domingo, agosto 06, 2006

Braga 1 - Sporting 1



Mais um teste, mais um jogo para o fraco! Depois da Grande vitória sobre o Benfica o Sporting entrou em clima de euforia! Ganhou a uma equipa que naquele momento mostrou todas as suas fragilidades, vincadas depois nas derrotas com o Deportivo e AEK de Atenas.
Por ser assim, o clima de euforia era extemporâneo! Num jogo bem a sério com o Braga, o Sporting mostrou fragilidades preocupantes. Como tinha dito no meu último post, este Sporting tem um plano A bem trabalhado e mecanizado, mas não tem capacidade para pôr em pratica um plano B, ou seja, tem muitas dificuldades em jogar em ataque continuado. O problema de ontem foi que na segunda parte nem o plano A funcionou!
Mas vamos por partes, o Sporting entrou com a equipa tipo, excepção feita a Carlos Bueno e Paredes. Os leões entraram bem, fizeram uma boa primeira parte, mas contra as expectativas Tiago (fez uma grande exibição à excepção do golo bracarense) e os centrais falham de forma infantil e Zé do golo não perdoa num bonito golo! O que ressalta deste golo é o do avançado do Braga ser bem mais baixo que os dois (!) centrais e mesmo assim ganha nas alturas. Ora se é assim com o Zé do golo, imaginem quando houver grandes avançados mundiais para marcar…
Tiago também fez o papel de vai…não vai e…golo! Muito mal na fotografia, pese embora ter sido o melhor homem do Sporting! É a minha opinião, pois garantiu o empate com 3 ou 4 grandes defesas a evitar males maiores.
Cinco minutos depois, uma grande jogada de Romagnoli a passar por 3 defesas do Braga, entregando para trás onde aparece Carlos Martins a encher o pé e a proporcionar o frango da noite a Paulo Santos!
Daí em diante, noticia foi o grande passe de Martins para Liedson, que este falha de forma incrível e ainda outra perdida do “levezinho” a permitir a defesa do guardião arsenalista.
A segunda parte é inteirinha do Sporting Clube de Braga, que colocou os de Alvalade em sérias dificuldades. João Pinto por duas vezes e Vandinho não marcaram por milagre, o mesmo acontecendo num remate de Maurício.
Não gostei da segunda parte leonina, mas pode ser apenas uma mau jogo de pré-época. O árbitro esteve regular, embora tenha perdoado um penalty ao Sporting por derrube de Tiago. A queda antecipada do extremo bracarense também não ajudou na decisão.
Por tudo isto, não concordo com a análise de Paulo Bento, pois o resultado mais justo seria a vitória do Braga.


Notas positivas:
-A segunda parte do Braga, de muito bom nível.
-A primeira parte leonina, não tão boa como a segunda bracarense, mas boa de qualquer forma.
-João Tomás, um ponta-de-lança muito interessante que passa ao lado de uma grande carreira.

Notas negativas:
-A segunda parte sportinguista, a expor todas as suas fragilidades.
-Polga. Depois da renovação voltou a evidenciar a sua falta de categoria.
-Paredes. A passo e sempre a jogar para trás. Prejudicou e muito o normal fluir do jogo.
-Romagnoli. Apesar de ter sido considerado o melhor em campo para muitos órgãos de comunicação social, o argentino é um motor a disel, lento, lento! O Sporting precisa de mais criatividade e maior velocidade. O Sporting tem esse número 10, anda é perdido noutras tarefas. Falo de Carlos Martins.

Sem comentários: