quarta-feira, dezembro 28, 2005

Rescaldando 2005, Antevendo 2006

Chegados a esta altura do ano, e infelizmente com pouco futebol para ver ou analisar, é tempo de fazermos balanços sobre o ano que passa e perspectivar o que se depara pela frente.

Por isso mesmo, decidi dar destaques pela positiva no ano de 2005 a:

- Futebol de Ataque: o nosso blog é sem dúvida o que eu tenho mais a destacar pela positiva. Neste ano, consolidámos um grupo que tem cerca de 3 dezenas de pessoas que adoram o futebol, que vibram com as suas equipas, que sofrem com as desilusões, e que conseguem ser uma "família". Conseguimos fazer encontros com os membros do blog, conseguimos escrever para a revista Futebolista, conseguimos atingir mais de 40.000 visitas. Pela minha parte pessoal, dá-me imenso prazer fazer parte dela e contribuir cada vez mais para o crescimento deste projecto. É o Blog do Ano!

- SpicedBlond: Foi como se um anjo nos tivesse iluminado este blog, sempre com fantásticas palavras, com posts brilhantes e que até no dia em que nos deixou foi grandiosa. Foi o que de mais positivo uma pessoa nos poderia ter dado neste blog, e o seu último post é um exemplo de vida que a todos nos marcou. Foi sem dúvida nenhuma a Blogger do Ano!... Onde quer que estejas, Dani, estarás para sempre no nosso coração.

- Benfica: Depois de 11 anos de angústias, de tristezas, de algumas vergonhas mesmo, o "meu" Benfica voltou à mó de cima. Foi campeão nacional, e começou finalmente a voltar à ribalta europeia, eliminando um grande emblema mundial, o Manchester United. Por tudo isso, só se poderá mesmo considerar o clube do ano.

- José Mourinho: Palavras pra quê?... O Mister Special continua o seu fantástico trabalho, dando cartas por Terras de Sua Majestade, e depois de uma primeira época em que muitos chamaram de sorte de principiante, agora está a confirmar todo o seu valor na 2ª época em Inglaterra, não restando grandes dúvidas que será o Chelsea o campeão inglês e um dos grandes favoritos à vitória na Champions League. É o treinador do ano.

- Luís Filipe Vieira: Goste-se ou não dele, goste-se ou não das promessas vãs que faz, goste-se ou não do seu discurso "de plebe", a verdade é que o Khadafi dos Pneus conseguiu voltar a colocar o Benfica no seu lugar, que é no topo. Além do mais, consegue criar na equipa do Benfica um grupo bem homogeneo, e consegue recriar em várias ocasiões o "Inferno da Luz". É para mim o dirigente do ano.

- Ronaldinho: É um prazer ver este Sr. a jogar. Durante todo este ano, deliciei-me a ver os dribles, os golos, os passes que Ronaldinho Gaúcho fez ao serviço do Barcelona. Diria mais, ao serviço do futebol!... É o jogador do ano!

- Apesar dos destaques individuais, elegi um 11 do ano nacional e outro internacional, com aqueles que foram para mim os melhores de 2005. Assim sendo o onze do ano em Portugal é para mim: Vítor Baía, Nelson, Luisão, Anderson, Miguelito, Petit, Lucho González, Quaresma, Simão, Nuno Gomes e Liedson.
O onze internacional, é para mim: Cech, Gallas, Terry, Ricardo Carvalho, Roberto Carlos, Gerrard, Deco, Lampard, Ronaldinho, Henry e Schevchenko.

Agora os destaques negativos:

- A arbitragem portuguesa. Casos, casos e mais casos. Praticamente não há semana em que a mesma não é colocada em causa pelo dirigente A ou B. Há diversas falhas, para todos os clubes sem excepção, algumas das quais perfeitamente inqualificáveis e sem desculpa possível.

- O dirigismo português. Sem excepção, desde os dirigentes dos clubes, aos dirigentes da Liga, são para mim do que há de mais podre no futebol português. É em grande parte devido aos dirigentes que neste momento vemos vários clubes a fechar as suas portas, a não pagar os salários aos seus jogadores, e a empobrecer o futebol português aos poucos. Fora com eles!

- Scolari. Apesar dos resultados desportivos, não posso deixar de criticar este Sr. e o considerar um dos piores intervenientes do ano. Ora fala mal dos portugueses, ora diz que o acolhem extremamente bem. Levanta justificações para a não convocação de jogadores, mas não concretiza o que diz. Convoca jogadores para alguns jogos, que faz parecer que os está a tentar "vender" para algum clube. Orienta uma selecção não como a Selecção de Portugal, mas como a Selecção de Scolari. Tudo isto é para mim suficiente para o tornar um dos piores do ano de 2005. Como diria o meu amigo Ribas, no final do jogo contra o Liechenstein à TVI: "Acha que posso estar satisfeito com isto?"

- Pinto da Costa. Para mim perdeu uma oportunidade de ouro de sair do clube em 2004, depois de vencer tudo com Mourinho, saindo como um grande Presidente vitorioso. A partir daí tem dado tiros nos pés sucessivamente, quer com algumas contratações de "gosto duvidoso", quer com uma gestão financeira que aparentemente não está a correr como deveria. É um grande problema para os clubes portugueses quando se veêm com muito dinheiro. Começam a comprar ao Kilo, e a ganância interna com tantos milhares também começa a falar mais alto. Para mim é um dos perdedores de 2005, embora não me admire que dê a volta por cima e comece novamente a ganhar.

De seguida, os meus desejos para 2006:

- Que o Futebol de Ataque se torne cada vez mais uma referência na blogosfera nacional. Já somos segundo as últimas "contagens" o 8º blog de futebol mais lido em Portugal diariamente. Se em pouco mais de 1 ano de vida conseguimos esta posição, o céu é o limite para sonhar. Para 2006 temos vários desafios, como o acompanhamento do Mundial 2006, e o avançar com alguns projectos já pensados por muitos de nós. Estejam atentos!...

- Que o "meu" Benfica, visto que não pode ser campeão nacional, que seja BICAMPEÃO... :-D
A tarefa é árdua, mas vamos depositar a nossa fé nos heróis benfiquistas e acreditar que é possível.

- Que assista em Liverpool ao apuramento do SLB para os quartos de final da Champions. Visto que vou estar presente em Anfield Road, acho que era o mínimo que podia pedir, não acham?... :-)

- Que Portugal consiga pelo menos chegar às meias finais do Mundial da Alemanha. É claro que a tarefa é árdua, mas quem tem alguns dos melhores jogadores do mundo acho que tem a obrigação de colocar a fasquia elevada. Quartos de Final são para mim o mínimo a atingir. Meias Finais seria fantástico. A Final seria inesquecível. Ser Campeão do Mundo seria... o CÉU...

- Por fim, que todos os agentes ligados ao futebol em Portugal percebam que o futebol é um espectáculo para os adeptos, BAIXEM O PREÇO DOS BILHETES!!!!


Termino deixando a todos os desejos de um 2006 cheio de Felicidade, Sucesso e acima de tudo que realizem todos os Vossos Sonhos!...

Sem comentários: