Mais uma jornada europeia decorreu esta semana. Desta feita a Taça UEFA, com a sua quarta jornada. Os portugueses, por intermédio do Sp. Braga, ficaram a olhar para o desenrolar das partidas, uma vez que foi a jornada de folga da equipa Lusa.
Assim esperava-se uma vitória do Sevilha em Zurique e a vitória caseira do AZ 67 Alkmaar frente ao Slovan Liberec.
A primeira parte foi fácil, com o Sevilha a golear 4-0 um Grasshoppers irreconhecivel, mas na Holanda as coisas estiveram feias, com os checos a ganharem por 0-1 e 1-2, sendo que o segundo golo foi marcado a 5 minutos do fim. Só que o holandês Jenner no último minuto garantiu a qualificação do AZ e mantém o Sp. Braga na corrida. Para isso só tem que ganhar, em casa, aos suiços já eliminados, que em 3 jogos sofreram 13 golos, numa media acima de 4 golos sofridos por jogo. A realidade é que sofreram mesmo 4 golos em todos os jogos e num 5. E como diz o ditado, meio a zero basta, para os minhotos se apurarem.
Nos restantes grupos e por ordem, o Grupo A tem já apuradas as equipas do Glasgow Rangers e Maccabi Haifa, sendo que o Auxerre com a goleada imposta na Croácia a um Partizan decadente, 4-1, ficou em excelente posição para ser apurado. O último jogo é em casa e não perdendo é imediatamente apurado. A outra equipa que ainda sonha com tal designio são os italianos do Livorno, que em 3 jogos têm dois empates, mas basta ganharem 1-0 em França, como tal vai ser um jogo muito interessante de seguir. Em principio é um jogo com honras de transmissão directa via Eurosport, como tal a não perder.
O Grupo B, um dos dois melhores grupos desta época, com 5 equipas em bom plano e de renome. Á entrada para a penúltima jornada o Tottenham já tinha garantido o apuramento, com 3 vitórias em 3 jogos e descansou. Nos jogos que se realizaram coube ao Dinamo Bucareste apurar-se ganhando aos alemães do Bayer Leverkusen, que cairam para último lugar, e que mesmo assim devem ser os próximos apurados, uma vez que jogam em casa com o Besiktas e basta vencerem.
O facto dos grupos serem impares, em equipas, tem coisas engraçadas, é que à 4ª jornada o 4º classificado Clubb Brugges já está eliminado e o 5º e último classificado, com um simples ponto, poderá ser a próxima equipa apurada.
Grupo D, talvez o grupo mais equilibrado de todos, o Parma já apurado, olha para os restantes quatro, todos eles com hipóteses de se apurar à entrada da última jornada. Até o OB Odense que já jogou os jogos todos vai ficar á espera de uma estranha combinação de resultados que lhe permita ser apurado. Para isso só precisa que o lider ganhe em casa ao Osasuna por 1-0, ou 2 golos ou mais de diferença.
Sim parece estranho mas não há erro, se for por 1-0 as equipas empatam em goal-average mas o OB Odense tem mais golos marcados, se for por 2-1 ou mais mas só com diferença de um golo, o Osasuna ficando com os mesmos golos marcados fica á frente pelo resultado entre as duas equipas. (Osasuna 3-1 OB Odense). Por fim o Hereenveen precisa de ganhar em casa ao Lens, por dois golos de diferença no minimo para continuar em prova. Mas se houver goleada no jogo de Parma, a favor dos italianos, até podem ser apuradas as duas equipas (partindo do principio que os Holandeses ganham o jogo).
Como se pode constatar vai ser uma jornada louca e muito interessante de seguir, com muita gente agarrada às calculadoras.
O Grupo E trouxe a goleada surpreendente do Nancy sobre o Feyenoord, por 3-0 apurando de imediato os franceses que assim se juntaram aos ingleses do Blackburn Rovers, já apurados mesmo sem jogar. A grande decepção do grupo é o Basileia, que apesar da boa equipa que tem, encontra-se já eliminada e em último lugar. A derrota na Polónia reavivou a chama do Wisla Cracóvia que na última jornada vai a Roterdão para “emapatar”.
No Grupo F, quando se esperava o apuramento do Ajax, eis que os espanhóis do Espanhol calam a Arena de Amsterdão vencendo o jogo por 2-0 e isolando-se no primeiro lugar com 3 vitórias em 3 jogos. Assim se o Ajax perder por 5 ou mais na Bélgica a terceira equipa a ser apurada seria o Sparta Praga, que vai ficar a pedir golos e a puxar os cabelos a cada falhanço de um Belga. Convenhamos que teoricamente é o grupo onde já estão "escolhidos" quem são os três apurados.
Grupo G, praticamente só com equipas do “leste” e um Paris SG, que anda meio perdido na classificação em último mas se ganhar ao Panathinaikos em casa na última jornada, é automaticamente apurado.
O jogo grande foi mesmo o dos gregos em casa com os romenos do Rapid Bucareste, que cessaram a sua participação só com empates, e tem de esperar que o PSG e Mlada Boleslav não ganhem. O que à partida seria um feito histórico, passar o grupo só com empates, mas que pelos jogos que se antevêem não é de todo difícil ou improvável.
O último Grupo, o H, o outro dos dois melhores grupos desta época, tem um Newcastle United em grande plano, em contraste com a carreira no campeonato, onde estão perto da descida. O empate na Alemanha foi apenas para cumprir calendário, uma vez que os ingleses, já se encontravam apurados. O Celta de Vigo ganhou em casa pela diferença minima aos turcos e baralhou as contas de todos.
Assim na última jornada, qualquer equipa que ganhe fica automáticamente apurada. Sendo que Palermo e Eintracht têm mesmo de ganhar ou então dizem “adeus, até para o ano”. Grandes contendas então se prevêem na última jornada, Palermo x Celta e Fenerbahçe x Eintracht.
Eis os jogos da próxima e última jornada, uma jornada dupla para seguir com atenção, Quarta e Quinta-feiras, dias 13 e 14 de Dezembro. Com um ponto vermelho estão assinalados os jogos, que aqui no Futebol de Ataque, consideramos mais importantes ou interessantes de seguir. Atenção aos directos via Eurosport e SportTv.
Sem comentários:
Enviar um comentário