domingo, agosto 27, 2006

Leões Versus Panteras


Local: Lisboa
Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 34.330 espectadores (300 adeptos do Boavista)
Árbitro: Lucílio Baptista

Adepto do Sporting

Começaram os jogos oficiais em Alvalade, com um jogo muito emotivo, com incerteza, polémica e muitos nervos...
O Boavista entrou melhor no jogo e dominou as operações a meio campo. Este domínio intranquilizou os Leões e o Boavista acabou por marcar no primeiro remate à baliza de Ricardo, por Zé Manel! Custódio acabou por estar directamente ligado ao golo ao fazer um mau passe a permitir o tento axadrezado.
Em desvantagem no marcador, o Sporting não conseguiu reagir e o Boavista controlou o jogo com grande à vontade.
Terminava a primeira parte e o Sporting não confirmava o "bom momento" da pré-época!
Ao intervalo, Paulo Bento trocou as duas peças em menor rendimento (Abel e Custódio) por Ronny e Nani, com Caneira a mudar para o lado direito da defesa e recuando Moutinho para "trinco". Estas substituições transfiguraram a equipa, já que o Sporting começou a jogar no último terço de terreno (coisa que até aqui não tinha sucedido), circulando a bola por todos os sectores. Um destaque especial nesta melhoria para Romagnoli que "pegou no jogo" e foi o mais clarividente.
O Boavista encolheu-se e o Sporting conseguiu o empate aos 63', quando Caneira encontrou Deivid (tinha substituido Bueno) na área e assistiu Nani para o um remate de pé esquerdo sem defesa para William.
Três minutos depois, Deivid dava a merecida vantagem aos Leões.
Liedson quase fazia o 3-1, mas William ainda foi a tempo de evitar um golo anedótico.
O Boavista não se deu por vencido e numa má saida de Ricardo, Fary esteve à beira do empate, com a bola a embater nas pernas do n.º 1 Nacional.
Até ao final o jogo manteve a incerteza e só Deivid conseguiu fazer suspirar de alivío os adeptos leoninos, num lance em que o mérito vai para Liedson que acreditou no lance e permitiu um golo fácil ao seu companheiro.
O jogo parecia terminado, mas com o Sporting é sofrer até ao fim, isto porque Zé Manel "bisou", num lance em que Ricardo tem muitas responsabilidades.
Vitória suada mas justa por parte dos Leões.

MELHOR EM CAMPO
Deivid! Entrar e resolver não é para todos, pena é que parece que foram os últimos...

ÁRBITRO
Má actuação do árbitro de Setúbal. Dois lances de dúvida na área boavisteira e uma expulsão "arrancada a ferros" a Ricardo Sousa. Pedia-se mais ao internacional português.

POSITIVO DO JOGO
- A vitória sportinguista e a conquista de 3 importantes pontos, numa época que não há espaço para erros.
- Uma boa casa a mostrar que já havia "fome de bola" no reino do Leão!
- Primeira parte do Boavista, a jogar o jogo pelo jogo.
- A segunda parte do Sporting, a recuperar contra uma equipa bem organizada.

NEGATIVO DO JOGO
- A má primeira parte leonina que não se poderá repetir de futuro.
- Custódio. O capitão não deu o exemplo e tem Paredes na sua sombra. Não há espaço para falhas

[ACOSTA11]

Adepto do Boavista

O Boavista entrou a perder nesta nova temporada, mas deixo no ar que pode fazer muito mais, depois de tantos problemas nesta pré-temporada.

A equipa do Boavista apresentou-se num 4x3x3, com um meio-campo de combate aonde Tiago era o elo mais recuado, enquanto Lucas descaído para a direita na ajuda a Hélder Rosário, já que Zé Manel não defende bem, e Kazmierczack como o elemento mais ao ataque e quando podia ajudava o lado esquerdo da equipa do Bessa. Na frente Zé Manel e Grzelak demonstraram-se muito irrequietos pelas alas, enquanto Roland Linz esteve mais apagado, devido ao pouco jogo de ataque da turma axadrezada.

O Boavista até começou bem a partida, e praticamente dominou os primeiros 15 minutos. O meio-campo da equipa do Bessa começou muito pressionante, surpreendendo o Sporting, principalmente Abel e Custódio, que tiveram que sair ao intervalo.
O próprio Custódio, pressionado, ofereceu a bola em plena defesa do Sporting, a Zé Manel que passa por dois jogadores e aplica um remate forte de pé esquerdo, que não deu hipóteses a Ricardo.
A partir daqui, o Boavista começa a vir para trás e deixou de circular a bola, apesar do Sporting fazer pouca pressão. A equipa pareceu ficar com medo, e o Sporting teve tempo para se recompor e começar a sua pressão asfixiante, mas até ao intervalo nada de aconteceu.

Na segunda parte, o Sporting mete Ronny e Nani que começaram a destabilizar a defesa do Boavista. Mas só com Deivid a equipa do Boavista foi mesmo abaixo e os erros defensivos aparecem.
Primeiro Nani aparece isolado à entrada da área e faz o primeiro. Três minutos depois Deivid bate Ricardo Silva, já que o defesa boavisteiro foi muito lento na reacção.
O Boavista tinha de ir atrás dos seus erros, e Pedro Barny mete Ricardo Sousa para abrir espaços na defensiva leonina, para o lugar do cansado Grzelak. Só que o médio português, decidiu três minutos depois exagerar numa picardia com Carlos Martins e foi expulso.
O Boavista foi completamente abaixo, apesar de Hugo Monteiro ter entrado para o lugar de Lucas, mas já era tarde. O Sporting tem mais duas oportunidades, e numa delas faz o terceiro. Mário Silva não consegue o corte, Cissé é muito lento e William nem sabia aonde foi a bola parar. Um golo de segunda divisão…
Mas a equipa do Bessa ainda marcou, por intermédio de Zé Manel e com uma ajude de Ricardo.

Uma derrota com um sabor amargo para o Boavista, que podia e devia ter feito mais, apesar dos vários problemas que assombraram a pré-temporada axadrezada.

Melhor em Campo:

Zé Manel já que foi de longe o mais irreverente da turma axadrezada, fazendo dois belos golos e correndo quilómetros, para trás e para a frente atrás das bolas disparadas pela defesa boavisteira.

Árbitro:

Não teve uma actuação feliz, e o Boavista queixou-se muito dele. Faltou um cartão a Carlos Martins, a expulsão parece forçada e o vermelho para Abel não ficava mal, já que o Boavista viu um jogador seu ser expulso na época passada pelo mesma falta que o lateral do Sporting fez.

Positivo do Jogo:

Entrada da equipa, pressionante com vontade de marcar o golo
Os dois golos de Zé Manel são excelentes e ficam para mais tarde recordar
Kazmierczack e Grzelak a dupla polaca que parece ter-se adaptado da melhor maneira ao nosso futebol

Negativo do Jogo:

A segunda parte foi do pior que existe, com muitos erros que têm de ser revistos.
William já devia ter mais experiência em certos lances, e o terceiro golo não é digno de um guarda-redes de 38 anos
Ricardo Sousa a expulsão foi forçada, mas acção de Ricardo Sousa também o foi, prejudicando a equipa.

[Diogo Faria]

Sem comentários: