segunda-feira, dezembro 12, 2005

Nacional 2 x 1 Marítimo

Visão Alvinegra:

Três justos pontos...

Mais uma jornada, mais um jogo na Choupana e mais uma vitória da actual MELHOR equipa da Madeira (alguem ainda com dúvidas?). Pelos vistos a factura que o Briguel queria fazer o Nacional pagar foi devolvida ao remetente.Foram apenas mais 3 pontos rumo ao objectivo primário apenas adocicados por terem sido contra o rival madeirense e com um gostinho especial quando o justo prémio surge no último minuto.
Quanto ao jogo, eu aceitaria o empate mas a haver um vencedor justo, este teria que ser o Nacional. Na primeira parte dominamos completamente o encontro, podíamos ter marcado vários golos (como o próprio Bonamigo reconheceu) e ainda fomos espoliados num penalty claríssimo do Briguel que mete a mao à bola de forma descarada. Marcamos apenas um (bom golo de Bruno) e o jogo foi para o intervalo com o marcador a assinalar a justa vantagem. Na segunda parte, o Maritimo equilibrou o jogo (teria que o fazer, dada a desvantagem) mas não criou assim tanto perigo como alguns adeptos maritimistas quiseram (??) fazer crer e apenas numa oferta "natalícia" de Patacas lograram chegar ao empate.O Nacional viu a sua estratégia sofrer um abalo com a lesão do recém-entrado Serginho Baiano, cuja velocidade iria criar desequilibrios numa defensiva maritimista que já denotava cansaço mas com o tempo voltou a dominar o meio campo e teve tempo ainda para voltar a ser espoliado num fora de jogo inexistente (ja confirmei via TV) em que o jogador do Nacional ia isoladíssimo para a baliza verde-rubra. Nos últimos minutos só deu Nacional e Marcos ainda conseguiu adiar o golo da vitória ao defender espectacularmente para canto um livre do endiabrado Bruno. Apenas adiou, pois nesse pontapé de canto o ex-maritimista faz um remate de génio e leva ao rubro os milhares de adeptos nacionalistas que do 1º ao último minuto não pararam de incentivar o actual MELHOR DAS ILHAS!! Durante a próxima semana os maritimistas aziagos irão culpar a sorte como desculpa para o descalabro mas as grandes equipas procuram a sorte e a verdade é que eles não fizeram muito por ganhar, o Maritimo esteve sem garra e sem entrega como já tinha acontecido nos jogos com Boavista e Benfica (ataques totalmente ineficazes) e só quem não viu o jogo diria que mereciam ganhar.O melhor em campo foi naturalmente o Bruno, um verdadeiro génio da bola cuja carreira passou um pouco ao lado por culpa própria (excessos). Felizmente ainda está a tempo de mostrar no Nacional um pouco do grande jogador que poderia e deveria ter sido. Infelizmente não jogará contra o Benfica, jogo no qual fará muita falta.Aliás, após os próximos jogos com Benfica, Boavista e Setúbal poderemos realmente ver se este Nacional tem estofo suficiente para fazer uma segunda volta ao nível da primeira e orgulhosamente levar o nome da Madeira mais longe.
Fiquem bem e abraços alvi-negros (um abraço especial ao Garras12 hehe). ;-)
[Tito Velosa]

Versão Verde-Rubra

Empate era mais justo

Olá a todos,

Pois bem, este fim-de-semana de Derbi Madeirense pôs frente a frente o Clube Desportivo Nacional e o Clube Sport Marítimo.

O jogo começou com um Marítimo a jogar em 3x4x1x2 o que não é muito habitual. Alguns nervos da equipa verde-rubra deram um domínio aos alvi-negros nos primeiros 15m da partida. Mitchel chegou mesmo a tirar uma bola em cima da linha de golo logo no primeiro lance de ataque da equipa da casa.

O Marítimo lá conseguiu equilibrar o jogo e a coisa correu bem, a meio da primeira parte, num lance antecedido de fora de jogo não assinalado pelo fiscal de linha, Fernando mete a mão à bola em plena área ficando por marcar assim um penalti claro a favor da equipa da casa.

Quase ao cair do pano, uma falha da defesa Maritimista dá uma sobra de bola a entrada da área que resultou num remate soberbo de Bruno que abriu o activo.

As equipas foram para o intervalo com vantagem para os Alvi-Negros.

Veio a segunda parte e Bonamigo substitui Manduca, que até então nada tinha feito dentro de campo, por Sergipano e trocou Evaldo por Filipe Oliveira.

O Marítimo dominou por inteiro a 2 metade do jogo, tanto dominou que acabou por marcar, num lance com culpas para Patacas que deixou o Guardião Nacionalista sem pai nem mãe frente a Kanu que não perdoou o golo do empate.

A festa estava rija, o jogo emotivo e o publico, pouco, estava bonito.O Marítimo lá foi chegando à área Nacionalista sempre com algum perigo, tanto, que por milímetros Filipe Oliveira não marcou golo e minutos depois foi Sergipano a falhar um golaço de cabeça também por mérito do guardião que estava bem colocado e negou esse golo ao atacante Maritimista.

O Jogo foi para tempo de compensação, 4m dados pelo quarto árbitro, num livre superiormente marcado por Bruno Marcos respondeu com uma grande defesa. Foi marcado canto a favor do Nacional, já nos 5m de compensação que Bruno, mais um vez com um traço directo conseguiu meter na baliza de Marcos completamente batido apesar de mal colocado numa altura que toda a gente pensava no empate, o Nacional marcou e lá levou os 3 pontos.

Melhor Jogador do Nacional:
-Bruno

Pior Jogador do Nacional:
-Patacas

Melhor Jogador do Marítimo:
-Marcinho

Pior Jogador do Marítimo:
-Manduca

Melhor momento do jogo:
-O Segundo golo do Nacional, apesar de estar fora de tempo, é um bom golo.

Pior Momento do jogo:
-O fora de jogo que não foi marcado que sucedeu ao tal penal ti, bem como o 1m a mais dado pelo Sr. Arbitro.

Conclusão:

Sou da opinião que o empate era o melhor resultado por tudo o que se viu dentro do campo, a arbitragem esteve irregular em alguns aspectos que vieram a ser decisivos, o jogo foi emotivo, foi um bom espectáculo de futebol especialmente na segunda parte.

Desde já peço desculpas por não ter postado sobre o C.S.M Vs S.L.B, mas eu fui de lua de mel no dia seguinte ao jogo e só regressei na sexta, posso dizer que nesse jogo idem, o empate teria sido o resultado mais justo, mas a falha da defesa que beneficiou o S.L.B é da inteira responsabilidade verde-rubra, portanto o S.L.B teve bem.
Um Abraço a todos e Força Maritimo
[Garras12]

Sem comentários: