segunda-feira, dezembro 12, 2005

União Leiria 1 x 3 FC Porto

Versão Leiriense

Leirienses deslumbraram-se com o golo

O Leiria perdeu em casa com o líder Fc Porto, por 1-3. Contudo, o resultado foi demasiado pesado para o União, pois a equipa não jogou assim tão mal, e a imprensa apenas destacou o “grande jogo” do Porto, que não me parece que tenha sido assim tão “grande”. Não há dúvidas que o Porto foi melhor e mereceu a vitória, contudo, saliente-se que a equipa do norte teve a sorte do seu lado: o 1º tento surgiu de um auto-golo de Laranjeiro, o 2º numa falha enorme de Costinha, e o 3º numa bola que vai ter a Diego passando por toda a defesa, indo parar precisamente onde estava o brasileiro, que não teve dificuldade em fazer golo. O golo de Fábio Felício é de se lhe tirar o chapéu.
Jorge Jesus cometeu o erro de colocar Laranjeiro a defesa esquerdo, que passou ao lado do jogo, fazendo mesmo um auto-golo. Também não se percebe como Lourenço fica no banco. O facto de Maciel não jogar, estragou as contas ao treinador leiriense..Se Sporting e Benfica deixam jogar os emprestados, porque razão o Porto não permite? Será medo? O que é certo é que os regulamentos da liga permitem que os jogadores emprestados joguem contra as equipas que os emprestaram, mas aqui não se verificou tal coisa, e logo com um totalista do Leiria. Não se compreende também a atitude do Benfica, que parece querer vingar-se do Porto da mesma moeda: fazer “queixinhas”. Mas será que a Liga não tem mão no assunto?? Sinceramente não esperava esta atitude do Benfica, descendo ao nível do Porto... Quem devia apresentar queixa era o Sr. Bartolomeu, que cada vez parece mais sombra de Pinto da Costa. O árbitro teve bem, mas o mesmo não se pode dizer dos fiscais de linha...
Para a semana o adversário será o moralizado Estrela da Amadora, prevê-se um jogo deveras difícil.
[Pedro Evangelista]

Versão portista

Boa exibição e excelente vitória

Vitória incontestável! É a forma mais fácil de definir o triunfo do meu FCP frente à União de Leiria.
Co Adriaanse, desta vez optou por apostar no mesmo onze do último jogo, com Diego no centro de terreno, Ricardo Costa na lateral-direita e, mais uma vez McCarthy a titular.
A União de Leiria apenas "teve" de fazer uma alteração, em relação ao jogo de Guimarães e, dessa forma, Miramontes apareceu no lugar habitualmente ocupado por Maciel, que não pôde jogar face ao "acordo de cabalheiros" entre os dois presidentes dos respectivos clubes.
É, sem dúvida alguma, uma situação que a mim particularmente me deixa triste com o futebol, pois isto não deveria ser permitido. Contudo lembro-me muito bem como começou toda esta história dos jogadores emprestados não poderem jogar contra os seus clubes de origem. Aconteceu quando, um Grande Senhor chamado Jorge Costa, emprestado pelo FCP ao Marítimo, num lance infeliz (justamente contra os Dragões) fez um auto-golo que deu a vitória aos Azuis-e-Brancos e, após esse jogo choveram insinuações da nossa "isenta" Comunicação Social e de outros clubes, à excepção... do Marítimo! A partir daí, foi isto que se viu, ou seja, quando deixam o jogador jogar é porque ele está feito com o seu clube de origem, ou quando não se deixa é exactamente a mesma coisa... É absolutamente incrível como estamos constantemente a pôr em dúvida a seriedade de todos os elementos que compõem o Futebol, incluíndo os próprios jogadores!
Voltando ao jogo de ontem, o FCP apareceu dominador, mas sem criar grandes situações de verdadeiro perigo para Costinha. Contudo e, uma vez mais após um alívio deficiente de um defesa do FCP, no caso Pedro Emanuel, a bola sobrou para o excelente pé esquerdo de Fábio Felício, que com um belo remate bateu Vítor Baía. (O que se teria dito daquele alívio, se tivesse sido Pepe a fazê-lo...)
Após o golo gelado da União de Leiria, o FCP veio mais para a frente e teve a felicidade de volvidos poucos minutos ter chegado ao golo e... por duas vezes! Primeiro num auto-golo (mais um!) de Laranjeiro e, um minuto depois por Lisandro Lopez, após uma desastrosa intervenção do «gordo» Costinha (aquele equipamento justo fica-lhe a "matar"...). Na 2ª parte, surpreendentemente o FCP soube gerir bem o resultado. Defendeu bem mais à frente daquilo que vem sendo habitual e, sob a batuta de dois homens teve total controlo do jogo. Diego, que foi gradualmente subindo de produção, ajudou muito a equipa a ter a bola em seu poder e, Paulo Assunção parecia uma «melga», tantas foram as bolas recuperadas pelo brasileiro que não permitiram qualquer contra-ataque aos jogadores leirienses.
Durante os últimos 45 minutos o FCP teve várias vezes perto de matar o jogo, enquanto que os visitados estiveram perto da igualdade por duas vezes, uma por Miramontes que foi muito lento e permitiu o excelente corte de Pepe e, a outra num canto que Diego salva primeiro ao 1º poste e depois César Peixoto ao aliviar bateu com a bola em Ferreira que quase marcava!
Mesmo à beirinha do fim, finalmente o FCP acabou com a partida, após o golo merecido de Diego a passe do recém entrado... Jorginho (espero que lhe faça bem o banco, para vêr se ele volta às boas exibições do início da temporada)!
Finalmente soubemos aproveitar a desgraça alheia, para nos distanciar-mos mais na frente da Liga Betandwin. Espero que seja o sinal de que este ano vamos voltar aos níveis de confiança que sempre tivemos na equipa do FCP, quer com Mourinho, Robson, Oliveira, Ivic...

Positivo do Jogo
- Diego e Paulo Assunção, pelo FCP Fábio Felício e Harison, pela União de Leiria
- Pedro Henriques, tão só o melhor árbitro português da actualidade
e...
- Benni McCarthy, mesmo sem grande vontade, ontem consegui vê-lo a recuperar bolas no meio-campo! Janeiro está próximo...

Negativo do Jogo
- A falta de público... Palavras para quê?
[João Ribas]

Sem comentários: