

Dorival Kneepel, que ganhou a alcunha de Yustrich nos tempos em que era guarda-redes, foi descoberto pelo F.C. Porto quando treinava o América. Em Belo-Horizonte tinha uma técnica muito peculiar, treinava os seus pupilos com golpes de boxe e de luta livre.
Quando chega às Antas, faz uma limpeza de balneário, afastando Carvalho e Porcel do grupo de trabalho, por estes questionarem os seus métodos de trabalho, e, mais tarde, Barrigana. Tinha uma missão: revolucionar o plantel. E lá que revolucionou, revolucionou……
Introduziu métodos nunca visto para os lados da invicta; implementou treinos duríssimos, que muitos consideravam “pior que a recruta militar”. Depois do treino acabar, obrigava os jogadores a tomar sumo de laranja.
Foi chegar ao F.C.Porto, ver e vencer. Logo na primeira época conquistou um título que escapava há 16 anos e, juntou ao campeonato, a Taça de Portugal.
A equipa portista, campeã nacional, partiu em digressão pela a América Latina. Por terras venezuelanas, Yustrich envolve-se numa discussão com o então presidente portista, Afonso Magalhães, ……. e acabou despedido.

Contudo, o seu regresso ao Porto não foi feliz, muito por que se envolveu numa cena de pancadaria com Hernâni. Foi suspenso e durante essa suspensão envolve-se numa zaragata com um polícia, em Coimbra, e foi preso por três horas. Só não ficou mais tempo atrás das grades, porque Cândido de Oliveira usou o seu prestígio para que o libertassem. O F.C. Porto, nessa época, perdeu o campeonato para o Sporting, o que serviu como desculpa para mais um despedimento. Nem o deixaram orientar a equipa do final da Taça de Portugal…….
Foi embora do nosso país e nunca mais voltou. Chegou, no entanto, a estar com um pé no Sporting, mas a contratação acabou por não se realizar.
Morreu a 16 de Fevereiro de 1990, isolado de tudo e de todos.
Treinador de métodos revolucionários para a altura, marcou uma época no futebol português. Infelizmente, ficou mais conhecido por razões extra-futebol.

Data de Nascimento: 27/09/1918 a 16/02/1990
Naturalidade: Belo Horizonte
Nacionalidade: Brasileira
Clubes por onde passou: América, F.C.Porto…………
Palmarés:
1 Campeonato Português
1 Taça de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário