domingo, agosto 06, 2006

Tricolor bate Juventude e quebra série sem vitórias


Time volta a vencer no último jogo no Olímpico antes de cumprir punição

Um dia depois de sofrer um duro revés no Tribunal da CBF, o Grêmio se recuperou no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Juventude por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Estádio Olímpico, e quebrar a série de cinco jogos sem vitória. Com o resultado, o time de Mano Menezes chegou aos 20 pontos e pulou para a 10º posição na tabela, na zona de classificação para a Sul-Americana de 2007.

Animados pela presença novo técnico da Seleção Brasileira Dunga nos camarotes do Olímpico, os jogadores de Grêmio e Juventude fizeram do confronto entre gaúchos um jogo bastante disputado e bonito de se ver, mas sem muitas oportunidades de gol no primeiro tempo. A primeira chance clara só veio aos 34 minutos, quando Lucas recebeu um passe açucarado de Rômulo e chutou em cima da zaga.

Rômulo, aliás, foi o destaque do primeiro tempo. Com grande movimentação, o centroavante gremista não só se livrou com facilidade da marcação como também deu boas assistências para os companheiros. No lado do Juventude, o atacante Christian, ex-dupla Gre-Nal, também teve boa atuação. Foi dele a única chance do time alviverde na primeira etapa, aos 48.

Mas depois de um primeiro tempo muito cauteloso, as equipes voltaram para a etapa final jogando um futebol franco e a partida ganhou em emoção. Tanto é que o placar mínimo não reflete a produção das duas equipes, tamanha as oportunidades desperdiçadas por ambos os lados, notadamente o tricolor.

Logo aos seis minutos, o time da Serra teve chance de abrir o placar com Marcel, que arrematou para fora cruzamento de Éder Ceccon. A bola raspou a trave de Marcelo. O Tricolor respondeu um minuto depois, quando Lucas aproveitou rebote na entrada da área e disparou uma bomba. André fez boa defesa.

Aos 10 minutos, foi a vez de Tcheco, de atuação apagada, desperdiçar. Hugo, ex-Juventude, fez boa jogada pela linha de fundo e rolou no centro da área para o meia, livre de marcação, chutar para fora. A essa altura da partida, o Grêmio dominava a equipe alviverde, mas errava demais nas finalizações.

Até que o zagueiro Evaldo resolveu se arriscar na frente para mostrar aos atacantes como se faz. Aos 13 minutos, Tcheco cobrou falta em cima da barreira, mas ficou com o rebote e rolou para trás. Da intermediária, Evaldo acertou um chute indefensável, à meia altura, no canto direito do goleiro André.

Mesmo em vantagem no placar, o time de Mano Menezes seguiu pressionando. Aos 21 minutos, Léo Lima entrou no lugar de Rafinha, outro de atuação discreta. Contratado para dar qualidade ao meio-campo gremista, o jogador carioca fez uma boa estréia e por pouco não marcou o segundo, aos 46. Antes dele, Herrera e Rômulo, no mesmo lance, também haviam desperdiçado gol feito, aos 41.

O Juventude poderia ter se aproveitado do festival de erros do Grêmio para levar um ponto para Caxias do Sul, não tivesse também perdido um gol feito. Em um contra-ataque rápido aos 47, Christian recebeu livre na grande área, dominou a bola no peito e chutou por cima do gol de Marcelo. Foi o último lance da partida, para alívio dos torcedores gremistas.


ARBITRAGEM:
Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)Alcides Zawaski Pazetto (SC)Luís Alberto Kallenberger (SC)

ESCALAÇÕES:

GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Patrício, William, Evaldo e Wellington; Jeovânio, Lucas, Tcheco (Herrera), Hugo (Nunes) e Rafinha (Léo Lima); Rômulo.
Técnico: Mano Menezes

JUVENTUDE:
André; Igor, Antônio Carlos e Rafael; Raulen, Renan, Walker, Marcel (Leandrinho) e Ivo (Lauro); Alexandre (Eder Ceccon) e Christian.
Técnico: Ivo Wortmann

Sem comentários: