sábado, dezembro 17, 2005

Estrela Amadora Vs União Leiria

Visão Tricolor

Mais um dia, de azia, com o Leiria

Mais uma vez recebemos a União de Leiria e não ganhámos, 8 encontros com este onde os resultados foram 3 empates e 5 derrotas.
Embora este fosse um dos primeiros anos em que vi o Estrela superior ao União Leiria. A União passou o jogo todo encolhido e recolhido no seu meio-campo.
Tipico de quem acha que o Catennacio chegou ao futebol português e para ficar, senão atente-se nas palavras do treinador leiriense, Jorge Jesus: " Vinhamos preparados para gerir o tempo e o resultado".
O 14º classificado que tem uma excelente equipa de futebol vinha a casa do 11º, que é apenas o Estrela Amadora para gerir o tempo e o resultado, aguentar o mais possivel sem sofrer golos fechados na defesa, inacreditavel.
Quanto ao jogo em si, nada de extraordinário, nem na constituição da equipa tricolor, Emerson parece definitivamente afastado do 11 inicial, para entrar um homem mais avançado.Apesar do inicio prometedor onde lhe foi anulado um golo e assinalado fora-de-jogo num lançamento lateral!!!, o Estrela sofreu um golo contra a corrente de jogo, o que vem a ser um hábito e tipicamente da quadra em que estamos. O que era para ser um domínio fácil de Mauricio tornou-se a maior prenda de Natal até ao momento.
A União escondida atrás da sua linha de meio campo e em cima da área tentava atodo o custo aliviar o sufoco estrelista quando num chutão para a frente o defesa central do Estrela chutou sabe-se lá onde e deixou a bola a mercê de Paulo César que fintou Bruno Vale e marcou um injustissimo 0-1, parabéns.
O Estrela não se deixou abater e continuou a massacrar o ultimo reduto leiriense, a forma como se consegue criar jogadas é equivalente na medida em que se falham os golos, é inacreditável, algo nunca visto.
Os disparates do árbitro auxiliar do lado do ataque do Estrela continuavam em catadupa. Pode ser uma vergonha o que vou dizer aqui, mas não tenho receio de dizer que pela primeira vez na vida senti-me tentado a invadir o relvado para pedir satisfações a um gajo que tem uma bandeira na mão mas que pouco percebe do que faz. Cada vez mais percebo porque é que os árbitros são agredidos, eu próprio me senti tentado a isso neste jogo. Algo tem de mudar, não sei se os proprios árbitros, se quem os dirige, se quem os nomeia, se quem lhes ministra os cursos de formação, não sei, algo está podre, não há uma jornada em que não hajam casos graves de incompetência ou de falseamento de resultados.

Foi novamente contra a corrente do jogo que o União Leiria protagonizou um contra-ataque mortífero.
Harison fez uma abertura perfeita para Touré que, descaído sobre a esquerda, encontrou Paulo César, que só precisou de encostar para o golo. Se um já era injusto dois era demais.
Apesar da desvantagem, o Estrela mandava no jogo e foi já no "prolongamento" que Anselmo marcou o 1-2 aos 45+6. Mal a bola entrou o árbitro apitou para o fim da primeira parte.
Este prolongamento valeu-lhe uma quase agressão dos jogadores suplentes da União quando o trio de "fantoches" se dirigia para os balneários.
De realçar que a equipa foi para os balneários debaixo de palmas, muitas palmas. A equipa joga bem, há algo que está mal, inexplicávelmente a bola não entra na baliza adversária e entra na nossa contra a corrente de jogo.

No segundo tempo, o Estrela continuou a tentar inverter o rumo dos acontecimentos, mas nunca conseguiu ultrapassar a bem escalonada defesa leiriense.
Aquela muralha leiriense era demais, porque é que aquela boa equipa, com bons jogadores, jogou vergonhosamente na Amadora? Não somos um dos grandes, mas mesmo que fossemos, não percebo, sinceramente.
A meio do segundo tempo Mauricio deixou de ser defesa central e foi para o ataque, dois livres directos marcados pelo mesmo, deixaram as pessoas quase a gritar golo. O primeiro saiu poucos centimetros ao lado do poste esquerdo e o segundo ainda está Costinha para saber como defendeu para canto.
Acho que esgotámos a dose de sorte, que tinhamos para este mês, toda no jogo de Alvalade, e assim chegou ao fim mais um jogo tipico do campeonato italiano.
No final do jogo dirigi-me ao Jorge Jesus e disse-lhe o que me ía na alma de tal maneira que ele só olhou para mim e não conseguiu dizer nada.
"Bela m... de jogo vieste aqui fazer, defender, defender, defender e em dois ataques marcas dois golos. És uma vergonha!!! A tua equipa é uma vergonha!!!"

Notas muito positivas:
  • A claque Frente Leiria, sempre correctos para com equipas e adeptos da casa. A certa altura a claque leiriense passou a gritar Estrela, houve então uma picardia saudável, de um lado gritava-se União e do outro Estrela, que acabou em palmas de ambos os lados.


Notas positivas:

  • Deve ter havido mas não neste jogo.


Notas negativas:

  • A má arbitragem de António Resende e dos seus auxiliares, que prejudicou as duas partes à vez.


Notas muito negativas:

  • A forma de jogar da União de Leiria, com os jogadores que tem é uma vergonha, assim como as palavras do técnico.
  • Fora de jogo num lançamento lateral, nem na Distrital um árbitro comete um erro assim, quanto mais na Primeira Divisão Nacional, mau, muito mau.

Nota curiosa:
  • No inicio do jogo alguém da bancada grita para Costinha "Olha a galinha preta" e Costinha que estava sozinho porque o jogo decorria do outro lado olhou para a bancada e riu, concerteza se relembrou de algo no seu passado, já que foi esse o motivo da chalaça.
[Estrela]

------------------------////////////////------------------------


Visão Unionista

Coesão defensiva e falta de pontaria do Estrela proporciona vitória à União

O Leiria foi à Reboleira ganhar 3 preciosos pontos, que são deveras importantes, para garantir a manutenção quanto antes. É verdade que o Leiria apostou mais na defensiva, mas não foi por acaso: Touré, Paulo César e Maciel são jogadores rapidíssimos, capazes de protagonizar contra-ataques fatais. Lembro que o Benfica ganhou muitos jogos no ano passado, com uma táctica semelhante, e que o Sporting fez jogos magníficos mas que não se traduziram em vitórias. Golos, meus amigos, são eles que fazem a diferença. Aos golos podemos juntar a táctica que o treinador escala para cada jogo (que pode ser a mais feia e defensiva possível), e a experiência dos jogadores em gerir a pressão.

A verdade é que o Estrela jogou melhor e merecia algo mais, mas isso não se traduz em golos, muito menos em pontos. Enquanto o Leiria tem jogadores experientes (Harrison, Maciel, Paulo Gomes, Paulo César, Fábio Felício, entre outros), o Estrela (que tem uma boa equipa), conta com muitos jovens no plantel, que embora sejam bons jogadores, não têm (ainda) a rodagem necessária para não falhar em momentos decisivos. Quanto ao árbitro, cometeu vários equívocos, como foras-de-jogo inexistentes e a expulsão injusta a Paulo Gomes, pelo segundo amarelo mal mostrado.
Ao Estrela faltam pontas-de-lança, homens que tenham faro para o golo, pois Manú não pode fazer tudo sozinho, e parece-me que Anselmo, apesar do golo que apontou neste jogo, é um jogador mediano. Coutinho parece-me ser muito bom jogador.

O Leiria continua numa senda de bons resultados, desta feita com Paulo César a bisar e a justificar a aposta de Jorge Jesus. Quarta-feira, a equipa do Lis recebe a Naval, e é fundamental somar mais três pontos.

Relembro, não basta só jogar bom futebol... e recorrendo ao velho ditado: Quem não marca, arrisca-se a sofrer!

[Pedro Evangelista]

Sem comentários: