar. Um auto-golo deu vantagem ao Umea Ik. Malin Moström e Marta marcaram os restantes golos.
O Djurgarden foi a Gotemburgo vencer o Jitex por 6-0. O destaque do jogo vai para a interncional Finlandesa Laura Kalmari que bisou.
O Malmö continua a desiludir e não foi além de um empate no terreno do Sunnana.
O Kopparbergs/Göteborg também desiludiu. A equipa de Lotta Schelin perdeu 4-1 com o Hammarby. A estrela da equipa, Lotta Schelin viu do banco Sara Johansson marcar 4 golos.
O Linköpings continua a boa época e desta feita venceu o QBIK por 3-0.Nem mesmo a contratação de Anja Mittag parece poder salvar o QBIK da despromoção.
O Mallbackens também está em maus lençóis. Não consegue deixar o último lugar e nesta jornada perdeu em casa 2-3 com o Örebro(foto é referente a este jogo).

Melhor Marcadora
14 golos – Marta(Umea IK)
12 golos - Asthildur Helgadottir(Malmö)
11 golos – Lotta Schelin(Kopparbergs/Göteborg)
10 golos – Sara Johansson(Hammarby)



Mundial Feminino de Sub-20(17 de Agosto a 3 de Setembro)

Grupos A
Brasil, Rússia, Austrália e Nova Zelândia
O Campeonato começou sem a sua principal estrela. A Brasileira Marta não vai participar no campeonato do Mundo porque o Umea não a libertou. E a jogadora fez muita falta ao Brasil, que apesar do domínio não conseguiu ir além de um empate 0-0 com a Rússia.
No outro jogo e tal como se esperava a Austrália venceu a Nova Zelândia por 3-0, confirmando que pode complicar a vida às Russas e às Brasileiras. Os golos foram marcados por Collette Mc Callum(2) e pela capitã Sally Shipard.

Grupo B
China, Canadá, Finlândia e Nigéria
Num jogo emocionante a Nigéria venceu o Canadá por 3-2. A grande figura do jogo foi Cynthia Uwak que bisou. O segundo golo desta jogadora foi aos 91’ e deu a surpreendente vitória.
No outro jogo a China venceu a Finlândia por 2-1, mas foram as Europeias que se colocaram em vantagem logo aos 2’ graças a um auto-golo. A China deu a volta ao jogo com golos da inevitável Ma Xiaoxu e Zi Jingjing.

Grupo C
Alemanha, Suiça, México e Coreia do Norte
A grande surpresa do Mundial aconteceu no grupo C com a super favorita Alemanha a perder por 2-0 com a Coreia do Norte. Embora reconhecendo o valor da selecção Asiática, a verdade é que ninguém esperava esta derrota. Contudo não pensem que foi obra do acaso, pois as Norte Coreanas foram sempre as melhores ao longo de todo o jogo, aproveitando bem os flancos e a velocidade das suas jogadoras em contraste com a lentidão das adversárias. A Alemanha esteve a anos-luz do seu valor e jogou quase toda a segunda parte com o centro campista Célia Mbabi como avançada.
No outro jogo o México venceu a Suiça por 4-2 e o destaque vai todo por inteiro para a “menina” Charlyn Corral que aos 14 anos se estreou com dois golos. A jovem jogadora não deixou os créditos por mão alheias e não desiludiu quem a aponta com um verdadeiro prodígio do futebol feminino. Na Suiça Vanessa Buerki também bisou.


Grupo D
Estados Unidos, França, Argentina e Congo
Os Estados Unidos da América venceram o Congo por 2-1, o que não deixa de ser surpreendente. Esperava-se uma goleada da super potência, mas as jovens Africanas venderam cara a derrota. O Hara e Amy Rodriguez marcaram para as Americanas enquanto Tresorine Nzuzi pouco depois surpreendeu e marcou o golo que deixava tudo em aberto. Não se esperava tanto da mais jovem selecção neste Mundial.
A França contrariamente a Alemanha e Estados Unidos mostrou que é mesmo candidata ao golear a Argentina por 5-0. Com a chamada de algumas jogadoras da selecção principal que se juntaram a uma boa base das sub 19 a França apresenta-se aqui com grandes aspirações. Louisa Necib não desiludiu e marcou. Marie-Laure Delie comprovou que é uma avançada temível e bisou na partida. Os outros golos foram de Boulleau e Jessica Houara .

Até para a semana.

Sem comentários: