quinta-feira, dezembro 15, 2005

O PODER da camisola 12

Quando falamos do factor casa, as opiniões divergem. Será que, nos dias de hoje, um estádio com uma boa moldura humana pode decidir um jogo? Esta é a questão que coloco, mas no dia 7 de Dezembro tive a confirmação daquilo que pensava.A meu ver, não só na pele de jogador (amador, claro), como na pele de adepto, os índices de confiança, entrega e motivação multiplicam-se, se um futebolista olhar à sua volta e vir um estádio repleto de pessoas a entoarem cânticos, a gritar, a saltar, a vibrar com a equipa pela qual torcem.


No jogo Benfica-Manchester, o qual tive a sorte de assistir, ficou provado que a camisola 12 tem um poder mágico. Uma equipa totalmente desfalcada encontrava pela frente 11 jogadores de craveira mundial, como são Cristiano Ronaldo, Van Nistelrooy, Rooney, Ferdinand, Giggs, entre outros. Jogadores como Beto, Nuno Assis ou Anderson, sem experiência nestas andanças, podiam ter inclusive ficado estáticos, tal a grandeza do adversário.
Contudo, e contra todas as expectativas, esta equipa do Benfica jogou tudo por tudo, de igual para igual, não se ressentindo da falta de alguns craques, que assistiam ao jogo confortavelmente nos camarotes da bancada PT. Podíamos falar de vários motivos para esta exibição, até os mais facciosos e suspeitos poderiam falar em doping (infelizmente Nuno Gomes fê-lo contra o Braga), contudo penso que se deveu, na sua maioria, ao calor humano que se viva na Luz. Simplesmente impressionante! O ingleses devem ter ficado a pensar e a comparar a Luz com o Old Trafford...
E não estou a exagerar, pois vivia-se
efectivamente um Inferno Vermelho! Pena não ser assim todos os jogos, mas o Benfica deu uma lição de apoio massivo à equipa, que a Europa, principalmente, Inglaterra, jamais esquecerá!
Mas... se uma boa casa ajuda a equipa a obter bons resultados, porque é que damos conta de estádios vazios, de estádios que nem são utilizados devidamente? É óbvio, o problema das últimas décadas: o preço dos bilhetes! Meus caros dirigentes, sigam o exemplo do Benfica, que fez no passado jogo com o Boavista uma promoção, na qual na compra de um bilhete, era oferecido outro. Resultado: 50.000 pessoas!
Para terminar, e porque também me cabe a mim falar do União de Leiria, gostava que o Sr. Bartolomeu visse o próximo jogo do Benfica para a Champions, e aprendesse a lição, pois o Estádio Magalhães Pessoa há muito que deixou de ser estádio de futebol, para se tornar num parque natural de Moscas...

Sem comentários: