domingo, agosto 13, 2006

FC Porto em Inglaterra

Após a conturbada e prematura saída de Co Adriaanse, o FC Porto deslocou-se até Inglaterra para ali realizar mais dois jogos de preparação frente ao Portsmouth e Manchester City respectivamente. Rui Barros, técnico interino dos Azuis e Brancos, apostou em manter o 3-4-3 deixado pelo técnico holandês e não se saiu nada mal, dado que o FC Porto venceu ambos os encontros, o que não deixa de ser um factor de maior motivação, enquanto se vive na incerteza de quem será o próximo treinador dos Dragões.
Co Adriaanse saiu porque queria mais um Ponta de Lança (Jan Venegoor of Hesselink) que segundo ele valia por dois! A resposta foi dada pelos próprios avançados que os Dragões têm no Plantel, já que nos dois jogos Lisandro Lopez, constantemente preterido pelo holandês, e Adriano apontaram um golo cada... O FC Porto venceu, convenceu os seus adeptos que continua forte, os avançados continuam a marcar e o ambiente parece imperturbável.
Em Fratton Park os Dragões triunfaram claramente sobre o Portsmouth. Lisandro Lopez abriu o activo, aproveitando um mau atraso de um defesa contrário, mas Todorov ainda igualou, num lance em que a linha defensiva portista procurou colocar em fora de jogo os adversários e... deu-se mal.
Na segunda metade Marek Cech, com a ajuda de Primus, deu a vitória merecida aos Azuis e Brancos que ainda desperdiçaram várias situações para aumentarem o marcador.
No lindíssimo City of Manchester Stadium, a vitória sorriu novamente aos comandados de Rui Barros, contudo o jogo foi muito mais lento e monótono. Pior que isso foi a lesão, durante o aquecimento, do capitão Pedro Emanuel, que o vai manter afastado, na pior das hipóteses, até ao início de 2007.
O único golo da partida foi da autoria de Adriano, após canto superiormente cobrado por Raul Meireles. O avançado brasileiro ainda desperdiçou outras chances para facturar, contudo do outro lado também o grego Samaras, a contratação mais cara de sempre do Manchester City (que agora acabou de garantir as contratações de Isaksson e Trabelsi), desperdiçou algumas oportunidades claras, tendo inclusivé enviado uma bola ao ferro da baliza de Helton.
Os Dragões conquistaram desta forma o 1º Troféu Thomas Cook.
Em suma, apesar de todas as condicionantes, o FC Porto cumpriu o seu dever em terras de Sua Majestade e volta à Cidade Invicta expectante e ansioso em saber quem será o próximo Treinador. Jesualdo Ferreira parece ser, neste momento, o melhor colocado, contudo não será fácil convencer o "ex-vocalista dos BAN", João Loureiro, a abdicar dele...

Sem comentários: