sexta-feira, dezembro 30, 2005

2005 Retro Brasil



2005, mas um grande ano para o futebol brasileiro, tanto em gramados nacionais com em internacionais, mas apesar do futebol arte apresentado em todo o globo pelos atletas brasileiros, tivemos tambem algumas “marmeladas” no cenário nacional.
Vamos começar a retro 2005, pela equipe que teve a torcida mais feliz do ano, o São Paulo FC, começando pelo titulo do campeonato estadual com grandes atuações de Diego Tardelli e do técnico Emerson Leão, o curioso é que nenhum destes estão no momento na equipe paulista. Depois, em julho veio o tão sonhado tri-campeonato da taça libertadores da américa numa final inédita entre dois times brasileiros o São Paulo e o Atlético – PA. Este titulo deu a chance de disputar o torno mundial de clubes, que foi disputado no Japão, torneio que foi vencido numa final dramática contra a equipe do Liverpool, tendo com destaques no jogo o volante Mineiro, autor do gol do titulo, o zagueiro Uruguaio Lugano e o capitão da equipe, Rogério Ceni, que foi eleito melhor jogador do torneio.

Falando agora do Santa Cruz, que começou a ano bem, vencendo o campeonato estadual Pernambuco, entrou na disputa da serie B do brasileirão com uma equipe modesta formada principalmente por jogadores “prata da casa”, dominou o campeonato do começo ao fim e só não ficou com o titulo por causa da derrota vergonhosa do Náutico diante dos campeões da serie B, o Grêmio.

Outro fato que marcou 2005, foi a parceria polemica entre Corinthians e MSI, parceria tal que trouxe cerca de 100 milhões em investimento para a equipe do parque São Jorge. Tanto investimento teve retorno, a equipe liderado pelo Argentino Carlitos Tevez (eleito melhor jogador do campeonato) foi campeã nacional da serie A.

Mas este campeonato brasileiro de 2005, foi tambem conhecido como campeonato do apito, tudo isso por causa do escândalo da “máfia do apito”, onde o arbitro de futebol Edílson Pereira de Carvalho confessou que manipulou os resultados de jogos do campeonato paulista, copa libertadores da américa e também 11 jogos do campeonato brasileiro, para favorecer apostados de um site clandestino, tais 11 jogos do campeonato brasileiro foram anulados por decisão de Luis Zveiter, presidente do superior tribunal de justiça desportiva (STJD), o arbitro foi banido para sempre do futebol.

Mais nos gramados internacionais foi o ano de Ronaldinho Gaúcho, eleito pela segunda vez consecutiva o melhor do mundo, o jogador da seleção e do Barcelona deu novo significado ao futebol arte. Suas jogadas brilhantes encheram os olhos de todos adoradores do futebol.
Tivemos também a ida do melhor jogador dos campos brasileiros, o Robinho, ele e suas “pedaladas” foi uma das contratações do Real Madrid, que fechou o ano com a contratação de mais um brasileiro, o lateral Cicinho do São Paulo.
Outra boa de 2005, foi a seleção brasileira, que mais uma vez classificou-se para copa do mundo, mantendo a marca de ser a única seleção do mundo a estar em todas as copas do mundo. Desta vez a classificação foi traquila, mas para mostra ao mundo a força do futebol brasileiro, vencemos a Copa das Confederações na Alemanha, e o melhor, numa goleada por 4 x 1 em cima dos nossos arqui-rivais, a Argentina.
E que venha 2006, ano de copa d mundo, espero ver mais uma vez aquela estrelinha brilhando no peito da camisa canarinha, prova de mais um titulo mundial, um tiulo que seria o 6º titulo mundial brasileiro.
E para todos os leitores do blog Futebol de Ataque, desejo a todos saúde e paz...o resto, agente corre atrás!

Sem comentários: