quinta-feira, dezembro 08, 2005

Benfica 2-1 Manchester United


Visão benfiquista:

Há milagres que acontecem...

Quarta Feira, 7 de Dezembro de 2005, uma data que todos nós benfiquistas recordaremos como uma das jornadas de glória do nosso clube, fazendo relembrar grandes feitos da década de 60, ou apuramentos fantásticos para a final da Taça dos Campeões nos finais de 80/inícios de 90.
Claro que tal facto não acontece por o SLB ter conseguido um apuramento para os oitavos de final da Champions. O que se passa é que é um apuramento especial. Especial porque tivemos de eliminar uma das equipas mais fortes da Europa, e que na última década esteve quase sempre no Top. Especial porque o onze base do Benfica no jogo de ontem era claramente de "remendos". Especial porque nunca tínhamos ganho ao Man Utd. Especial, por fim, porque quando toda a gente aos 6 minutos de jogo pensava que a hecatombe tinha chegado e o Benfica seria goleado, aqueles 11 HERÓIS se encheram de brio e deram a volta ao marcador, perante um público absolutamente formidável.Lembro-me de estar a analisar o jogo antes do mesmo, falar com o João Costa, ele dizer-me, infelizmente eu acho que vocês vão ser trucidados, ao que eu disse que era preciso acreditar. Era muito complicado mas que em futebol tudo é possível. Como ele bem disse hoje, eu sempre acreditei. E não fui só eu. Fui eu e 11 magníficos jogadores (nunca pensei meter o Beto nisto), que bateram o pé aos Srs. ingleses e mandaram-nos de volta para terras de Sua Majestade, com a violinha no saco.
Koeman esteve muito bem. É claro que arriscou. Colocar o Geovanni onde jogou (mesmo ao que parece sendo essa a posição dele no Cruzeiro) era dar uma arma de arremesso caso as coisas corressem mal. Mas como tudo correu bem, e Geovanni até foi um dos melhores em campo, e correu como nunca correu desde que chegou ao Benfica, temos de elogiar o treinador holandês. Aliás, se analisarmos bem, Koeman esteve ontem tacticamente perfeito, tal como tinha estado no Dragão. Nos dois jogos mais complicados do ano, conseguiu anular as duas melhores equipas que supostamente encontrámos pelo caminho. Ganhou a confiança dos adeptos, e além disso ganhou soluções dentro do plantel.
Os jogadores foram todos formidáveis. Jogaram como um bloco. Mas tenho de fazer alguns destaques individuais:
- Alcides: Um gigante a lateral direito. Alguém viu Giggs jogar?...
- Geovanni: Pelo golo que marcou e por tudo o que se esforçou no jogo. Espero é que não volte a ser o Geovanni das exibições intermitentes.
- Beto: Não fez para mim um grande jogo lá porque marcou um golo. Mas não o podemos deixar de destacar. Foi o homem que deu a vitória, e isso é que vai ficar para a história.
- Petit: O nome é pequeno, mas o jogador foi ENORME!... Que grande jogo!...
- Leo: Depois dos primeiros 10 minutos meteu no bolso Cristiano Ronaldo, e sempre que pôde subiu pelo seu flanco.
Por fim, aqueles que para mim foram os melhores, as verdadeiras torres gémeas:
- Anderson: Van Nistelroy??... Quem é esse Sr.???
- Luisão: Não falhou um corte, uma bola de cabeça. Para mais tarde recordar.

No Manchester, a equipa depois dos primeiros 10 minutos acabou. Não existiu. Pensava que iam massacrar o Benfica na 2ª parte. Mas não o fizeram. Para Sir Alex Ferguson foi muito bem feito!... Mais uma vez antes do jogo disse "Não me passa pela cabeça ser eliminado", ou "Somos a melhor equipa do grupo". Tal como tinha perdido com Mourinho, agora perdeu com Koeman. Eu penso mesmo que este Sir já não pode mais com portugueses.
O facto mais negativo do jogo, e do próprio Manchester, para mim, foi Cristiano Ronaldo. Mas o que é que ele queria? Que os adeptos do Benfica se lembrassem dele como uma glória sportinguista e não o assobiassem?... Lá por ele ser símbolo da selecção?... Ele é algum Rui Costa para nós benfiquistas?... E por acaso era a selecção nacional que estava a jogar??... Esteve todo o jogo a fazer asneiras, nervoso, a discutir por tudo e por nada, enfim, parecia de cabeça perdida. E os gestos finais quando saiu e a cuspidela para os adeptos ao abandonar o estádio não deverão ficar esquecidos pela Uefa.
Quanto à arbitragem, mais uma vez tentou fazer aquilo que o grande europeu não conseguiu para ajudar à festa (inglesa). O exemplo disso é a falta ridícula que marca ao Anderson sobre o Nilstelroy, a meio da 2ª parte. Mais um grego a tentar lixar-nos a vida, mas que felizmente não conseguiu...
E depois a palavra ao público. Infelizmente não estive no estádio. Mas pelo que se sentiu pelas imagens e sons recebidos via TV, foi impressionante mesmo. Um verdadeiro inferno. Ouvi um inglês dizer "Há muito que não via algo assim não estádio de futebol!... Extraordinário ambiente." Lá estarei nos oitavos de final. E o meu desejo no sorteio vai para... Arsenal.
Vamos recuar uns meses atrás.
Data do sorteio: Porto facilmente se apurará e Benfica com dificuldade poderá ir à Uefa. Recordo-me de falar com alguns colegas de blog, que tinham essa opinião, e a quem eu dizia: "É complicado, mas é possível." Recordo o que me responderam: "Só mesmo com um milagre." Ao que eu disse: "Sabes que em futebol, há milagres que acontecem..."

[NSC]


Visão dos Red Devils:

Manchester United perde na Luz e está fora das competições da UEFA

Sir Alex Ferguson e Carlos Queiróz eram o rosto da desilusão no final do encontro do estádio da Luz. Pela primeira vez desde à 14 anos que o United não era eliminado tão cedo de uma competição da UEFA.

A imprensa mundial esfrega a mão de contente por ter rios de tinta para escrever nos jornais especialmente aproveitando para colocar o moral da equipa em baixo e encontrar mil e um novos treinadores para o cargo de Sir Alex Ferguson.
O homem que ainda à bem pouco tempo era considerado o melhor do mundo é agora passados quatro anos apelidado de velho, ultrapassado ou, como estando na idade da reforma.

O técnico saiu da Luz de cabeça baixa e reconheceu que o SL Benfica defendeu muito bem durante a segunda parte mas sublinhou que o resultado mais justo era o empate: "Estou muito desapontado. Sempre nos qualificamos e éramos considerados os favoritos. Jogamos bem na maioria dos jogos, só que às vezes no futebol sucedem situações destas. É compreensível a nossa ansiedade. Queríamos jogar melhor e criámos algumas oportunidades na segunda parte, mas nada de especial. Eles estiveram bem e nós não aproveitamos aquilo que criamos, como no caso de Cristiano Ronaldo. Não posso negar que o Benfica esteve muito bem durante 15 minutos e defenderam correctamente na segunda parte. Nós também podíamos ter marcado, por isso acho que seria mais justo ter conseguido o empate." - referiu o técnico no final do encontro.

Em suma, os meus sinceros parabéns ao Benfica que fez um excelente jogo e que mereceu inteiramente esta vitória.
Pela negativa o Cristiano Ronaldo, que devia saber respeitar os adeptos estejam eles a dizer o que estiverem, e entre os quais estavam 3500 do clube dele ... e mesmo que não estivessem muitos dos que ali estavam são os mesmos que o apoiam na selecção e que o defenderam no caso da violação, portanto meu amigo pra ti 3 palavras :
CRESCE E APARECE

[MUP - Braga]

Sem comentários: