sábado, dezembro 02, 2006

Referências estrangeiras do futebol de luso: Dorival Yustrich


Muito antes da grande modéstia de Mourinho, passou pelo futebol português um senhor de nome Dorival Yustrich. Um brasileiro, de origem alemã, que quando alguém pediu para ele se definir numa frase, Yustrich não fez por menos: “ Eu sou um homem sensacional.
Dorival Kneepel, que ganhou a alcunha de Yustrich nos tempos em que era guarda-redes, foi descoberto pelo F.C. Porto quando treinava o América. Em Belo-Horizonte tinha uma técnica muito peculiar, treinava os seus pupilos com golpes de boxe e de luta livre.
Quando chega às Antas, faz uma limpeza de balneário, afastando Carvalho e Porcel do grupo de trabalho, por estes questionarem os seus métodos de trabalho, e, mais tarde, Barrigana. Tinha uma missão: revolucionar o plantel. E lá que revolucionou, revolucionou……
Introduziu métodos nunca visto para os lados da invicta; implementou treinos duríssimos, que muitos consideravam “pior que a recruta militar”. Depois do treino acabar, obrigava os jogadores a tomar sumo de laranja.
Foi chegar ao F.C.Porto, ver e vencer. Logo na primeira época conquistou um título que escapava há 16 anos e, juntou ao campeonato, a Taça de Portugal.
A equipa portista, campeã nacional, partiu em digressão pela a América Latina. Por terras venezuelanas, Yustrich envolve-se numa discussão com o então presidente portista, Afonso Magalhães, ……. e acabou despedido.

Saiu para voltar em 1957, aquando da tomada de posse de Paulo Pombo. Ao gabinete presidencial chegou um telegrama, assinado por 100 sócios, a pedir o regresso de Yustrich. E o pedido dos adeptos lá foi satisfeito……
Contudo, o seu regresso ao Porto não foi feliz, muito por que se envolveu numa cena de pancadaria com Hernâni. Foi suspenso e durante essa suspensão envolve-se numa zaragata com um polícia, em Coimbra, e foi preso por três horas. Só não ficou mais tempo atrás das grades, porque Cândido de Oliveira usou o seu prestígio para que o libertassem. O F.C. Porto, nessa época, perdeu o campeonato para o Sporting, o que serviu como desculpa para mais um despedimento. Nem o deixaram orientar a equipa do final da Taça de Portugal…….
Foi embora do nosso país e nunca mais voltou. Chegou, no entanto, a estar com um pé no Sporting, mas a contratação acabou por não se realizar.
Morreu a 16 de Fevereiro de 1990, isolado de tudo e de todos.
Treinador de métodos revolucionários para a altura, marcou uma época no futebol português. Infelizmente, ficou mais conhecido por razões extra-futebol.

Nome: Dorival Kneepel “Yustrich”
Data de Nascimento: 27/09/1918 a 16/02/1990
Naturalidade: Belo Horizonte
Nacionalidade: Brasileira
Clubes por onde passou: América, F.C.Porto…………

Palmarés:
1 Campeonato Português
1 Taça de Portugal

Sem comentários: