O desporto, na sua generalidade, está em voga no nosso país. Fazendo um rewind ao ano 2005, verificamos que vários eventos importantes decorreram (ou vão decorrer) em Portugal, dando continuidade ao maravilhoso e inesquecível Euro 2004: Final da Taça Uefa em Alvalade; Organização do Europeu Sub-21; O Dakar, que nos próximos 3 anos parte de Lisboa; entre outros.
No que ao futebol diz respeito, foi um ano cheio de emoções. Antes de fazer a minha retrospectiva, queria agradecer desde já o convite que me foi endereçado, para representar esta equipa fantástica do Futebol de Ataque. No início pensei que era algo banal, pois só uns dias depois me deparei com o profundo conhecimento dos membros do blog, e da extensão incrível da informação nele contida.
Factos positivos
- O clube da minha terra, o Ginásio de Alcobaça, que já esteve na 1ª divisão em 82, fez a dobradinha, ganhando o campeonato e taça da distrital de Leiria.
- O clube do meu coração, o Benfica, vence o campeonato, 11 anos depois. Senti na pele o poder do Benfica ao ver todo o país, nomeadamente Lisboa, virado do avesso, devido à conquista encarnada. No dia do Boavista-Benfica, quase que apanhei uma cirrose...
- O apuramento da Selecção Nacional para o Mundial 2006. Cada vez que a Selecção joga, sinto uma sensação enorme de que o sonho de ganhar um Mundial não é assim tão impossível.
- O apuramento da Selecção Nacional de Sub-21 para o Europeu da categoria, no qual seremos anfitriões. Vejo nestes miúdos um futuro muito risonho, e destaco o excelente papel do Sporting a nível de camadas jovens, contribuíndo muito para o futebol português. Oxalá outros clubes seguissem o exemplo, pois considero a escola do Sporting como uma das melhores do mundo.
- O Sporting realizou uma época de grande nível, faltando apenas os títulos, mas demonstrando qualidade não só em terras lusas como por toda a Europa.
- José Couceiro pegou num Futebol Clube do Porto totalmente descontrolado, levando-o ao 2º lugar da Superliga. Muito mérito para um treinador que viria a ser dispensado semanas depois...
- O Braga, surpresa? Aproxima-se do estatuto de um grande.
- O Nacional, que ganhou a aposta em contratar Manuel Machado, que vinha de uma manutenção conseguida no Moreirense e de uma qualificação para a Taça Uefa, ao serviço do Guimarães. Este sim, é um grande treinador, ao contrário de nomes como Luís Campos ou José Gomes...
- Os jogadores e equipa técnica do Setúbal, que demonstraram que ainda existe profissionalismo e amor à camisola no Futebol.
- A vitória do Benfica sobre o Manchester, que possibilitou a passagem do clube da Luz à próxima fase da Champions, humilhando a equipa inglesa, que ficou de fora das competições europeias bem cedo, facto que já não sucedia há anos. O apoio do público e a entrega dos jogadores (muitos deles suplentes habituais) foram fundamentais.
- A qualificação do Guimarães para a 2ª fase da Taça Uefa, embora não tenham obtido bons resultados posteriormente.
- A vitória memorável do Liverpool na Champions, derrotando o sempre forte Ac Milan.
- O mundial de clubes, que demonstrou a grande classe do Liverpool, classe essa que não foi suficiente para evitar a derrota na final ante o São Paulo (de Paulo Autuori).
- O Chelsea e o seu Deus Mourinho. Não há palavras... Tem os melhores jogadores, tem o dinheiro que quiser, mas tem a sapiência e rigor de quem percebe realmente o que é o desporto-rei.
- A nomeação do mágico Ronaldinho para melhor jogador do mundo, apesar dessa vitória também assentar bem em Lampard...
- Finalmente, a colaboração entre o Futebol de Ataque e a revista Futebolista, que só prova a credibilidade deste blog.
Factos negativos
- O desaparecimento de várias personalidades do futebol, como Cávem, Best, João Manuel, Hugo Cunha e Fúria (jogador do G. Alcobaça).
- A derrota do Sporting na final da Uefa. Por tudo o que fizeram, os "leões" não mereciam perder daquela forma, diante de uns russos traiçoeiros.
- A contratação de José Gomes para treinador do Leiria. Já diz o povo: o que é barato, às vezes sai caro. Felizmente, o Sr. Bartolomeu percebeu a tempo e foi buscar Jorge Jesus, que salvou a equipa do abismo.
- O adeus prematuro das equipas portuguesas nas competições europeias, na época que decorre, restando apenas o Benfica.
- A arbitragem e dirigismo portugueses, que são tema diário de conversa, e envergonham Portugal pelo mundo fora. Espelho de tal facto, a ausência de árbitros lusos no Mundial da Alemanha.
- Os comentadores televisivos, que são cada vez mais parciais e menos profissionais.
- As divídas dos clubes, que já levaram ao fim de vários históricos do futebol, e que irão levar ainda mais...
- As constantes barbaridades que os presidentes dos clubes trocam entre si. Se metessem num reality show, o Sr. Pinto da Costa, o Sr. Luís Filipe Vieira, o Sr. João Bartolomeu e o Sr. João Loureiro, registariam-se as maiores audiências de sempre!
- O casamento do César Peixoto com a Isabel Figueira, que está a afectar a maior promessa do futebol português, Cristiano Ronaldo.
A todos os colegas deste grande blog, a todos os que nos visitam, e a todos os que gostam de futebol, desejo um 2006 cheio de sucesso, a todos os níveis!
[P9]
Sem comentários:
Enviar um comentário