segunda-feira, dezembro 12, 2005

Penafiel 0 x 1 Vitória Guimarães

Visão Penafidelense

Resultado justo, Arbitragem deplorável e um Benashow

Um jogo por vezes bastante bem jogado, cheio de oportunidades de golo, para os dois lados (com maior pendor do Vitória), numa tarde solarenga, com uma arbitragem a roçar o ridículo, protagonizada por António Costa e com um jogador vitoriano em grande evidência - Benachour.

Não fosse a ridicula arbitragem desse Sr. Costa e tinha sido uma tarde bastante bem passada, uma vez que apesar do nervosismo latente em ambas as equipas se assistiu a um jogo com bastantes pormenores de classe, e com várias oportunidades de golo. Sinceramente não me recordo de uma equipa falhar tantos golos numa primeira parte como o Vitória ontem. Ou a bola saía ao lado, ou o Nuno Santos fazia grandes defesas, ou os avançados vitorianos falhavam escandalosamente. Lembro-me facilmente de umas 9 oportunidades flagrantes de golo da equipa vimaranense na 1ª parte.
Na 2ª parte Luís Castro muito bem mudou o figurino da equipa, colocando uma equipa com 3 centrais, e o Penafiel conseguiu equilibrar o jogo nos primeiros 20 minutos, quando surgiu novamente Benachour (que grande jogador) a dar "show de bola" e a catapultar a equipa até finalmente marcarem um golo quase no final do encontro.

Pelo meio o pior do jogo - António Costa. Eu não gosto como sabem de falar muito de arbitragem, mas ontem foi inacreditável. Faltas de um lado marcadas para outro, um penalty perdoado ao Penafiel, foras de jogo mal assinalados de parte a parte e para finalizar uma das expulsões mais ridiculas que já assisti num campo de futebol. Após um lance de ataque do Vitória, o Penafiel parte para o contra ataque e N'doye ao tentar ajeitar a bola com o peito e não consegue e toca a bola com o braço. Lance perfeitamente normal, que em 99% dos casos dá falta contra a equipa e mais nada. Pois bem, o Sr. António Costa acha que não, que é caso para amarelo e expulsa o jogador. A reacção do senegalês é perfeitamente normal e recorda-me o caso da expulsão do Rui Costa pelo Sr. Marc Batta e na Alemanha.

Melhor jogador em campo do Penafiel: o guarda-redes Nuno Santos, com defesas fabulosas na 1ª parte a evitar o golo do Vitória.

Para finalizar com aquilo que certamente todos gostamos, o melhor do jogo: Selim Benachour. Que grande jogador. Este jovem de 24 anos é uma delícia a ver jogar. Não se esconde, trabalha como um louco, tem uma técnica fabulosa e deixou o seu perfume ontem pelos relvados do 25 de Abril, marcando o justo golo da vitória vimaranense. Srs. olheiros dos grandes clubes, atenção a este jovem. E outra palavra para a massa associativa do Vitória - teve mais apoiantes do que o "grande" Sporting...
Quanto ao futuro, não tenho grandes dúvidas que este Vitória vai começar a subir por aí fora na classificação, da mesma forma que não tenho dúvidas que o Penafiel dificilmente se conseguirá livrar da lanterna vermelha.

[NSC]

Visão vitoriana

De Penafiel com amor (3 pontos)

Numa tarde solarenga e propícia ao futebol, a um Domingo como deveria ser sempre, lá formos nós, os indefectíveis Vitorianos, em numero razoável, perto dos 2 milhares, ao 25 de Abril em Penafiel, para um jogo de campeões (do fundo da tabela).

Como é fácil de perceber após os resultados contra o Sevilha e o Leiria, mais a saída extemporânea de Jaime Pacheco, deixaram aos adeptos Vitorianos uma expectativa do que estes jogadores iriam fazer, como tal um pano colocado pelos adeptos Vitorianos, com os dizeres “ Fizeram a Cama, Agora Honrem a Camisola “, atestava bem o estado de espírito dos Vitorianos presentes sobre o que esperavam da partida, uma clara demonstração do seu real valor e pelo menos maior empenho em campo.

Com uma equipa, onde as mínimas mudanças já implicavam algum cunho de Basílio (Treinador Interino) e em parte até significavam um claro castigo, com a inclusão de Nilson em detrimento de Paiva na baliza, a saída da convocatória de Mário Sérgio e a deslocação de Svard para o seu lugar na direita, a manutenção de Cleber e Dragoner a centrais, Rogério Matias na Esquerda, Flávio após lesão só a fazer o lugar de trinco, um duo de maestros Benachour e Neca, Clayton na esquerda, Dário a ponta de Lança e o Pés de Chumbo Manoel a derivar para a direita.

Era já previsível que a pressão e os nervos fossem marcar os primeiros minutos de jogo. Mas também, pela disposição táctica do Vitória Sport Clube, os Vitorianos estavam em Penafiel para vencer e sacudir a pressão. A equipa mostrou desde cedo uma grande mobilidade, que lhe permitia defender com solidez e avançar rapidamente para contra-ataques que deixavam a defesa contrária baralhada. Os homens da frente trocavam várias vezes de posição, confundindo o sector mais recuado do Penafiel.
Esse maior domínio, foi em certas ocasiões avassalador e por várias vezes Nuno Santos e os defesas tiraram o golo certo em cima da linha, sendo que Manoel e Dário foram excessivamente perdulários, isto sem falar num penalty claríssimo sobre Neca, por carga sobre as costas, que o “ Asno “ António Costa considerou simulação. Não fosse esse facto e provavelmente ao intervalo além de o Penafiel estar a jogar com 10, estaria certamente a perder.

Na 2ª parte o Penafiel equilibrou as operações e em contra ataque começou a incomodar a defesa do Vitória, não criou mossas, nem fez com que Nilson brilhasse, mas impediu e de que maneira que o VSC se abeirasse da baliza adversária como na 1ª parte.
Mesmo assim as ocasiões mais flagrantes ocorreram ao VSC, como aos 73 minutos, Targino teve uma oportunidade soberana para marcar, mas sozinho frente ao guarda-redes acabou por rematar ao lado. Respiraram de alívio os penafidelenses, mas a verdade é que o V. Guimarães passou os minutos seguintes em constante ataque.

Numa dessas jogadas de contra ataque, surge o caso do jogo, N’Doye joga a bola com a mão, não sei se voluntária ou involuntária, a questão é que não era perigosa, mas como tinha o amarelo, levou o 2º e foi expulso, honestamente no campo e como estava por detrás da baliza fiquei com uma impressão, em casa depois de rever as imagens, reconheço que foi forçado o amarelo, mas as regras são claras, jogo com a mão dá amarelo, mas penso que os árbitros não podem ir para o campo de livro na mão. Á expulsão seguiu-se o desespero e as lágrimas com que o jogador abandonou o campo.
Os últimos minutos foram de nervos, tanto para os jogadores como para os adeptos. O Vitória acabaria por chegar ao triunfo com um golo no último minuto, marcado por Benachour, após um belo cruzamento de Tiago Targino, culminado com um golão de BenaShow.

Com esta vitória o Vitória Sport Clube, sacudiu parte da pressão subiu mais um lugar e certamente deu uma sapatada na crise de resultados e anímica que já se fazia sentir entre os adeptos.

[Atlético]

P.S.: De referir, que apesar de curta, os membros do Futebol de Ataque NSC, Atlético e Anjo Branco, tiveram oportunidade de ter uma breve confraternização antes do início do encontro... :-)

Sem comentários: