quinta-feira, dezembro 29, 2005

Balanço

Quase a terminar o ano de 2005 é chegada a hora de se fazerem balanços e aqui vai o meu:

PORTUGAL

Começo pelos onze do ano no que à 1ª liga diz respeito que para mim é o seguinte: Vítor Baía, Rogério, Anderson, Nem, Jorge Luiz, Petit, Lucho, João Moutinho, Simão, Quaresma e Liedson.

O ano de 2005 fica marcado pela negativa pela grave crise que se instalou no futebol português e que levou alguns clubes a terem que prescindir do futebol sénior. Lamento por todos eles mas principalmente pelo meu Académico de Viseu. Aos poucos vamos tentando recuperar, há até um novo clube com a alma do velhinho Académico, mas fica para sempre a mágoa do fim do Clube Académico de Futebol. É curioso reparar que dois dos clubes em grande agonia, Estoril e Alverca, foram “comandados” até há bem pouco tempo pelo presidente do Benfica e pelo presidente da casa do FCP do Luxemburgo! Coincidência?

Não gosto da maneira de ser do Manuel Machado. No entanto, um treinador que consegue levar o Vitória de Guimarães a uma competição europeia depois de um péssimo começo de campeonato e que consegue andar com o Nacional nos primeiros lugares da Liga tem que ser um bom treinador. É para mim o treinador do ano.

Como adepto do Sporting elejo como os grandes momentos do ano dois jogos. O Sporting 4 Newcastle 1 e o Sporting 1 CSKA Moscovo 3. No primeiro jogo vi o Sporting a fazer a melhor exibição do ano, tendo como grande momento o golo do Beto que na altura dava o 3 a 1. No segundo jogo houve 45 minutos de sonho e 45 minutos de pesadelo com a certeza que venceu a melhor equipa em campo. No entanto, o Sporting chegou onde ninguém esperava que chegasse!

INTERNACIONAL

O meu onze: Cech, Cicinho, Terry, Lugano, Gallas, Makelélé, Lampard, Gerrard, Ronaldinho, Joe Cole e Gilardino.

Se se tiver que se destacar um jogador a nível internacional quase toda a gente falará de Ronaldinho. Eu, no entanto, prefiro destacar um defesa. Gallas! O homem joga na direita, ele joga no centro, consegue até jogar na esquerda e sempre com o mesmo brio e profissionalismo. Como se deve sentir feliz José Mourinho com este jogador!

O Presidente da FIFA merece sem dúvida nenhuma o título de PIOR DO ANO. Recusa a bola inteligente. Quer acabar com os hinos antes dos jogos. Critica Mourinho por o Chelsea ter apenas 3 ingleses no onze quando do outro lado estava o Arsenal apenas com 1. Este Senhor é uma anedota!

Adeus 2005, olá 2006! E como diz a publicidade: Guardem uma passa para a Taça!

Sem comentários: